sábado, 25 de abril de 2009

GANGORRA-BALANCÉ

Um dos obstáculos difíceis de julgar.Se a maioria de vocês está a pensar nas zonas de contacto, está enganado, pois o principal problema de julgar este obstáculo está no seu centro. O que marcar quando o animal abandona o obstáculo "nesse centro " , falta ou refugo ?No obstáculo não existe nenhuma marcação que mostre ao juiz com exactidão onde está o centro.Na foto acima podemos ver esse centro na rodinha branca á volta do parafuso de sustentação.
A regra diz : " Se o animal tiver transposto o centro do obstáculo deve ser marcado falta ( duas faltas se a gangorra não tiver tocado o solo com o animal em contacto com ela ).Se o animal não tiver transposto o centro do obstáculo deve ser marcado refugo."
Como a regra não especifica com que parte do corpo o animal transpõem ou não o centro, usam os juízes a expressão "pelo menos uma pata".
A rapidez da maioria dos cães neste obstáculo é muito grande e o condutor nem sempre está atento quando acontece este caso.
Geralmente uma angulação "menos atenta " poderá resultar em várias situações destas.
Se o juiz tiver duvidas deve deixar o condutor " resolver a situação ".
Se o condutor volta a iniciar o obstáculo o juiz assinala o refugo, se o condutor segue a corrida o juiz marca uma ou duas faltas conforme o caso evitando assim que a sua duvida possa desclassificar uma dupla.
O juiz pode e deve sempre dar um compasso de espera para marcar as suas decisões.
Em uma das pistas da 5ª Etapa da Copa Paulista isto aconteceu e a dupla acabou eliminada.

Na foto acima o cão claramente já passou o meio do obstáculo e a partir daí tudo a marcar serão faltas.

JUIZES E JULGAMENTOS

Em quinze dias tivemos no Brasil duas competições e 12 juízes envolvidos. Um esloveno , um Colombiano e dez Brasileiros.Sete com a categoria de juiz internacional . Quando se fala de regras e julgamentos sempre fica a duvida das traduções efectuadas por cada país e suas interpretações.
O que podemos ver foi uma unanimidade em todos os julgamentos. Se erros houve eles foram de julgamento e não de interpretação de regras.No entanto e pelo que pode assistir eles foram muito poucos.
Vou tentar em próxima postagem falar de alguns aspectos que me mereceram algum reparo e tentar explicar e aclarar algumas questões levantadas durante estas provas.
Essas considerações jamais terão o intuito de recriminar os juizes ou os seus julgamentos mas sim tirar duvidas de quem possa ter assistido.

PORQUE NÃO ?

Eu não sou nenhum expert em matéria de internet nem computador, mas depois de visitar tantos blogs de alguns amigos, surgiu a ideia de criar um.
Porquê? O meu hobby preferido é o agility na vertente organizativa e julgamentos de provas.
Isso traz tanta experiência e tantas ideias que ao escrevê-las aqui neste blog talvez alguém possa aproveitá-las.
Essa é a ideia.

Sejam bem vindos.