quarta-feira, 17 de junho de 2009

REFUGOS - ZONAS DE APROXIMAÇÃO 2


Este é um tema que continua a dar muito que falar,escrever.Não porque seja polémico mas que dadas as variantes de posições dos obstáculos possíveis por vezes geram algumas duvidas.
No exemplo acima temos refugos por passagem da linha de refugo e refugos por inversão ao sentido da corrida.Na hípica sempre que um cavalo faz um laço é penalizado.No agility é mais ou menos a mesma coisa com a diferença, já falada, de que esse "laço" ou inversão dependendo de onde é feito, dentro ou fora da zona de aproximação do obstáculo seguinte, pode ou não ser penalizado. Dois dos exemplos apresentados na figura acima, letras D e E, mostram claramente que o cão foi á boca errada do túnel. Em D ele abre a trajectória mas não faz a inversão . Apenas perda de tempo. Já em E ele faz uma inversão dentro seguramente da zona de aproximação. Refugo.
Porquê os exemplos B e D não sendo as trajectórias dos cães iguais ambas são consideradas OK ?
Porque em ambos os casos o cão avança lateralmente para o obstáculo correto e não faz inversão evidente.Digo evidente porque no desenho parece que em B há uma ligeira inversão, mas em pista impossível de julgar.