quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

GRAU 1-2-3-4-5 ...........

Estamos a duas provas do final do ano de 2009 o que equivale a dizer fim do primeiro semestre da época 2009/2010.Ou seja tivemos o segundo semestre da época anterior, mundial,Américas & Caribe campeonatos nacionais , estaduais etc etc. Não sei ao certo quantas provas foram,mas foram muitas.Pela minha parte se não julguei, estive na secretaria e como espectador na grande maioria delas.Por isso estes 40 dias sem provas vão ser muito bem vindos.Atrevo-me a dizer que para a maioria dos competidores, juizes, membros da secretaria e porque não os cães, estas férias vão ser muito boas.Este será por certo se não o ultimo um dos últimos posts deste ano.
Vou então falar de algo que já no passado eu falava.Para a FCI o grau 1 é uma prova onde a obtenção do Exc Zerado é o principal objectivo.Com três Exc Zerados a FCI "atribui" a caderneta de agility á dupla passando esta a competir no grau II.E aí acaba para a FCI os graus, ou seja ela nos seus regulamento prevê o grau I como classe de obtenção de caderneta de trabalho e com esta o competir no grau II inclusive no mundial.Claro que o mesmo regulamento diz que cada país filiado á FCI poderá " adaptar " esse regulamento ás suas necessidades e realidades.
Por isso apareceu em alguns paises o grau III e aí começa o problema para os juizes.
Quem está no grau I, acha que as pistas devem ser fáceis de maneira a passarem ao grau II e quem está no grau II pensa da mesmissima maneira para passar ao grau III.Ou seja tem de ser fácil, só que depois a maioria tem enormes problemas para competir nos graus mais avançados.
E para os juizes é um quebra cabeças de cada vez que tem de julgar, pois as suas pistas têm de ser de acordo com o grau em disputa,e piora e muito se julga mais de um grau no mesmo dia.Com três juizes habitualmente a julgar as nossas provas já ouvimos dizer, a pista do grau II era mais complicada que a do grau III e a do II era mais fácil do que o I e por aí vai.
Por isso eu sou adepto de que o grau III apenas deveria existir em competições onde estivesse em causa a classificação para seleções com vista a provas internacionais e nas restantes competições todos deviam competir no grau II.Claro que para quem defende os pódios e as medalhas em detrimento de obtenção de mais aprendizado, por certo me estará a xingar a esta altura,mas pelo menos dá para pensar um pouco. correndo-se de contrário o risco de brevemente aparecer o grau IV, grau V e aí sempre quero vêr o que vão os juizes ter de inventar para satisfazer gregos e trioanos.
Por tudo isso bem vindas as férias, agiliteiras claro, sem que antes aconteça a final da Copa CBA este fim de semana.Boa sorte a todos e a nós que estaremos a julgar.