quarta-feira, 4 de maio de 2011

Demora na partida

Já me foi perguntado várias vezes como eu faço quando um condutor demora na partida.
A minha resposta é sempre a mesma; para um bom andamento da prova depois de autorizada por mim a dupla deve iniciar a prova o mais rápido possível. Se a dupla demora a iniciar eu dou um segundo aviso, pedido para que comece a prova, mentalmente conto cinco segundos e se mesmo assim a dupla não inicia eu dou ordem para a dupla sair da pista.Claro que isso tem a vêr com o andamento da prova.Imaginem todas as duplas a demorarem um minuto ou mais para iniciar um média de 100 duplas , duas entradas teríamos mais de três horas perdidas.
Muitas vezes existem alguma excitação de condutor ou animal que provocam essa demora e aí o juiz deve intervir no sentido de acalmar, antes de tudo.
Neste caso diz o regulamento o seguinte:
“Progresso da Prova
O condutor deverá se apresentar no percurso , colocando seu cão em posição (EM PÉ, SENTADO ou DEITADO) atr�, SENTADO a de saída, em seguida desatará a guia e retirará a coleira (enforcador) cujo uso não é permitido por razões de segurança; e não poderá mais tocar no cão.O condutor não deverá conservar qualquer objeto nas mãos durante a prova. O condutor poderá se posicionar em qualquer parte do percurso.”
“O juiz dará autorização para o inicio da prova, fazendo-o através do silvo do apito.”
Claro que aqui não diz nada sobre o tempo entre a autorização do juiz e o inicio mas:
“Dará o comando de saída ao seu cão conforme a ordem do Juiz, a cronometragem começará assim que o cão cruzar a linha de saída. Uma variedade de comandos e sinais são permitidos durante a prova. “
Ou ainda: “Todos os casos não previstos serão decididos pelo Juiz, que deverá ser consistente”.
O juiz é responsável pelo bom andamento da prova,cumprimento das regras do desportivismo e fair play das duplas.Por isso é importante antes da competição o juiz reunir-se com as duplas e explicar o seu conceito sobre estes temas e alguma indicação que achar necessária sobre a pista que vai julgar. Anunciar a metragem da mesma, velocidade etc, não é tão importante como o que atrás descrevi.
Claro este tema é polémico mas não são a maior parte das nossas decisões polémicas?
Para tudo tem de haver bom censo.