sexta-feira, 23 de abril de 2010

AMÉRICAS & CARIBE DE DOIS EM DOIS ANOS

Pois é para já é inevitável.O Américas & Caribe organizado com a dignidade que merece é um evento caro e sponsors não é coisa que abunde nos dias de hoje.Teremos Colômbia 2011, que promete um grande evento e depois será 2013.Onde? Talvez Argentina porque hoje apenas quatro países se perfilam para organizar bem um A & C. Argentina, Brasil,Chile e Colômbia.Outros países como Guatemala, México também o podem fazer mas com o alheamento dos últimos anos dos Mexicanos em relação ao A & C parece-me difícil. A realidade da Guatemala não conheço. Tem gente muito interessada no agility, Juan um forte abraço, mas desconheço a estrutura do mesmo.Ora com quatro países, organizar anualmente um bom evento não é fácil.Claro que o que se passa no A & C também em parte se passa com o mundial e Europeon Open,a repitição de paises a organizar mostra isso, mas aí as realidades e distâncias são muito diferentes.Claro que visto daqui e para que se moraliza-se cada vez mais o A & C, o mundial devia também ser de dois em dois anos e no ano não realizava-se o A & C e o Europeon Open, e outros , camp asiático, africano etc, com classificação directa para o mundial.Mas isso é um sonho muito distante.A realidade é o mundial e Europeon open realizados anualmente e se tudo correr bem e houver mundial em 2013 na África do Sul quem sabe o Brasil poderá sediar o de 2018.Sonho ? Realidade? tanta coisa está em jogo numa decisão destas de sair com o mundial da Europa que só vendo para crer.
Voltando ao A & C na situação actual de interesse apenas de alguns países da América do Sul, parece-me uma decisão acertada.E como motivar os países da América central e América do Norte a participar, México,Estados Unidos e Canadá?Só com organizações fortes e regulamentos não motáveis em função de numero de inscritos.Esse para já está a ser o grande problema desta competição que tem tudo para dar certo, mas que ainda não é uma realidade.
Para já que viva a Colômbia 2011.

CURSO,BANCA, NOVOS ÁRBITROS



A CBA e a sua comissão de arbitragem, da qual faço parte juntamente com o Dan e o Eugénio, vai realizar mais um curso/banca de árbitros de agility.Dividido em dois fins de semana dias 15 e 16 de Maio será ministrado o curso e dias 12 e 13 de Junho terá lugar a banca ou provas examinatórias.Preparar um curso destes nunca é igual ao anterior porque entre um e outro sempre acontecem coisas no agility que por vezes se julga nunca acontecer.É esse imprevisto que torna esta atividade tão gratificante.Já passamos das 16 inscrições o que nos leva a supôr que o numero final vai ser bastante grande.Como se diz que uma imagem vale mais que mil palavras a recolha de imagens dos diversos obstaculos e situações já começou.Se alguém tem " aquela" foto ou video, pode enviar para mim : arturlpires@uol.com.br.
Desde já obrigado.