sábado, 17 de julho de 2010

MAIS UM POUCO DA MESMA COISA

Férias de agility, pelo menos para mim,serve para alguma reflexão sobre vários assuntos, principalmente quando estamos em contagem decrescente para uma nova temporada.O que irá mudar?Penso que nada ou muito pouco pois não há muito a ser mudado.Por isso atrevo-me a dizer que irá ser mais um pouco da mesma coisa.Não é uma critica mas uma realidade difícil de fugir por variadas razões.Pela parte que me toca , arbitragem, tenho pensado em algumas frases que se ouvem.Pista muito difícil, pista muito fácil, pista muito técnica etc.
Aproveitando o pouco tempo disponível, dei uma pesquisada em algumas competições internacionais e constatei o que mais ou menos já sabia.No Brasil temos das pistas mais difíceis e técnicas que se utilizam por todo esse mundo.Principalmente no grau 3 , mas também nos 1 e 2 os nossos juízes tentam apresentar pistas com sequências de exercícios que quase não deixam a dupla respirar. Eu me incluo nesse lote.Gosto de pistas fluídas mas bem técnicas.Aqui fica uma pergunta será isso o melhor para o desenvolvimento do agility?Ou seja com pistas muito técnicas as duplas mais evoluídas técnicamente levam vantagem, óptimo,para isso treinam mais têm melhores cães etc, mas será que aqueles que estão logo ali no patamar seguinte não desmotivam com os seus resultados? Um meio termo não seria o ideal?
Como disse é só passear um pouco na net e reparar que pistas apresentadas como grau 3 em países com vários campeões do mundo, em finais e selectivas , se fossem apresentadas aqui seriam logo rotuladas de grau 2.
Assim como ficamos? Vai mais um pouco da mesma coisa ou mudamos algo?
Dificil.