sábado, 26 de março de 2011

Regresso

Hoje li que o Leo, sim o japa como é carinhosamente chamado por alguns amigos vai voltar a competir no agility.
Boa noticia, sou fã da sua condução e porque é dos poucos que nunca vai á pista para segurar mas sim para tentar tudo e isso no passado deu-lhe algumas desilusões.Desejo-lhe tudo de bom neste seu regresso.
Aí atrevo-me a um pensamento:
Muitos dizem que o agility é um bichinho, concordo.Neste caso estava adormecido e agora acordou de novo.Em relação a mim neste momento esse bichinho está como que meio adormecido.Talvez acorde de vez em breve ou continue dormindo por mais uns tempos.
O que acho difícil é ele morrer de vez. Por isso pergunto que tipo de bicho é esse?

O bagulho é doido

Parece estranho o titulo ainda para mais tratando-se de "giria". No passado fim de semana estive na banca de árbitros de agility do Rio de Janeiro.Banca normal com prova escrita, montagem de pista e prova prática.Logo no inicio avisei que não haveria provas eliminatórias mas sim o conjunto dos três dias ditaria quem passava ou não.
A pista mede 30 x 20 metros e de propósito levei duas pistas desenhadas em 40 x 20 para que os candidatos mostrassem a sua habilidade de mudanças na hora. Não é fácil todos nós sabemos mas era mais um desafio. Divididos em dois grupos de quatro e cinco pessoas respectivamente conseguiram mais ou menos interpretar a ideia.Passamos então ao domingo e aos julgamentos.Pela primeira vez tinha levado uma pista em que o posicionamento do juiz era fundamental para julgar. bem ou mal. E aí começou aquilo que eu acho que foi uma linda aula de arbitragem.Arbitrar é antes de tudo interpretar a pista que montamos e tentar adivinhar onde vamos ter problemas de julgamento.Conforme iam julgando, os candidatos iam recebendo instruções minhas de maneira a melhorar a sua actuação.E essa foi parte gratificante pois todos iam melhorando de uns julgamentos para os seguintes.Claro que no final alguns não chegaram em um nível que fosse suficiente para passarem , mas por certo todos sem excepção ficaram com outra visão do que é julgar uma prova de agility e por consequência um maior entendimento de eventuais falhas de algum árbitro.
Durante a manhã de domingo e durante os julgamentos apareceu essa pérola que não deixa de ser uma verdade:
O BAGULHO É DOIDO.