quarta-feira, 4 de maio de 2011

Demora na partida

Já me foi perguntado várias vezes como eu faço quando um condutor demora na partida.
A minha resposta é sempre a mesma; para um bom andamento da prova depois de autorizada por mim a dupla deve iniciar a prova o mais rápido possível. Se a dupla demora a iniciar eu dou um segundo aviso, pedido para que comece a prova, mentalmente conto cinco segundos e se mesmo assim a dupla não inicia eu dou ordem para a dupla sair da pista.Claro que isso tem a vêr com o andamento da prova.Imaginem todas as duplas a demorarem um minuto ou mais para iniciar um média de 100 duplas , duas entradas teríamos mais de três horas perdidas.
Muitas vezes existem alguma excitação de condutor ou animal que provocam essa demora e aí o juiz deve intervir no sentido de acalmar, antes de tudo.
Neste caso diz o regulamento o seguinte:
“Progresso da Prova
O condutor deverá se apresentar no percurso , colocando seu cão em posição (EM PÉ, SENTADO ou DEITADO) atr�, SENTADO a de saída, em seguida desatará a guia e retirará a coleira (enforcador) cujo uso não é permitido por razões de segurança; e não poderá mais tocar no cão.O condutor não deverá conservar qualquer objeto nas mãos durante a prova. O condutor poderá se posicionar em qualquer parte do percurso.”
“O juiz dará autorização para o inicio da prova, fazendo-o através do silvo do apito.”
Claro que aqui não diz nada sobre o tempo entre a autorização do juiz e o inicio mas:
“Dará o comando de saída ao seu cão conforme a ordem do Juiz, a cronometragem começará assim que o cão cruzar a linha de saída. Uma variedade de comandos e sinais são permitidos durante a prova. “
Ou ainda: “Todos os casos não previstos serão decididos pelo Juiz, que deverá ser consistente”.
O juiz é responsável pelo bom andamento da prova,cumprimento das regras do desportivismo e fair play das duplas.Por isso é importante antes da competição o juiz reunir-se com as duplas e explicar o seu conceito sobre estes temas e alguma indicação que achar necessária sobre a pista que vai julgar. Anunciar a metragem da mesma, velocidade etc, não é tão importante como o que atrás descrevi.
Claro este tema é polémico mas não são a maior parte das nossas decisões polémicas?
Para tudo tem de haver bom censo.

6 comentários:

  1. Hoje em casa em situação menos estressante, resolvi acessar seu Blog e novamente, não perdendo oportunidade, provoco celeuma. Quando você traz o regulamento, faz uma observação que dele não consta, ou seja, após o ";" da palavra segurança, não há qq previsão no regulamento sobre o condutor não tocar no cão e, sim, após o silvo para início da prova, quando então o condutor não mais poderá tocar o cão ou os obstáculos. Na linha de saída, ao que eu saiba, quando ainda não iniciada a prova, o condutor pode tocar o cão quantas vezes quiser afim de posicioná-lo corretamente. ANTES DA LINHA DE SAÍDA. Para provocar sua volta Artur. Abs.

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  2. A minha maior dificuldade com meu border Ricco é justamente no FICA de LARGADA, por isso, passei um bom tempo sem colocá-lo nas provas tentando corrigir esse problema nos treinos. Fiz todas as tentativas que me aconselhavam, mas mesmo assim, como ele é extremamente ansioso ele não fica parado. Agora a minha maior dúvida: Artur, vc deve ter visto o vídeo no meu blog e eu volto várias vezes pra corrigir o fica dele, eu posso fazer isso? Quanto tempo eu tenho pra voltar e corrigí-lo? Depende do juiz? Existe uma regra que diz o tempo que tem pra iniciar o percurso? Pode ser até chato pra algumas pessoas ver eu ir e voltar várias vezes afim de corrigir o fica que não fica, mas se eu não tomar essa atitude,o Ricco nem deixará eu me posicionar após o primeiro obstáculo, vou tirar a guia dele e ele sairá correndo e isso eu não quero que aconteça. Por isso preciso saber essas informações, até que ponto eu poderei voltar e fazê-lo ficar até eu conseguir passar do primeiro obstáculo.
    Ah...Aparece na próxima prova, vc faz muita falta...um grande bj

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  3. Artur, veja como não pode se afastar de nosso meio. Suas informações são valiosas, principalmente para um aspirante como eu.
    Lu e Edu, o que nos foi aconselhado na banca é que enquanto o condutor estiver junto ao cão, será permitido que corrija sua posição. Uma vez que o condutor afaste-se do cão, não poderá mais retornar para corrigi-lo.
    Artur, por favor, seu comentário.

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  4. Novamente. A regra é clara e sem interpretações. Se o condutor ultrapassar a linha de partida não mais poderá corrigir o cão tocando-o, mas sem ultrapassá-la, PODE. Se a interpretação da CA é outra, trata-se de forma errada ao meu ver, pois restringe onde a regra não o faz. E isso não é permitido. Pode-se somente adaptá-la sem, contudo modificá-la. Seria o mesmo que atgribuir falta a determinado ato do condutor quando a regra da FCI não prevê.

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  5. DR Eduardo, antes de tudo um enorme prazer ver o DR a entra novamente nestas andanças de agility, o que leva a crer que as coisas estão a melhorar em relação ao seu filho. Todos ficaram muito felizes com isso.
    O que eu publico é tirado do regulamento que está publicado no site da CBA e, portanto em vigor.Na altura em que o mesmo foi redigido, essas eram as instruções dadas a todos os juízes e passadas a nós por juízes internacionais e que já haviam julgados mundiais.Era e é um principio básico de que o condutor ao passar a linha do primeiro obstáculo já se encontra em prova e daí a tal decisão de que a partir daí não pode mais tocar no cão. Mas o problema não é tocar o cão mas sim o tempo de demora entre a ordem do juiz e o começar da prova por parte da dupla.
    Luciana, não tinha visto o vídeo não. Agora vi ,mas sem som , e portanto não consigo saber em que altura o Paulo te deu ordem para começar a prova. Visto desta maneira pareceu-me um pouco exagerado o tempo que demoras-te a começar, mas repito não sei em que momento foi dada a ordem pelo juiz. Mesmo assim sempre que um juiz te der um segundo aviso para começar, deves fazê-lo o mais rápido possível para evitar alguma sanção.
    Miguel mesmo afastado sempre estive á vossa disposição para tirar duvidas , ensinar e aprender com vocês.Mesmo voltando ás provas não irá ser a todas até porque a vida tem outras coisas para nós apreciarmos , mas o bom disto tudo foi sentir novamente a falta dessa adrenalina e do convívio com alguns amigos.
    Penso que o regulamento até porque já tem uns anos vai ser “ renovado “ e tentar que ele fique mais claro será um desafio para a CA e CBA.
    Um grande abraço e beijos para todos

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  6. Artur.
    De fato, houve uma melhora. Obrigado por seu carinho e dessa família que tanto prezo.
    Só fiz corrigir a colocação através do que dispõe o regulamento da FCI no original. Quanto ao tempo, de acordo com sua posição.

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