sexta-feira, 7 de agosto de 2009

OS MANDAMENTOS DO AGILITEIRO.

De repente apareceu na tela do meu computador , agiliteiros .com.Lembrei-me de um site que conheci em 2001, salvo erro da Maria Inês e da Mib, peço desculpa se estou a errar os nomes.Nunca mais vi estas duas agradáveis senhoras e nunca mais me lembrei do site.Pensei que até já não estaria activo, mas enganei-me.Ao ler algumas rubricas do site de repente apareceu-me uma pérola que não posso deixar de reproduzir aqui.

MANDAMENTOS DO AGILITEIRO

-Fazer de cada treino,match ou prova, um momento especial para mim e meu cão
-Sempre respeitar as outras duplas como a mim mesmo,evitando a deslealdade e as agressões nos meus actos e palavras.
-Não privar meu cão de suas refeições ou de suas necessidades básicas visando melhores resultados nos treinos e nas provas.
-Aquecer e alongar o meu cão antes de cada treino ou prova, diminuindo,com isso,os riscos de contusões.
-Não usar de artifícios ou métodos que possam ferir ou causar dor ao meu cão para obter resultados,preservando em primeiro lugar sua saúde e alegria em praticar agility.
-Respeitar as condições físicas, psicológicas e os limites próprios da raça do meu cão.
-Não possuir um cão como objecto para satisfação do meu ego,mas sim como um parceiro e amigo, para prática de um esporte onde o objectivo principal é a diversão e bem estar.
-Não desamparar meu cão quando ele deixar de praticar agility, mantendo-o em minha companhia.
-Aceitar a natureza do meu cão, não o castigando quando prevalecerem seus instintos e não esperando dele mais do que ele é capaz de fazer.
-Aceitar com dignidade a derrota,admitindo que se a dupla não foi bem,não foi o cão que errou e sim eu que não tive paciência, capacidade e tranquilidade para treiná-lo e conduzi-lo correctamente.
-Reconhecer o trabalho do meu cão,seja qual for o resultado, agradando-o muito ao término de cada exercício ou percurso,pois não sei se ele está ali porque gosta ou se porque eu gosto e ele gosta de mim.
-Dar segurança ao meu cão em treinos e provas, mostrando claramente o que eu espero que ele faça e qual o percurso a seguir.
-Ajudar o meu cão nos treinos,sempre com reforços positivos,não usando de outros métodos sob a alegação da competitividade,para ocultar minha incapacidade em buscar alternativas para resolver meus problemas de treino e condução.
-Entender que os títulos são consequência e não um fim a ser alcançado a qualquer preço.
-Ao divulgar o titulo alcançado, citar sempre o nome do meu cão, pois no agility para se conquistar um titulo é necessário uma dupla.

Retirado do site http://www.agiliteiros.com/ equipa agiliteiros .com

Não sei se a autoria é deles mesmo mas o simples facto de alguém ter escrito isto me enche de felicidade.
Uma saudação a toda a equipa do agiliteiros .com