segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

COPA CBA 2009 - THE END

Agora sim o ultimo post sobre esta Copa CBA 2009.Tivemos 10 etapas de muita luta em todos os graus e categorias e o numero médio de inscritos diz que a Copa CBA é um campeonato todo ele especial.Primeira prova nacional do ano, que desde logo define os pré seleccionados para o campeonato do mundo do ano seguinte e este ano também com o atractivo do grau II dar como premiação uma viagem ao Américas & Caribe no Chile em Março do próximo ano,foram atractivos mais do que suficientes para ser um campeonato muito bem disputado.
No entanto em meu entender algumas coisas deverão ser alteradas para a próxima edição.
-A principal alteração deverá ser o acabar o OPEN II e III e estes graus terem pistas e classificações separadas.A pré selecção sairia do grau III e os vencedores de cada categoria do grau II estariam também na pré selecção.
No actual modelo a grande maioria dos competidores do grau II sente imensa dificuldade nas pistas do OPEN pois na sua maioria são pistas de grau 2,5 para 3.O juiz do grau III e do grau II deverá ser o mesmo que asim poderá diferenciar o grau de dificuldade certa para cada grau.
-Quem começar a Copa no grau II deveria terminar a Copa no grau II concorrendo ao ranking e também ao pódio.
Outra alteração, esta até poderá ser mais imediata seria a criação da categoria iniciante avançado para os condutores do grau II e grau III poderem pôr em pista os seus novos cães.Esta categoria pela experiência dos condutores e pelo trabalho mais avançado que fazem com os seus cães poderia saltar o mesmo do actual iniciante para a categoria mini/midi e os standard poderiam saltar os 55 cm.
Acabou a Copa CBA 2009, vamos preparar a de 2010 com antecedência, tentando que ela seja cada vez mais atrativa e a competição mais justa?
Deêm as vossas opiniões.

COPA CBA 2009

Sinceramente gostei do final desta Copa CBA,Luta até ao ultimo cão em quase todas as classes pelos lugares cimeiros e pelos lugares da pré selecção.Gostei muito da luta no grau III com os competidores que tinham chances reais de vencer a competição a não darem a mais pequena hipótese de erro aos seus concorrentes.Ninguém quis ficar pelo "feijão com arroz" termo utilizado no Brasil para dizer fazer apenas o essencial, mas sim todos correram riscos na busca do melhor resultado.Parabéns a todos, vencedores e vencidos.Nos restantes graus a luta também foi intensa e algumas dessas disputas apenas ficaram decididas na ultima pista de domingo.
Por falar em pista, gostei muito das minhas pistas e gostei muito também de todas as outras. Do Eugénio, do Dan, que também desenhou as da Conny, dos nossos julgamentos e do julgamento da Conny.Para mim e termos de arbitragem foi dos fins de semana mais perfeitos a que já assisti.Parece que a Conny irá regressar á Europa no próximo ano, uma pena, pois iria ser muito aproveitada por aqui por certo.Parabéns Jorge pelo trabalho aí no Rio com os novos árbitros.
Por isso fiquei satisfeito. Para o fim de semana ser perfeito o Carlinhos,sobrinho da Betina que os meus amigos Portugueses conhecem,também ele neto de Portugueses, homenageou no domingo o meu F. Clube do Porto, o melhor, entenda-se não o maior, clube de Portugal.Entre muitas coisas que sinto saudades do meu país por certo o ver ao vivo um jogo do meu Porto, é uma delas.
Obrigado Carlinhos.