sexta-feira, 7 de agosto de 2009

OS MANDAMENTOS DO AGILITEIRO.

De repente apareceu na tela do meu computador , agiliteiros .com.Lembrei-me de um site que conheci em 2001, salvo erro da Maria Inês e da Mib, peço desculpa se estou a errar os nomes.Nunca mais vi estas duas agradáveis senhoras e nunca mais me lembrei do site.Pensei que até já não estaria activo, mas enganei-me.Ao ler algumas rubricas do site de repente apareceu-me uma pérola que não posso deixar de reproduzir aqui.

MANDAMENTOS DO AGILITEIRO

-Fazer de cada treino,match ou prova, um momento especial para mim e meu cão
-Sempre respeitar as outras duplas como a mim mesmo,evitando a deslealdade e as agressões nos meus actos e palavras.
-Não privar meu cão de suas refeições ou de suas necessidades básicas visando melhores resultados nos treinos e nas provas.
-Aquecer e alongar o meu cão antes de cada treino ou prova, diminuindo,com isso,os riscos de contusões.
-Não usar de artifícios ou métodos que possam ferir ou causar dor ao meu cão para obter resultados,preservando em primeiro lugar sua saúde e alegria em praticar agility.
-Respeitar as condições físicas, psicológicas e os limites próprios da raça do meu cão.
-Não possuir um cão como objecto para satisfação do meu ego,mas sim como um parceiro e amigo, para prática de um esporte onde o objectivo principal é a diversão e bem estar.
-Não desamparar meu cão quando ele deixar de praticar agility, mantendo-o em minha companhia.
-Aceitar a natureza do meu cão, não o castigando quando prevalecerem seus instintos e não esperando dele mais do que ele é capaz de fazer.
-Aceitar com dignidade a derrota,admitindo que se a dupla não foi bem,não foi o cão que errou e sim eu que não tive paciência, capacidade e tranquilidade para treiná-lo e conduzi-lo correctamente.
-Reconhecer o trabalho do meu cão,seja qual for o resultado, agradando-o muito ao término de cada exercício ou percurso,pois não sei se ele está ali porque gosta ou se porque eu gosto e ele gosta de mim.
-Dar segurança ao meu cão em treinos e provas, mostrando claramente o que eu espero que ele faça e qual o percurso a seguir.
-Ajudar o meu cão nos treinos,sempre com reforços positivos,não usando de outros métodos sob a alegação da competitividade,para ocultar minha incapacidade em buscar alternativas para resolver meus problemas de treino e condução.
-Entender que os títulos são consequência e não um fim a ser alcançado a qualquer preço.
-Ao divulgar o titulo alcançado, citar sempre o nome do meu cão, pois no agility para se conquistar um titulo é necessário uma dupla.

Retirado do site http://www.agiliteiros.com/ equipa agiliteiros .com

Não sei se a autoria é deles mesmo mas o simples facto de alguém ter escrito isto me enche de felicidade.
Uma saudação a toda a equipa do agiliteiros .com

8 comentários:

  1. Eu sigo quase todos esses mandamentos, não porque os tenho como regra, nunca havia lido isso, mas acho que porque tive bons exemplos. Não sigo por exemplo "ao divulgar o título alcançado". Eu não sei o que é isso. hahaha.

    ResponderExcluir
  2. é SHOW esse texto!!! SHOW, SHOW, SHOW!!

    ResponderExcluir
  3. O texto é mesmo muito bom. Acho que já o conhecia do site citado, mas é sempre conveniente relê-lo.

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana, emocionante. Dá vontade de seguir com tudo!

    ResponderExcluir
  5. eu não consigo fazer nada disso..hahhahhaha
    bons exemplos Fabiano ??? sei deve ter sido do parente do Governador....hahahhahaha
    Brincadeiras a parte mt legal o texto, pena que isso não é seguido por todos...

    ResponderExcluir
  6. Todos têm razão: o texto é3 um resumo do bom agilitista ou agiliteiro, segundo a Mib.
    O pior é que tivemos que resumir todas essas regras ou, ensinamentos, como preferirem nos princípios do Código de Ética. Somente nos esquecemos da parte que diz respeito ao fato do cão deixar de praticar o agility por não mais querer ou não mais ser competitivo e vir a ser deixado de lado por inservível. Esse fato deveria ser apenado com exclusão do agility.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, Sr. Artur!!!!
    Acho que muita gente esquece de vários desses mandamentos. Já imprimi e coloquei no mural aqui na Cãopetição...esse é o espírito.

    ResponderExcluir
  8. O site "agiliteiros" é ótimo e merece toda a divulgação que o senhor sabiamente proporcionou.O texto é muito bom e deveria ser "de cabeceira" para todos.
    No meu primeiro acesso ao seu blog, quero parabenizá-lo fortemente pela sua excelência. Será minha rotina visitar seus ótimos textos.
    Abraços
    Renato Achôa

    ResponderExcluir