segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

MUDANÇAS ... NUNCA SÃO BOAS ANTES DE

Pois é ainda mal entrou o ano de 2010 e a polémica já estourou.E o mais engraçado é que estoura sempre com cada um a falar das SUAS VANTAGENS OU DESVANTAGENS.Ou seja opinião global ou ideia global , zero.Mas vou começar pelo que está publicado no agility news.A ultima reunião da CBA teve lugar no inicio do mês de Dezembro e foi aí que a ideia de se fazer a primeira e segunda etapas do Campeonato Brasileiro em moldes diferentes foi decidida.Não pelo Artur mas sim de uma troca de opiniões entre todos os presentes e quando o tema era como manter mais gente no agility.Sim manter porque cada 100 que entram saem outros 100, números desde 2005 assim o dizem.Voltando ao tema em conversa com o Sam comentei essa nova ideia e ele publicou no site dele.Furo jornalistico ou não, não me interessa, porque o meu comentário foi feito com uma pessoa muito ligada ao agility Brasileiro.Por esses dias também fiquei sabendo que essa " mudança" ou pelo menos essa experiência já havia sido falada á bastante tempo ,bem antes desta e anterior CBA, mas nunca posta em prática.
Aquilo que os presentes pensaram na dita reunião foi o seguinte:
Com um dia de competição para cada um dos graus temos.
-Iniciante e grau 1 -É aí que tudo começa e quanto mais atenção os treinadores e donos de escola poderem dar, quanto mais apoiados se sentirem esses competidores, mais chances temos de eles se manterem.Quem começa tem sempre problemas inerentes a família, deslocação, gastos etc.Será por certo mais fácil as famílias entenderem que um dia do fim de semana há agility do que dois.Temos uma viagem, uma alimentação.Se escolherem ainda por ir assistir ao outro dia de competição ainda podem deixar os cães em casa sem o stess da caixa nem do local das provas.
Graus 2 e 3 - é aí que estão os donos de escola, treinadores, adjuntos, assistentes etc.Não será maia justo também poderem competir em um dia pensando na sua competição e nos seus objectivos e terem o outro para dedicar aos seus alunos ?
Os cães vão entrar quatro vezes em pista num dia ? E quantas pistas fazem em um treino?E os treinos seguidos de zona, dois dentro e dois fora que toda a gente sabe que prejudica o cão?
E os cães dentro de uma caixa dois dias ao calor ou ao frio com o stress que isso acarreta?E os gastos de deslocação e alimentação de dois dias ?
Isto e muito mais que se poderá escrever terá sempre a outra parte, a que quisermos, a que entender-mos a que nos der mais jeito.
Por isso eu estou de acordo que se faça uma experiência e que depois dela se fale claramente e abertamente sobre ela.
Esqueci-me de uma coisa. O agility brasileiro vive para o mundial e para o A & C certo?Lá também ou acerta naquele dia ou "bye bye e hasta lá vista".

64 comentários:

  1. A maioria dos argumentos só serve pra quem é de SP quem é de fora como eu terei que ficar lá plantado os dois dias Artur. Não gostei, mas vamos testar.

    ResponderExcluir
  2. Como já comentei no blog da Vivian, sou a favor desse teste. Somente assim vamos poder ter uma opinião formada do que é bom ou não, e quem sabe, até sugestões para melhorar ou tentar novos sistemas.

    É cansativo entrar muitas vezes, mas também é cansativo perder dois dias inteiros (onde as vezes é o único momento para relaxar de uma semana corrida). Se você estiver em "mal dia", pode perder 2 etapas de uma vez, por outro lado, se o dia for bom...

    Cada pessoa vai defender o seu ponto de vista, mas antes disso, vamos dar uma chance e tentar todas as sugestões! :)

    ResponderExcluir
  3. Já publiquei um post no meu blog...e concordo com a Marcela...tenho certeza que a mudança foi pensada para melhorar, então vamos experimentá-la. Existem sim, aspecto positivos e também negativos, MAS TODAS AS MUDANÇAS SÃO ASSIM. Além disso, a meu ver "mudança" é algo bom!!! Pode dar certo e melhorar para muita gente, e pode dar errado e aí aprenderemos e melhoraremos... Pelos menos temos a certeza de que as pessoas da CBA estão pensando e colocando em prática alternativas para melhorar!
    Meu caso em particular, terei que competir nos dois dias pois tenho cães no G1 e no G2, normal! Vamos experimentar e depois tiraremos nossas conclusões!
    Abraços
    Marco Magiolo

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal!
    Acho válido sim testar pelo menos um final de semana!!Afinal eu por exemplo e como todos os técnicos de escola são Grau III, terão maior disponibilidade e ajudando muito mais os alunos (ou seja a base do agility) e ao mesmo tempo conseguir se concentrar para a principal prova Grau III.

    Abraços,
    Carlinhos!

    ResponderExcluir
  5. Acho que entrar 4 vezes em pista em um dia é bastante estressante. Bem diferente de treinos, onde não existe pressão e mtas vezes nem é feito com pista completa. Mas também sou da opnião que se deve testar =P

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Concordo que essas mudanças são mais voltadas a quem é de SP. E acho que o objetivo tem que ser conseguir participantes de todo o Brasil, para nacionalizar o esporte.
    Nós, de fora, ficaremos os dois dias. Só que em um, na adrenalina e no outro, plantados...
    Sinceramente, acho que essa mudança só vem a desanimar ainda mais os iniciantes.
    Só fui em três fins-de-semana e o que percebi é que a maioria das pessoas não tem saco para assistir os iniciantes (pois sempre que é no início, chegam mais tarde e quando é no fim, vão embora). Então, o que os iniciantes vão ver, será uma competição meio vazia e desanimada no primeiro dia e se não ficarem para assistir os graus II e III, não assistirão ao agility de alto nível, que é o que motiva e encanta quem está começando.
    Mas sei lá né, às vezes começa a surgir competidor mais independente e fica melhor desse jeito - ninguém tem bola de cristal para ter certeza.
    Só uma dica: "eu", iniciante, iria preferir competir no domingo e não no sábado.
    Quanto ao instrutor dar mais atenção ao iniciante e grau I, me desculpem, mas é o que espero de um instrutor independente de ele estar ou não competindo...

    ResponderExcluir
  8. Artur, seu texto mudou um pouco minha humilde opinião, de alguém que nem participa de provas, não treina em nenhuma escola e faz o que consegue sozinha.
    Bom, como tudo nesse mundo, tem vantagens e desvantagens. Pode até ser que seja maravilhoso para alguns como pode ser péeessimo para outros.
    Eu não me importo de fazer 4, 8, 12 pistas em um dia só, muito pelo contrário, e não acho que 4 pistas sejam um exagero para a maioria dos cães, Acho que a maioria aguenta. (não a Lana, mas isso é um caso a parte :P)

    Por isso acho que é melhor tentar, ver se, apesar dos defeitos, as melhorias superam o outro modelo de competição.
    Fora que só um teste não vai matar ninguém ;D

    ResponderExcluir
  9. Thaissa, concordo quando vc fala sobre os instrutores e professores. Instrutor é instrutor e tem que entender isso, TEM QUE DAR ATENÇÃO AO ALUNO, TENDO ELE QUE COMPETIR OU NÃO. Sou instrutor e participo com dois cães, inclusive um no G1 onde tenho alunos competindo, e mesmo assim não deixo de dar atenção à ninguém e entro em todos os Graus nos reconhecimentos para ajudá-los.

    ResponderExcluir
  10. Artur, eu não sei como são os treinos em outras escolas , mas aqui não treinamos tantas zonas , nem mesmo tantas pistas !!!!

    Nos mundiais que eu participei não eram todas as pistas no mesmo dia, não sei em outros .

    Acho que a mudança é valida como tentativa, embora não consiga ver nenhuma chance de fazer o agility crescer, mas para mim será quase a mesma coisa, então não tem pq reclamar.

    Tenho quase certeza que o iniciantes será uma prova " vazia " ninguem assistindo, se hj em dia alguns graduados chegam atrasados imagina quem vai sair de casa no sabado se nem competir vai...e mais ainda, se um dia tivermos publico numa prova, a grande maioria das pessoas vai ver apenas cães novos e iniciantes em pista e talvez nunca vejam os " melhores " pois será em outro dia !!!

    Imagina vc chegando numa prova pela primeira vez e vendo os iniciantes...depois G1, aí vc fica sabendo que os próximos são mais rapidos, mais corretos....vc quer ficar e ver né ???

    Mas e se depois dos G1 voltar os iniciantes...aqueles que vc já viu uma vez....sacou ????

    Na verdade essa pergunta não vale para nós loucos por dogs, pq eu com certeza irei ver os dois dias, pq gosto e vivo o agility, estou falando de pessoas normais.

    Ah e concordo com o Marco, professor tem que acompanhar o aluno, não interessa o dia nem se tem pista para fazer depois, mas se vamos pensar assim, oq dizer do tecnico que tem um dog para competir e mais 8 alunos alguns na mesma pista inclusive, ah e isso td num mundial !!!!!

    Quanto ao stress dos cães dois dias numa caixa eu concordo, talvez para eles seja melhor fazer 4 pistas e ficar em casa no outro dia !!!

    Abraços e feliz 2010

    ResponderExcluir
  11. Aurélio

    Feliz 2010.Amtes de tudo ficamos muito felizes com o aparecimento do Jimmy.
    Eu não vou responder mais aqui sobre este tópico e apenas escrevi o tópico porque elel nasceu destorcido em outros blogs e foruns e eu gosto mesmo de chamar corno ao corno.
    Sobre a tua mensagem é mai um a opinião pessoal com a minha ou outra qualquer.Lembro-me dos 10% e da resistência na altura dizendo que se queria acabar com o agility e hoje toda a agente fala maravilhas dos 10% e fomos copiados por alguns paises.Quando falo do mundial é que a Vivian disse mais ou menso isto " Com as provas a serem só em um dia se formos mal já era" por outras palavras mas o sentido era esse.
    Or ano mundial e no Américas & Caribe, geralmente tens uma prova individual e outra por equipas no mesmo dia, prova não combinado, e se fores mal nesse dia podes apanhar o avião de volta para casa. Entendes?
    A Dog World propôs-se organizar um festival de grau 1. Vai ser um fracasso? NÂO VAI SER UM SUCESSO DE CERTEZA.
    Grande abraço e espero ver-te em breve

    ResponderExcluir
  12. Jamais falei em" fracasso "!!!

    Acho que não haverá público e menos competidores assistindo, oq nos dava uma falsa mas prazeirosa impressão de publico !!!

    Entendeu ???

    E volto a dizer para mim em especial não faz diferença !!!!

    Outra coisa, que lembrei, vc não acha que para uma pessoa acima do peso ou de certa idade que tiver dois dogs, corrrer 8 pistas será dificil ???
    Eu corro !!!!hahahahha, por enquanto.

    O Jimmy voltou mesmo no ultimo dia, foi um presente e tanto !!!!

    Mas pessoas que tiverem um cão e nenhum compromisso com aluno poderá ficar em casa ou passeando com a familia, para essas pessoas ficou melhor !!!

    ResponderExcluir
  13. Eu acho lamentável tal decisão, estava muito feliz com as mudanças realizadas no agility e tenho certeza que estavam sendo para melhor, mas depois lendo tal fato, realmente me desmotivei como a maioria tb... Passando horas pensando sobre aonde ter vantagem nessa nova modificação confesso que não encontrei. Vamos lá: Em relação aos treinadores darem mais atenção, penso q um professor deve atender seu aluno, independente da hora, grau, dia, por isso depositamos toda confiança e dedicação, é gratificante vermos e sentirmos nosso treinador vibrar conosco ao fim de cada pista independente de ser campeão ou não. Qto as várias pistas em treinos no mesmo dia, é desnecessário qdo se tem um bom treinamento, fazer 2 ou 3 pistas bem realizadas é mais que necessária, discordando de 7, 8 ou 9 sem progresso algum. Qto a competitividade, com certeza não vencerá mais o melhor cão ou melhor condutor ou mesmo a melhor dupla e sim a mais resistente. Isso poderá ser feito análises científicas médicas e veterinárias comprovando que quase em 100% que cães mais velhos terão menos desempenho em relação ao mais jovens (digo dentro de um mesmo grau de competitividade), pensem em um cão com mais idade, não digo um veterano, mas um cão já com 6 ou 7 anos? Pensem em cães pequenos? Pensem em condutores com no mínimo 2 cães? Pensem nos condutores com menor resistência? Quem sobra????? Cães novos? Condutores atléticos e jovens? O que mais???? E um cão rápido com maior exlosão nas primeiras pistas ?
    Qto ao aumento de público e ou aumento de condutores com certeza isso não ocorrerá e sim poderá causar uma diminuição. Concordo com o Aurélio em relação ao fim de semana, hj temos no máximo 2 competições no mês (Brasileiro e paulista), tiraram as que coincidiam com os feriados, parabéns ótima decisão! Mas agora chega né, não dá para agradar a Gregos e Troianos, até aí estava tudo maravilhoso, se gostamos e temos como hobby que seja bem programado com a família o que hj pode ser bem realizado... fico triste com a decisão, vejo em outros países a preocupação com os cães em realizar o esporte de forma que não interfira em absolutamente nada a saúde deles, sou dentista e não veterinária por isso desconheço a parte de poder ou não afetar a saude dos cães... Tomara que nada mude por que isso é o primordial!!!

    ResponderExcluir
  14. Vivyane

    lamentável uma decisão de fazer uma experiência acho no minimo um exagero ou não?
    Bom em toda a sua mensagem não vi uma virgula pensando em quem quer iniciar o esporte mas sim em quem já cá está.Se poder pensar um pouco como quem quer começar um esporte por certo irá vêr as vantagens que agora não consegue vêr.
    A Vivy tem a sorte de pertencer a uma "escola de agility" talvez a unica verdadeiramente de agility e talvez por isso sempre se sinta apoiada pelos seus treinadores.Como pessoa intelegente que é, lhe peço uma opinião de como atarir mais gente, mais cães, mais raças para o agility sem ter de sobregarregar sempre as mesmas seis ou sete pessoas que lá ficam nos dois dias das 8.00 da manhã ás 6 da tarde.
    Como fazer os pódios de maneira decente sem correrias.E se esse numero aumentar onde arranjar horários para tudo.É muito cómodo agora porque quem está contra chega na hora da sua competição e a maioria dos casos vai embora quando termina a sua competição.Até os iniciantes quando competem de manhã fazem isso.Todas as opiniões serão bem vindas de certeza e serão analisadas.A minha opinião continua favorável a uma experiência, mas eu sou uma pessoa em uma comunidade.

    Bj

    ResponderExcluir
  15. Infelizmente discordo de todos, concordando somente com as colocações do Artur.
    Tenho idade e dois cães, sendo um com 9 anos.
    Público não existe, exceto em provas abertas como as últimas do Paulista.
    Treinador deveria deixar o aluno reconhecer sozinho para que aprenda a se colocar no percurso e como ultrapassar os obstáculos. Errando, se aprende.
    O cão cansa muito mais em treinos que em provas. Entrar em pista 4 vezes num dia inteiro com intervalos grandes, não precisa ser veterinário para se perceber que sendo o agility um divertimento para o cão, ele ficará muito satisfeito e não esgotado ou estressado do ambiente e da caixa.
    O condutor que se prepare fisicamente. Disso, já se falou muito. Só que não ocorre. Eu mesmo, sem condições físicas, acho que num espaço de 5 ou 6 horas, entrar em pista 8 vezes não é cansativo, mas fazer um treino de 15 minutos com repetições e algumas, mesmo que não muitas, é bem mais cansativo.
    Como colocou o Aurélio, se todos de fora vêm para as etapas duplas, esse novo modelo em nada alterará a jornada daqueles de fora de São Paulo.
    Quanto aos espectadores verem prova de iniciantes e G1, creio que é o suficiente para se saber o que é o agility, pois certamente nehum deles pretenderá entrar em pista já com a destreza de um condutor de G3. Além do mais, agility não é somente competitividade mas, principalmente divertimento e interação cão proprietário/condutor. O público para os competidores de G3, ao que me parece, em nada influencia o resultado. Exceto exsite torcida que aparece somente entre os próprios agilitistas.
    Enfim, acho válida a tentativa e somente após verificar-se se o modelo é bom ou não.

    ResponderExcluir
  16. Sr. Artur LAMENTÁVEL pq continuo não vendo vantagem, a patir do momento que enxergar alguma vantagem nisso passará a ser DESEJÁVEL. Eu tenho apenas dois anos de agility, me considero muito iniciante ainda, compito com uma poodle, o q difere das raças mais popular no AGILITY que é o sheltie e o border... eu já estava para opiniar sobre a secretária mas acabava esquecendo, penso que o que poderia ser feito seria uma intercalagem entre os membros e mesmo abrir para mais participantes! Creio que devem existir mais pessoas querendo fazer parte, ajudando de alguma maneira! Qto ao apoio que tenho dos meus treinadores digo treinadores pq o Samy e o Dan tb me ajudam muito além do Tiago que é exclusivo rsrsrsrs, acho inviável modificar toda uma estrutura de uma competição em função da forma que os treinadores ou escolas não se adererem a forma de participação na ajuda dos alunos ( eu não tenho observado outras escolas, não sei como é feito isso então é difícil para mim julgar, condenar ou absolver ). Tudo o que falo e penso é sobre minha escola!!!

    ResponderExcluir
  17. Edu, vale lembrar que ocorre sim fadiga do cão, tanto muscular como também o estress que sofre com o barulho, caixas, etc... E outra não podemos esquecer que comparando-se com a Europa, o clima tb é bem diferente, aqui temos umclima Tropical od esgaste é bem MAIOR

    ResponderExcluir
  18. Vivyane

    LAMENTÁVEL porque continua a não ter opinião sobre NOVOS COMPETIDORES e sim sobre o que já acontece.
    E por falar em Europa eu não sei se este modelo é feito na europa ou não mas sei de paises da América do Sul que o fazem.

    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Vivyane
    Mais uma coisa por falar em secretaria. Não é do seu tempo mas não tão distante assim tivemos de parar uma prova em ITU por cerca de vinte minutos pois não havia ninguém disponivel para ajudar nos cronometros.
    Mas esqueça tudo isto e pense numa solução que consiga atrair pessoas para o agility e soluções para se o numero actual de competidores aumentar colocar todos para competir dentro de um horário decente.

    Beijo

    ResponderExcluir
  20. Sr. Artur para finalizar então, me diga qual a lógica desse novo sistema para atrair novos participantes ao agility? Lembro-me que quando eu era iniciante, que não faz tanto tempo assim, o que mais me dava motivação era assistir as duplas experientes do Grau 3!!!

    ResponderExcluir
  21. Dr Eduardo

    A questão primordial desta tentativa é vêr se consiguimos atrair mais gente para o agility, logo iniciantes ou eventualmente grau 1.Poderá ser mais simples a quem se proponha iniciar este esporte a competição em um dia do seu fim de semana do que em dois.Menos stress para o cão , menos despesa para o competidor, melhor acompanhamento, melhor prova, melhor pódio.
    Hoje mesmo temos mais cães nos iniciantes e grau 1 no domingo do que no sábado.É só comparar a lista de inscritos e vêr.
    Daí surgiu esta ideia. Vai funcionar não sabemos mas não vale a pena tentar ?
    Agora os motivos contrários serem só visto do prisma de quem já vai a todas e se considera viciado?
    Por mim tanto faz simplesmente acho ridiculo em cinco anos 2004-2009 manter-mos práticamente o mesmo numero de cães num pais de 160.000 milhões da habitantes ou num estado de cerca de 28000 milhões.
    Se acharem que tudo está lindo e maravilhoso por mim está optimo.

    Abs

    ResponderExcluir
  22. Sr. Artur, sei que adoras o agility, admiro-o muito pelos gestos prestados ao mesmo. Vivo brincando com o Vini dissendo: Vini siga os passos do Sr. Artur, ele não é condutor, vai em todas provas, sabe mais que muito condutor sobre o esporte!!! rsrsrsrs, rs mas é sério... Continue sempre assim que o senhor será exemplos para muitos... abraços

    ResponderExcluir
  23. Vivy

    Já te respondi no teu email pessoal.

    Beijo

    ResponderExcluir
  24. Concordo com o Seo Kuka!!!
    O Edu falou tudo!
    Quando digo que sobrará mais tempo para os TÉCNICOS em agility, digo pq todo percurso grau III é detalhista e se torna uma decisão, então para isso, precisa de uma didicação.
    E todos sabem que o reconhecimento de pista de 7 minutos é rapido, então concordo com ação, mesmo que não de resultado é uma tentativa em prol do AGILITY.


    Abraços

    ResponderExcluir
  25. Em primeiro lugar quando escrevi sobre a idéia da mudança não era com o intuito de furo jornalistico e sim para se fazer uma reflexão sobre o assunto.

    Em segundo lugar todas e quaisquer mudanças sempre tem os críticos de cadeiras cativas que estão acostumados com o sistema implantado seja correto ou errado, vamos alguns exemplos:

    A Copa do Mundo era disputado por 16 times e passou para 32. Houve muitas criticas mas hoje é um sucesso.

    A vitória no futebol dava 02 pontos e mudou para 03. Houve muitas criticas mas hoje é um sucesso.

    O campeonato brasileiro quando passou para pontos corridos, houve muitas criticas mas hoje é um sucesso.

    O golde ouro introduzido pela FIFA foi um fracasso e foi abolido.

    Então vamos fazer a experiência por um ano, se der certo ótimo, se não der certo volta-se ao sistema antigo até que uma nova idéia seja posta em prática.

    Do jeito que as coisas estão indo, não está legal para os iniciantes e Grau 1.

    Como sempre se diz, é dificil ser vidraça, mas quem não está contente que se candidate à um cargo na CBA e venha organizar as provas em vez de ficar em cadeiras cativas criticando.

    ResponderExcluir
  26. Sam

    Eu apenas escrevi dessa maneira porque utilizaram o teu forum a a publicação de uma conversa de dois amigos de maneira menos correta.Para que não restassem duvidas eu escrevi que fui eu que falei contigo e não me importo mesmo se tu publicas no teu site ou não.Existem pessoas de memória muito curta.

    Abs

    ResponderExcluir
  27. Eu concordo com uns e discordo de outros, normal.
    Vou mais na linha do Edu e do Artur.
    Confesso que, à pricipio ia criticar, mas, pensem bem, criticar algo que nem sabemos como é?
    Estamos/estaremos criticando baseado em suposições e opiniões pessoais.
    Vão ter cães que vão cansar e condutodes que vão cansar, do mesmo modo que o contrário também vai existir.Porém não creio que as provas serão tão rápidas a ponto de não dar tempo de descanso.
    Vai ter gente que vai achar um saco ficar um dia sem fazer nada e vai ter gente que vai gostar de observar.
    Discordo da questão do técnico pois, terão muitos alunos no G2 e G3 também. Sem contar que o técnico que dá assistência ao seu aluno iniciante não está fazendo mais que sua obrigação e ainda está garantindo a permanência do aluno.
    E ninguém leva em consideração que pode haver gente que vai no dia que não competirá pra ver os amigos, ver dogs novos etc.
    Vamos com calma gente, se não der certo, não deu, mas custa tentar??

    ResponderExcluir
  28. Sam

    REFLECTIR para além do seu umbigo é algi impensável para a grande maioria.

    ResponderExcluir
  29. É isso ai Samy, não custa tentar!!


    Abraços

    ResponderExcluir
  30. Concordo totalmente com o Samy!!!

    ResponderExcluir
  31. Minha humilde opnião diante da larga experiência dos que aqui escreveram:

    Testes são validos desde que tenhamos critérios e dados que levem a crer que surtirão efeito, caso contrário apenas gerará estresse e desgaste sem resultados.

    Como disse em outros tópicos, desde que comecei no esporte procuro respostas para obtermos um crescimento, me desculpem, mas não vejo nessa fórmula uma chance de atrair participantes. Pelo contario, acho desmotivante um dia com Iniciantes e Grau 1 tanto para o público, como para os competidores. Penso que estariamos afastando gente nova dos mais experientes e estendo que devemos fazer justamente o contrário.

    Como citado por outros, esse regulamento não ajudaria em nada os participantes que estão fora de SP. Os Iniciantes precisam da presença do treinador e este teria de se locomover e arcar com gastos apenas para acompanha-los, sem o prazer de poder competir.

    Muitos trabalham no comércio e otras atividades que não tem o sábado livre. Estes estariam impedidos de competir ao passo que se estes abrissem mão das etapas de sábado, ainda assim estariam participando do campeonato com chances reais de posições no ranking, visto que estariam em cinco da oito estapas contados os descartes.

    Abraços,

    Miguel.

    ResponderExcluir
  32. Olá novamente :)

    Vejo que muitas pessoas estão nervosas e agitadas, calma pessoal! O que temos aqui é apenas uma sugestão. Um teste a ser realizado, visando apenas a melhoria do esporte, assim como tantas outros que vão surgir...

    Idéias assim são importantes! Temos que apoiar o fato da CBA estar buscando o melhor, mesmo que sejamos contra alguns pontos. Temos que estar abertos para testar assim como eles devem estar abertos para escutar a opinião dos que testaram.

    Acredito que muitas pessoas estão assim pois o teste será realizado em um campeonato importante, onde cada ponto, cada etapa é crucial. Assim sendo, não seria melhor realizar esse teste no campeonato Paulista? Tivemos a 5º etapa adiada, então, por quê não juntar com a 6ª em um final de semana e utilizar esse novo sistema?

    Dessa forma, fazemos o teste. Se der certo, testamos mais algumas vezes. Se der errado, podemos conversar com os participantes e pedir sugestões de melhorias.

    Sendo o Paulista menos competitivo, teriamos um feedback melhor dos participantes.

    É apenas uma sugestão.

    ResponderExcluir
  33. Muito bem explícito a opinião de uma iniciante!Parabéns Marcela...

    ResponderExcluir
  34. Olhando a resposta do Miguel me veio isso à cabeça e descendo um pouco mais, vendo a resposta da Marcela, cheguei a essa conclusão.

    Sendo assim, concordo com a Marcela, acho que o teste poderia ser feito em uma competição de menor expressão e o Br continuaria como está.

    Até por que, como disse o Miguel, no Br influencia o fato de pessoas de outros estados participarem também.

    abçs

    ResponderExcluir
  35. Nem vou comentar a mudança, sou a favor do teste e de um plebiscito que seja. Mas faço outra reinvidicação:
    "O agility brasileiro vive para o mundial e para o A & C certo?"

    OI??

    Nenhuma colocação me foi mais absurda que essa no final do texto. Se a CBA visa mudar com esses fins, eu discordarei de todas as mudanças.

    ResponderExcluir
  36. Dá a entender que os competidores servem para fornecer subsídios através de anuidades e inscrições para viabilizar a viagem da seleção...

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Exatamente. E dá a entender também que o prazer do cão e o vínculo com o dono viraram bobagem para se dizer apenas em entrevistas.


    Por esses dois motivos acredito que se a CBA continuar por esse rumo, afundará. O agility foi feito para unir dono e cão mas medidas egoístas que visem apenas massagear o ego humano - e diga-se de passagem, apenas alguns humanos - nunca motivarão um agility de 300 condutores diferentes. Talvez um agility de meia dúzia de condutores com um milhão e meio de cães, no estilo "o que vingar, vingou. Nao deu, descarta", provavelmente.


    Acredito que a CBA deve pensar em fazer um agility brasileiro de fama nacional antes de tentar construir uma imagem que sem fundo de verdade. Até porque a maioria de nós se esqueceu porque começou a fazer agility.

    ResponderExcluir
  39. Falou bonito, Carol! :)

    Também sou a favor de existir uma votação, de forma que todos possam dar sua opinião.

    ResponderExcluir
  40. É triste saber que a maioria dos praticantes se esqueceu do porquê começaram a fazer agility...

    ResponderExcluir
  41. Toda vez que leio uma nova postagem, digo que pra mim chega, ACABOU mas é difícil calar-me diante de uma situação, principalmente quando discordo em tal. Hj tenho em casa um cão com problemas ósseos, sei o qto é difícil cuidar, pois ele necessitou de diversos procedimentos, hj posso dizer que fiz tudo o possivel e o impossivel para ter a melhora vida que poderia. Dando continuidade ao assunto adjunto a essa minha colocação. O novo modelo experimental só tem a fazer com que as pessoas utilizem treinos mais intensos, visando não mais o bem estar do animal e sim a resistência cão, homem, homem-cão, consequentemente problemas de estruturas ósseas e musculares serão mais frenquentes e os decartes dos mesmos estará em evidência. Conversando ontem com um conhecido EUROPEU, disse-me que é um absurdo colocar um filhote com pouco de tempo vida para iniciação ao agility, que lá eles estão cada vez mais retardando o começo para que o cão não venha ter problemas futuros de saúde! O que penso agora tendo uma filhote de 5 meses em casa??? Começar já tendo que forçar treinos, sabendo que os países pensam o oposto! Melhor não começar...

    ResponderExcluir
  42. Em primeiro lugar as críticas fazem parte do aprendizado, desde que as pessoas sejam educadas e as outras escutem e reflitam um pouco, afinal a " esquerda " faz parte do processo democratico !!!

    Eu não considero que fiz críticas, apenas dei uma opnião, ainda coloquei que para mim não faz diferença, chegarei no sabado para ajudar alunos e ficarei domingo competindo..

    Sam, é engraçado que qd vc critica algo, se diz jornalista e por isso pode ....agora qd outras pessoas falam vc diz que são criticos de cadeira !!!

    Não sou contra esse sistema por mim....posso correr as 8 pistas que terei no domingo, mas acho que a Val terá dificuldade, talvez o Edu, entre outras pessoas que prefiro não citar os nomes por não serem tão amigos...hehehe

    Então parece que não estou pensando em mim...

    Não entendo como separar os iniciantes dos mais experientes irá ajudar, eu qd comecei adorava ver os outros G3, aprendi muito só de olhar, aí alguém poderá dizer, é só ir no domingo assistir....é bem mais dificil sair de casa só para assistir do que chegar cedo para competir e ficar....

    Não vejo tantos problemas para o dog, acho que 4 pistas com intervalos será algo bem suportavel, e ainda acho legal poder deixar o cão em casa no sábado.

    Mas devemos ter calma e ver como funcionará, quem sabe as provas até mesmo terminaraõ mais cedo...

    ResponderExcluir
  43. Creio que todos esqueceram como já colocado acima o porque iniciaram no agility. Certamente, não foi por pretenderem ir ao Mundial ou Am & Car. Foi porque gostaram da atividade e sentiram-se mais junto aos seus cães (por mais tempo que simples brincadeiras em casa).
    Não consigo ver qualquer diferença em etapas duplas já acontecidas e essa nova experiência para aqueles que vêm de fora de São Paulo, pois estarão aqui nos dois dias de qualquer forma.
    Insisto em algo por demais sabido. O agility não se resume somente no competitivo em termos de G3, pois este poucos têm condições de alcançar. Mas, pode ser competitivo e agradável no Iniciantes, G1 e G2. Basta aprimorar-se na sua classe e obterá grandes conquistas. Para mim, a experiência é válida.

    ResponderExcluir
  44. Não sou contra a ajuda da CBA àqueles que vão ao Mundial. Por experiência própria sei que essa ajuda é necessária e justa também. Porém sempre fui contra isso de que o Agility vive, ou deva viver, para o Mundial. Isso deveria ser mais um dos objetivos da CBA, como eu creio que seja. Um entre tantos como popularizar, divulgar e melhorar o esporte para aqueles que praticam.

    Vivy, isso que você falou, sobre o retardamento do inicio nos treinamentos, já nos é falado desde 2001. E discordo de você quando você diz que "O novo modelo experimental só tem a fazer com que as pessoas utilizem treinos mais intensos, visando não mais o bem estar do animal e sim a resistência cão.."
    Sinceramente não vejo motivo pra isso, acho que nós estamos supervalorizando esse fato dos cães entrarem mais vezes em pista, os intervalos serão grandes entre as pistas.

    Não creio que as pessoas tenham se esquecido do motivo pelo qual começaram a fazer agility, todos sabem bem o porquê e se alguns esqueceram, foi por terem se deixado levar pelo espírito competitivo, o que é normal. (se é certo ou errado, cada um pensa uma coisa...)

    Edu, como de costume, falou da essência.

    ResponderExcluir
  45. Samy, antes de postar sobre eventuais problemas com os cães, óbviamente consultei veterinários ligados nessa área, o fato é confirmado!!!

    ResponderExcluir
  46. Carol

    Desculpe mas não estou a ligar o nome á pessoa, mas deixe que lhe responda uma coisa.è no minimo de bom tom nunca separar uma frase de um contexto e principalmente quando ao fazer isso não a transcreve na intergra.
    A Vivina escreveu no seu blog que com a competição em dois dias se um dia corria mal sempre tinha o outro dia para correr melhor.

    A isso eu respondi no meu blog" O agility Brasileiro vive para o mundial e para o A & C certo? Ou acerta naquele dia ou bye bye e hasta la vista"

    Porquê? Mesmo sendo competições em dois dias o combinado das duas dá o resultado final e portanto se fôr mal no primeiro dia pode tomar o avião de volta para casa e tentar no ano seguinte.
    Como vê tratou-se de uma resposta a um outro blog e não tem nada de absurdo.
    Não sei quanto tempo leva no agility mas eu de Brasil levo mais de cinco anos e acompanho o agility Brasileiro desde 2001 e uma coisa lhe digo - o agility Brasileiro vive para o mundial sim - O Américas & caribe é uma onda de altos e baixos mas o mundial é febre.Mas isso será discutido em outro post que não este.
    Eu sou TOTALMENTE CONTRA essa situação todos o sabem e talvez por não nos conhecer-mos bem vc não o sabe.
    Para mim agility é massificação de raças é diversão e o mundial ou outra coisa qualquer uma consequência de uma actividade.Uns chegam lá e outros não.Era isso que eu gostava que o agility Brasileiro consegui-se, atrair mais gente , jovens, com outras raças que não borders e shelties, mas não, uma pessoa chega em algumas escolas com um labrador e logo é convidado a comprar um border ou um sheltie porque assim é que vai ser competitivo e por aí vai.Se eu estou a mentir que venha em publico o primeiro aqui dizê-lo.
    Deixe também que lhe diga outra coisa. Os meus comentários opinião, NÃO SÃO COMENTÁRIOS NEM OPINIÃO DA CBA, SÃO OPINIÕES PESSOAIS.

    UMA COISA EU TENHO A CERTEZA PODE NÃO SER AGORA MAS ALGUM DIA ESSA OU OUTRA DIVISÃO TERÁ DE SER FEITA, QUANTO MAIS NÃO SEJA PELO AUMENTO ( ESPERO EU ) DE COMPETIDORES.

    ResponderExcluir
  47. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  48. Vivy, não discordo sobre os problemas dos cães. Quanto a isso concordamos, foi como eu disse, nós já fomos alertados disso desde o primeiro seminário internacional no Brasil, as pessoas vinham aqui e falavam que agente "acelerava muito o processo".
    O que eu disse é que não vejo covariância, na ligação do aumento de pistas por provas com o aumento de treino por parte das pessoas.

    ResponderExcluir
  49. Artur me desculpe mas não havia ficado claro, pra mim, que era uma constatação de um fato e não um pensamento seu.
    Até falei pra Carol que não esperava essa opinião vinda de você.
    Agora ficou claro pra todos que você pensa assim e são importantes pessoas que pensam como você na CBA.

    ResponderExcluir
  50. A Carol é a " tua Carol ?

    Então ela conhece-me bem e sabe que para mim são mais importantes os SRDs do que oa Borders.

    Fico muito feliz com as tuas colocações de um , deixa-me falar , menino que eu acompanho desde 2001 e se tornou o grande homem do agility que és , sem no entanto perder o foco do teu inicio e do que é o agility.

    Por isso tudo tu tambéns és o meu "menino"

    Bj

    ResponderExcluir
  51. Estou há pouco tempo no agility e fiquei feliz em saber de algumas opiniões pessoais do Sr. Arthur, que é da CBA.

    ResponderExcluir
  52. Artur, me desculpe se a minha crítica pareceu dirigida a você, certamente não foi. :)
    Nem a essa mudança, especificamente, e muito menos as pessoas que são a favor do "esporte do border collie". Eu mesma sou louca para ter um border. Seria hipocrisia demais e não foi a isso que me referi.

    Agora, olhando com mais atenção o que eu disse me arrependo um pouco. Acho que não tenho 'cacife' para falar de nada por aqui e não quero mais ser mau interpretada.

    Esperava que o espírito de vencer-vencer-vencer não nos impedisse de ver cada pista como uma vitória. E é, por isso, que critiquei sua colocação. Mundiais são super legais mas pensar muito longe, em qualquer situação, pode nos cegar para as conquistas que já atingimos.

    MÃS, no agility, nem medalhas eu ganho direito, por isso, paro aqui de discutir algo que não tem a ver com a minha realidade.

    Desculpe a confusão. Abraços.

    ResponderExcluir
  53. Carol

    Pensamos da mesma maneira e tratou-se de uma escrita da minha parte direcionada a outro blog e daí deu essa interpretação.
    Para mim agility é muito mais que um mundial,são várias raças e uma interacção?brincadeira entre o cão e o seu dono.
    Tem de haver vencedores e vencidos , claro que sim mas isso é secundário.
    Por isso para mim todas as opiniões são válidas e apenas quis esclarecer um mal entendido ( escrito )
    Mas como pessoa intelegente pensa comigo.Se conseguirmos aumentar 25 cães por prova como vamos fazer tudo em um só dia?

    Bj

    Ps- escreve sempre por favor

    ResponderExcluir
  54. Artur, Carol, Samy e outros...já perceberam que todos nós pensamos da mesma maneira ???
    Podemos por vezes ter opniões diferentes em certos assuntos..aí conversamos e percebemos que no fundo pensamos da mesma maneira, e nós colocamos para fora e isso faz com que outras pessoas que gostam demais de ficar no " muro " nos achem " criticos " ou " chatos "...

    Nós sabemos o valor do agility, do amor que temos por nossos cães e o mundial não está acima de nossos principios...

    Estou errado ???

    ResponderExcluir
  55. Realmente, cedo ou tarde teremos que dividir as coisas, quando as duplas foram muitas e não for mais possível que todas compitam no mesmo dia.
    .
    Mas acho sim que separar por Grau pode criar uma linha muito concreta entre Iniciantes e Avançados. Devemos estudar outra maneira, como Minis e Midis um dia, de todos os Graus, e Standard no outro.
    .
    E se o número começar a crescer muito, também devemos começar a questionar a realização de etapar duplas. Talvez uma só etapa, porém feita em dois dias (por exemplo, Mini e Midi no sábado e Standard no domingo) seja mais confortável para todos. Pode-se diminuir o número de 10 para 5 etapas o Brasileiro. Ou acabar com a Copa CBA e fazer o Brasileiro durar o ano inteiro.
    .
    Sei lá, são apenas idéias alternativas!

    ResponderExcluir
  56. Gosto da idéia de separar mini midis e standard por dia! Ta aí uma boa alternativa...

    ResponderExcluir
  57. É, parece mais justo. Depois é só alternar, um fim de semana os PEQUENOS são no sábado e os Std no domingo, no outro inverte.
    .
    Dessa maneira, não criamos divisórias por capacidade. Criamos uma divisória que já existe. O Iniciante Mini teria a chance de observar o Grau III e aprender com ele.... E por aí vai!

    ResponderExcluir
  58. Realmente Maria... Eu acho que alguma hora terá que ser só uma etapa por final de semana, se o agility começar a se expandir desta maneira...

    Também gostei da ideia de minis e midis em um dia, e standards no outro... :D

    ResponderExcluir
  59. Lembrem-se

    No Brasil usamos a mesma pista para os minis e standards e portanto inviabiliza essa divisão pois teriamos as mesmas pistas nos dois dias.
    Pelo menos no grau III isso seria impossivel de mudar já que o ranking é unificado.
    Mas parabéns começam a pensar em soluções globais e não individuais.

    ResponderExcluir
  60. Caso o sistema em questão se mantenha, devido ao aumento do número de inscritos impossibilitando que todos os graus sejam disputados no mesmo dia.
    Pode-se variar, por exemplo: se nessa etapa do Brasileiro dividimos um dia Iniciantes e Grau 1 e no outro dia Graus 2 e 3; nas próximas etapas poderiamos fazer em um dia Iniciantes e Grau 3 e no outro Grau 1 e Grau 2.
    E assim, iremos sempre alternando!!
    Só uma humilde idéia...não me matem...rsrsrsrs!!

    ResponderExcluir
  61. Continuando meu comentário...minha sugestão:
    Colocar em um dia um grau de "NOVATOS" e outro Grau de "MAIS EXPERIENTES". Exemplo, no sábado poderiam competir "Iniciantes" e "Grau 3", assim teríamos para o público um grupo de cães que estão aprendendo e outro grupo para fazer o show!!! Assim, desafogamos um pouco com relação à todos os Graus competirem no mesmo dia e adaptamos o sistema que está sendo proposto.
    No domingo, iriam para a pista "Grau 1" e "Grau 2".
    Não sei se é uma idéia absurda, mas é uma idéia!

    ResponderExcluir
  62. * Eu, como Iniciante e, portanto, leiga no assunto, pergunto com toda humildade possível: o que impede montar as mesmas pistas nos dois dias e, dessa forma, por em prática a idéia da Maria? Prejudica e/ou ajuda um dos grupos? De que forma?

    * Eu, como carioca, informo: para nós aqui do Rio não fará a menor diferença G2 e G3 em um dia e Iniciantes e G1 em outro. Todas as categorias viajam juntas e, teoricamente, precisaremos ficar os dois dias de qualquer forma. Não há vantagem de cães apenas um dia na caixa, ou passar um dos dias do fim de semana com a família. O que pode acontecer é uma parte do grupo ir embora antes por não ter ninguém ali no G1 ou Iniciantes.

    * Quanto ao apoio de treinadores, graças a Deus eu tenho o apoio do meu treinador, Giovanni, que me dá a maior força para ir pra Sampa participar da Copa CBA e do Brasileiro, além da esposa dele, a Monique, e da equipe Funny Dogs, que não é a minha equipe, mas me apóia assim mesmo. Se um dos motivos das divisões por categorias é o apoio dos treinadores, desse mal eu não sofro.

    * E como competidora Iniciante não curto essa idéia do "errando que se aprende". Já é um nervosismo danado entrar na pista perante pessoas pra lá de profissionais. Enão deixa de ser uma apresentação, a qual você entra lá SOZINHO. E uma só vez! Ou seja, o já mencionado "errando que se aprende" já acontece mesmo tendo as dicas dos treinadores. E ainda temos q. estar sozinhos tb no reconhecimento? Meus pais me ensinaram a andar segurando minha mão e/ou me mostrando o caminho e me deixaram sozinha quando perceberam que eu estava firme e sabia o que fazer. Na natação o professor só te solta ou tira a bóia qnd vê que o aluno está seguro para tal. Na ginástica olímpica, mais ou menos o mesmo princípio. Pq o agility não pode continuar dessa forma? Pq mudar isso? Já erro bastante mesmo com o apoio do Giovanni e aprendo com esses erros. Por isso sou Iniciante. E sei que o Giovanni, assim como outros treinadores com seus alunos, vai me ensinar a "andar" (montar os percursos) e me "soltar" qnd achar apropriado.

    * Enfim, boa sorte a todos no Brasileiro! Estou muito feliz por poder participar de algumas etapas (infelizmente não serão todas por motivos pessoais e profissionais). E que venham novas experiências! =) Afinal, é através delas que chegamos a resultados. Ficar só nas hipóteses, teses e tals, vira muito falatório e pouca resolução! =P

    * AH!! E gostei muito da idéia do Marco Magiolo! =D

    Abraços a todos!!

    ResponderExcluir
  63. Vanessa

    A ideia da separação não visa quem já cá anda mas sim tentar atrair mais gente.Como vc disse e muito bem - apresentar-se perante pessoas par lá de profissionais - Esse é um dos muito motivos pelo que muita gente tem entrado no iniciante e saído, muitas vezes por falta de apoio para essa apresentação e muitas das vezes , quando as coisas não correm bem , pelo ar de alguma chacota, porque não dizê-lo de alguns desses pra lá de profissionais.
    Para quem viaja de outros estados na realidade de imediato parece não trazer nenhuma vantagem,mas será uma experiência com outras se poderão fazer.
    O que não podemos face aos regulamentos ( ranking Unificado ) é por exemplo realizar provas de mini e midi do grau III um dia e o standard em outro ,pois para ranking unificado terá de ser a mesma pista para todos.
    Agoar nada impede quem em vez d eser iniciante e grau 1 em um dia , possa ser iniciante e grau II por exemplo.

    Abs

    Artur Pires

    ResponderExcluir