segunda-feira, 18 de maio de 2009

SAPATILHA

Quando pensamos que já vimos tudo, caso da gangorra da Dory,acontece mais uma situação no mínimo estranha.Um condutor faz um pivot e quando inicia a corrida para o salto seguinte uma sapatilha sai do seu pé e vai bater na asa do salto.Este salto era o da vez. Não aconteceu nada , a vara não caiu e o cão saltou normalmente. O condutor não apanhou a sapatilha nem o cão.
Até aqui acho eu tudo correto.Estava eu a julgar e pensei no momento.
1 - O condutor não tocou no obstáculo
2 - O condutor não apanhou a sapatilha ( Se pegasse teria sido eliminado )
3 - O cão não pegou a sapatilha ( Se pegasse teria sido eliminado )
Mas:
Se a sapatilha ao bater na lateral tivesse derrubado a vara ?
O cão não teria lá a vara para saltar ou ainda pior para mim podia ser que ao mesmo tempo que o cão saltava a vara caia .
Sinceramente não encontro nos regulamentos o que fazer neste caso e assim teria de ir para os casos omissos aqueles em que o juiz tem de decidir com bom censo.
Neste caso eu vi que a sapatilha não saiu por acção proposital do condutor.Se eu tivesse a certeza que a vara caiu por acção da sapatilha e não pelo cão não marcaria nada.Como aliás nada marquei.
Mas que acontece cada coisa ........
Já agora parece que a história da gangorra voltou a acontecer mas desta vez com outro final.
Em outra postagem eu explico.

BRASILEIRO - CAMPINAS

Mais um fim de semana com etapa dupla de agility.Primeiro vou falar do piso .A grama sintética com aquela borracha própria para jogar futebol, é o melhor para os cães. Não aquece o suficiente para magor as almofadas das patas dos cachorros e estes têm uma tracção quase perfeita.Para mim o melhor tipo de piso depois da grama natural.A competição propriamente dita foi muito boa,embora o grau 1 comece a preocupar um pouco pois estão a faltar duplas novas com aquela qualidade que logo se vê um futuro brilhante.Atenção escolas.Das pistas gostei de todas.Cada uma com as suas particularidades mas cada vez mais a deixar de lado a " pegadinha " ridícula, aquela que está tão evidente que ninguém cai nela, para dar lugar a exercícios inteligentes onde são postos á prova as qualidades do condutor e cão.Sempre disse que uma pista de agility é um conjunto de exercícios e que uma pista boa deve ter no máximo três exercícios distintos.Não posso deixar de destacar o julgamento do Aurélio pois á algum tempo que não julgava e -lo muito bem e do Renan na sua estreia no grau 2. Aqui abro um parentisis para dizer o seguinte. A Comissão de Arbitragem da CBA á qual eu pertenço abriu um excepção ao seu regulamento interno para nomear o Renan para julgar o grau 2, mas os julgamentos dele anteriores no iniciante e grau 1, mostraram-nos que podíamos confiar nele.Fez um bom julgamento com boas pistas . Tem coisas a melhorar? Claro que sim ,mas não temos todos? Por isso vamos trocando ideias e informações para que a arbitragem Brasileira seja cada vez melhor.
O importante é que todos estejam sempre abertos a ouvir opiniões e sugestões. Assim de certeza vamos cada vez mais ganhar árbitros e não deixar ninguém pelo caminho.