segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

MUDANÇAS ... NUNCA SÃO BOAS ANTES DE

Pois é ainda mal entrou o ano de 2010 e a polémica já estourou.E o mais engraçado é que estoura sempre com cada um a falar das SUAS VANTAGENS OU DESVANTAGENS.Ou seja opinião global ou ideia global , zero.Mas vou começar pelo que está publicado no agility news.A ultima reunião da CBA teve lugar no inicio do mês de Dezembro e foi aí que a ideia de se fazer a primeira e segunda etapas do Campeonato Brasileiro em moldes diferentes foi decidida.Não pelo Artur mas sim de uma troca de opiniões entre todos os presentes e quando o tema era como manter mais gente no agility.Sim manter porque cada 100 que entram saem outros 100, números desde 2005 assim o dizem.Voltando ao tema em conversa com o Sam comentei essa nova ideia e ele publicou no site dele.Furo jornalistico ou não, não me interessa, porque o meu comentário foi feito com uma pessoa muito ligada ao agility Brasileiro.Por esses dias também fiquei sabendo que essa " mudança" ou pelo menos essa experiência já havia sido falada á bastante tempo ,bem antes desta e anterior CBA, mas nunca posta em prática.
Aquilo que os presentes pensaram na dita reunião foi o seguinte:
Com um dia de competição para cada um dos graus temos.
-Iniciante e grau 1 -É aí que tudo começa e quanto mais atenção os treinadores e donos de escola poderem dar, quanto mais apoiados se sentirem esses competidores, mais chances temos de eles se manterem.Quem começa tem sempre problemas inerentes a família, deslocação, gastos etc.Será por certo mais fácil as famílias entenderem que um dia do fim de semana há agility do que dois.Temos uma viagem, uma alimentação.Se escolherem ainda por ir assistir ao outro dia de competição ainda podem deixar os cães em casa sem o stess da caixa nem do local das provas.
Graus 2 e 3 - é aí que estão os donos de escola, treinadores, adjuntos, assistentes etc.Não será maia justo também poderem competir em um dia pensando na sua competição e nos seus objectivos e terem o outro para dedicar aos seus alunos ?
Os cães vão entrar quatro vezes em pista num dia ? E quantas pistas fazem em um treino?E os treinos seguidos de zona, dois dentro e dois fora que toda a gente sabe que prejudica o cão?
E os cães dentro de uma caixa dois dias ao calor ou ao frio com o stress que isso acarreta?E os gastos de deslocação e alimentação de dois dias ?
Isto e muito mais que se poderá escrever terá sempre a outra parte, a que quisermos, a que entender-mos a que nos der mais jeito.
Por isso eu estou de acordo que se faça uma experiência e que depois dela se fale claramente e abertamente sobre ela.
Esqueci-me de uma coisa. O agility brasileiro vive para o mundial e para o A & C certo?Lá também ou acerta naquele dia ou "bye bye e hasta lá vista".