terça-feira, 5 de maio de 2009

SLALOM


A colocação do slalom é outro obstáculo em que o juiz deve ter algum cuidado.A rapidez de execução de hoje é tão grande que se o juiz estiver mal colocado pode dar origem a julgamento errado.Mais um obstáculo que recomendo se possível julgar lateralmente.

Seja qual for a colocação do slalom em relação ao sentido da corrida,as linhas de refugo são sempre as mesmas. Ou seja o prolongamento para a esquerda da linha imaginária da primeira vara e do prolongamento para a direita da linha imaginária da segunda vara.

O juiz deve ter em atenção a entrada do cachorro já que muitos condutores "auxiliam " a entrada colocando uma perna a evitar eventual refugo.Se não existir toque tudo bem mas se existir toque o mesmo deve ser marcada a falta respectiva.Também existem condutores que "ensinam o zig zag,fazendo-o com a própria mão.Também aqui se o condutor tocar em alguma parte do slalom deve ser marcada uma falta sempre que isso acontecer. ( falta do condutor e não do cão ).

Como sabem no slalom o juiz só pode marcar uma falta ao cão pelo que se aconselha que nos casos em que o cão entrar na porta correta mas não faz nenhuma intenção de completar essa porta, entra e saí a direito, o juiz marcar refugo. Assim o juiz " defende-se" de um cão mal treinados que poderá passar o TSP a entrar e sair resultando em algo não bonito para a prova e porque não enervante para o próprio condutor.Não sendo habitual já vi acontecer.

Dicas

No grau 1 uma entrada em linha reta pode ser tão complicada como uma entra em sentido inversa no grau 3.Por isso no grau 1 usem entradas fáceis e de preferência sem obstáculos antecedentes que aumentem a velocidade do cão como por exemplo salto em distância ou túneis em linha reta..

Também tenham atenção ao tipo de piso e condições climatéricas.

Nos graus 2 e 3 podem usar entradas mais ousadas,mas observando sempre as condições de piso e climatéricas.

Eu dou preferência nos graus 2 e 3 a entradas de slalom em que o cão "chega sozinho" no obstáculo pois as entradas são mais bonitas e raramente existe toque do condutor.