sexta-feira, 14 de agosto de 2009

CAMPEÕES NÃO SÓ NA PISTA.

Para muita gente o agility é apenas uma competição.Para outros um divertimento e exercício físico para ele e seus cães.O Agility é divertimento.Desde a sua origem é um divertimento e também competição.Mas porque será que a competição tolhe a mente de algumas pessoas de modo a que deixe de ser divertimento?Será obrigatório que quem compete ao mais alto nível esqueça o divertimento ?
Continuando na linha do post anterior, faço aqui uma ressalva para chamar a vossa atenção do site agiliteiros.com pois tem lá matérias muito boas,li uma entrevista de David Munnings , Inglês 3º colocado individual no mundial de 2005.De toda a entrevista muito boa por sinal vou reproduzir aqui um pequeno trecho.

Agilitynet: Você fica muito ansioso nas provas? Se sim como lidar com isso ?

David Munnings: Eu realmente não sofro disso,(?)comigo tem mais a ver com ansiedade.Eu adoro competir e quanto mais gente assistindo, mais eu gosto,então as finais são o máximo para mim.Eu só tenho que lembrar que eu treinei bem meus cães e o que está à minha frente é apenas um conjunto de obstáculos pelos quais eu tenho de guiar os meus cães.Quando coloco as coisas nessa perspectiva,parece que eu esqueço tudo o resto.No fim do dia,eu fiz agility porque eu amo isso,não apenas para ganhar-embora eu goste muito de vencer!Se deu errado,já foi.
Eu ainda estarei voltando para casa com meus cães,que pensam que ganharam independente do que tiver acontecido,e é isso que realmente importa.

Extraído do site www.agiliteiros.com

Recomendo a leitura de toda a entrevista para conhecerem melhor um pouco um campeão.
Talvez essa maneira simples e sentida de encarar o agility o levou a um lugar de topo do agility mundial.Esse sentimento é muito comum em muitos campeões que conheço,mas infelizmente algo distante em outros.Não tem de se encarar o agility só como uma competição, para se conquistar títulos e reconhecimento.O agility é muito mais do que isso só que algumas pessoas esquecem-se disso.

" AGILITY IS FUN "

Esse é o espírito do agility.Ame-o ou deixe-o

30 comentários:

  1. Acho que isso é mais complexo que parece....
    Vamos partir do principio que minha casa é ao lado da pista, saio de casa 15 minutos antes da prova, pago uns trocados para competir e minha pista de treino é no quintal de casa....

    Se eu ganhar ÓTIMO se eu não ganhar volto para casa tranquilamente e continuo meus treinos para evoluir !!!

    Mas se minha casa fica 24 horas do local da prova , não tenho como treinar direito pois dependo de uma serie de coisas para treinar, tenho um custo alto para viajar... Se ganho ÓTIMO, mas em caso de algo dar errado ....literalmente " fudeu " !!!!

    Então a coisa é mais complexa, é mais fácil para quem já mora na Europa, o mundial é no quintal de casa, é mais fácil para quem mora em SP , pois o Brasileiro é no seu quintal, Brasileiro esse que negou sediar uma prova no RJ...parece que ningué gosta de viajar !!!!

    Eu me divirto com o agility, nos treinos geralmente ....mas nas provas o lance é concentração, e nessa hora nem sempre é divertido, mas concordo com o David, quanto mais pessoas assistindo e quanto mais pressão melhor !!!

    Abç

    ResponderExcluir
  2. Aurélio

    Não vou nem comentar os méritos e créditos/débitos da tua colocação.O que está em causa é o espirito da coisa ( agility ) e logo vens falar de mundial ?
    Mundial é uma consequência de se praticar o agility e nunca sua prioridade.Se assim não fosse não teria os praticantes que tem no mundo com apenas 300 duplas a poderem lá estar presentes.Seria com certeza mais de 95% de frustados de lá não estarem?Falas na europa mas esqueces-te que os europeus não se podem dar a alguns luxos que nós aqui.É comparar o imcomparável.

    Abs

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Pela colocação do Aurélio que até entendo, percebe-se que há condutores de agility que não são condutores de agility mas, sim, competidores num esporte que não depende somente dele mas da dupla que ele forma.
    Assim, ocorre de ser ver condutores culparem cães em derrota e ficarem muito insatisfeitos com o resultado obtido se não conquistarem o título disputado.
    O cão sabe disso?
    O cão se divertiu? Ou percebeu a desolação ou raiva que tomou conta de seu proprietário?
    Isso faz bem a ele?
    Certo está o David! Interessa é que os cães voltem para casa sempre felizes por haverem se divertido. Caso contrário, você poderá até mesmo perder seu cão, acrescento.
    Dai, porque penso que o agility jamais poderá se profissionalizar. É que haverá abandono de cão às pencas. Basta que ele não se saia bem no campeonato que seleciona para o Mundial.
    Outra máxima do Agiliteiros.com:

    "Não compre um cão de agility.

    PRATIQUE AGILITY COM O SEU CÃO!!!"

    ResponderExcluir
  4. Artur falei de mundial pq o David falou de mundial, foi um exemplo pq para os brasileiros que chegam lá passam mt trabalho para chegar lá, é muito dificil para nós que colocamos dogs em caixas por horas, gastamos mt dinheiro, etc, e não venha me dizer que é mais difiicil para europeus que para sulamericanos...para começar eles colocam varias dificuldades para entrarmos na europa, foi assim na Noruega, quase que não fomos...existe comparação sim !

    Eu vejo agility como diversão, mas tb como competição, existe os dois lados, mas não me digam para ficar feliz por ter sido desclassificado depois de viajar 15 horas e saber que tem mais 15 horas de volta..isso não existe, ninguém ficaria feliz...qt a brigar ou culpar meus dogs, isso eu não faço, posso ficar chateado na hora , mas é só...tem pessoas que saem rindo da prova após serem eliminados e no treino desconta no dog....mas na prova é só risos !!! ou alguém não sabe disso ????

    Que tal pegar o dog na passarela e enfiar a cara dele na zona para " aprender " a ficar ????

    é tem gente que faz isso !!!!

    E para quem gosta de dizer que faz agility pelos cães e não por si, aí vai um recado, pular , subir e descer causa dor nos cães, causa problemas de articulação, esporte de alto rendimento não é saudavel para humanos e nem para dogs !!!!

    ResponderExcluir
  5. Nisso o Aurélio tem razão. NINGUÉM faz Agility pelo cachorro. Ninguém suportaria fazer Agility caso não gostasse, somente em nome do cão. Aliás, o gosto do cão é algo totalmente subjetivo, não? É sempre sujeito à interpretação do dono. Geralmente o cão que gosta, gosta pq o dono gosta. Dono que não gosta é difícil fazer o cachorro gostar.

    E eu também viajo pra competir, e não é nem um pouco engraçado gastar dinheiro, tempo, suor, sacrifício pra não dar em nada. É frustrante ou, guardadas as devidas proporções, vai me dizer que quem viaja pro mundial e não vence sai felizão? Não sAi, todo mundo vai pra ganhar, e a dura verdade é que ninguém curte perder. Fachadas à parte, a essência do ser humano é a mesma. Varia quem atua melhor na frente dos outros. Salvo raríssimas excessões.

    Até quem faz Agility Recrativo comemora vitória. É a essência do ser vivo.

    ResponderExcluir
  6. Acho que todos passam por uma fase em que o cão é o culpado. No início é assim. E na hora da desclassificação ou do erro a tendência é culpar o cachorro. Quem derruba a barra, salvo raros casos de condutores destrambelhados, é o cachorro. Nesse caso acho que o condutor deve assumir a culpa por problemas de treino, porque passou má informação para o cachorro ou simplesmente porque ele não pediu pra estar ali.

    Quanto a gostar de fazer agility realmente é subjetivo. Acho que os cães gostam de agradar, precisam disso, mas não tem realmente a impressão de que são melhores ou piores que os outros.

    Concordo com todos que colocaram que ninguém faz agility só por diversão. Quem faz apenas por diversão cansa de fazer. Todos tem metas e querem sim ganhar.

    Se alguém aqui disser que faz só pra se divertir peça para que seus resultados não tenham valor para a obtenção dos resultados combinados.

    Como eu sempre digo: esporte faz mal. hahaha

    ResponderExcluir
  7. Olá;

    Vocês provavelmente nãome conhecem, eu sou um fã de Agility, acompanho o que consigo, mas daqui de Brasília é complicado...

    Venho aprendendo sobre o esporte, e tenho lido coisas interessantíssimas, mas o que li aqui me assustou, vou explicar o porque com um exemplo que parecera distante.

    Semana passada, um jovem japônes morreu por excesso de treino de Kendô, morreu por excesso de treino pré campeonato...

    Por que? Porque a muito o Kendo perdeu sua linha mestre, a filosofia do melhoramento pessoal, e está indo em derrocada ao máximo de competição, com carreiras e vidas dependendo disso...


    E o que tem a ver com o Agility e o que estão discutindo? Simples, vocês estão esquecendo o porque se faz agility...

    Esporte faz mal vocês dizem, o cachorro não gosta? Então parem. Todos livros e relatos que leio são de cachorros que se divertem com a brincadeira do agility e com a interação com o dono, seja no quintal de casa, seja na europa em mundiais, e esse deve ser o foco.

    Não eu não sei o que é sair daqui com o cachorro e ir lá, derrubar uma barra e voltar sem nada, mas eu sei o que é sair daqui, passar por 3 kilos de burocracia para entrar na Europa com armas para perder a primeira luta num décimo de segundo, e mesmo assim voltar sorridente pra casa, por ter aprendido mais, conhecido mais, feito mais amizades e ter me divertido com o ESPORTE que gosto de praticar.

    Cuidado com o quão se importam com quem foi campeão e quem não foi, os Grandes Mestres sempre dão mais valor aos discípulos que mais crescem, mais se esforçam, mais aprendem com os erros, seus e dos outros. Campeões, são fáceis de se formar, difícil é formar cárater, não deixem um espírito competitivo atrapalhar essa maravilha que é o agility , essa intereção entre homem e cão... No fim das contas, é só mais uma medalha no porão, já as experiências vividas com seu amigo, são eternas...

    ResponderExcluir
  8. Tairã, falou tudo! Concordo com vc e com o Artur! Se ainda tivesse premio em dinheiro ou fosse um esporte já popular, seria impossível parar esse lado competitivo demais.
    Mas todo mundo esquece da primeira vez q viu o agility e pensou: q legal, acho q meu cachorrinho vai curtir. Eu lembro...e continuo pensando do mesmo jeito...quero ganhar, claro! Mas se não ganho, fico feliz do mesmo jeito. Só uma vez tive uma crise de choro doida. Mas pq sei o qto a Xena gosta de Agility e não conseguia terminar 3 obstaculos com ela.E ela saía da pista com aquela cara de "Parou pq?"
    Frustração pura, por ela ser boa demais pra mim. ;o)
    É isso aí!AGILITY IS FUN! ALWAYS!!
    Pelo menos pra mim :oD

    ResponderExcluir
  9. atençaõ para quem fala que faz bem ao dog , é melhor se informar e perguntar para qualquer fisilogista, ortopedista , etc...a vida de um atleta de alto nivel é de dor, problemas articulares, morrem mais cedo ...etc

    Se funciona assim com seres humanos que tomam varios suplementos imagine um cão que só come ração e nem sempre as melhores ...

    Pense bem, agility faz bem, agility de alto nivel...não faz bem para o dog a longo prazo...

    Oscar campeão de basquete disse uma vez, todo atleta convive com a dor...ele deve ter hj uns 50 anos e tem dificuldade para andar...meu pai tem 57 e caminha melhor que ele, ah meu pai sempre fez seu esporte como lazer, nunca treinou diariamente...na época que treinava todos os dias, meu pé estava sempre com bolhas e tinha que fazer gelo nos joelhos diariamente !!!
    Saudável????

    Os dogs ficariam tão felizes quanto fazendo agility se jogassemos uma bolinha no parque para eles, tanto é verdade que fazem agility pela bolinha....pensem bem antes de defender essa tese de que o dog adora o agility, ele adora a bolinha !!!!

    Eu fui para a Noruega e adorei ter ido lá , feito novos amigos , aprender mais, etc...na Finlandia idem, mas sempre temos objetivos....no mundial eu não pensava em ganhar , pensava em ficar entre os 15, não deu e fiquei triste...qual o problema?????

    Resultado é uma coisa, ficar feliz com a viagem e com a experiencia adquirida é outra...

    ResponderExcluir
  10. ah, seu Kuka, esqueci de falar...não precisamos de agility profissional para começar com os descartes de dogs não competitivos...ou não sabemos de pessoas que treinam o dog por uns meses e depois vendem ou doam por não renderem o desejado...o sr conhece algumas pessoas assim ???? qd não vendem deixam no canil sem nenhuma atenção....
    Bem parece que isso já acontece...

    Precisa de nomes ?????

    ResponderExcluir
  11. Bom, se o agility competitivo faz mal a saúde dos cães, cabe ao dono fazer mais do que só oferecer ração e vacinas anuais. O tanto de cuidado médico que eu vejo pessoal tendo com seus cães lá fora é absurdo. Aqui no Brasil dá pra fazer umas medidas preventivas, como acupuntura, fisioterapia e em SP até quiropraxia tem. Dá pra começar a dar suplementos para as articulações como medida preventiva, outro dia postaram o vídeo de uma vet ensinando a alongar so cães, foi muito bacana. O importante é manter o cachorro em forma, e não deixar ele no canil a semana toda e pedir o 5m/s no fim de semana. Ae acaba com qualquer um mesmo.

    ResponderExcluir
  12. Bem chegamos a uma conclusão..faz mal..se é preciso acupuntura, fisioterapia , etc...

    Então jogar uma bolinha é mais saudável e para o cão tão divertido qt o agility, certo ???

    Logo fazemos agility por nós e não pelo cão !!!!

    Na Finlandia , acupuntura é "doping " !!!!!não sei se é assim que se escreve....

    ResponderExcluir
  13. Na verdade, agility é muito diferente de jogar bolinha. O cachorro tá interagindo com o dono, está superando obstáculos e tem não só esforço físico como mental. Basta moderação e cuidados :)

    ResponderExcluir
  14. Barbaridade!
    Jamais imaginei o Aurélio tendo essas idéias sobre o agility.
    Se é assim, Aurélio, a decepção é muito grande, já que vc me conhece e sabe como cuido dos cães, inclusive da Cacau, qdo vc se revolta por erro exclusivamente seu.
    Pelo que vejo, eu que tanto o estimulei, aceitando como "verdade" o que voce coloca tenho, obrigatoriamente, que concluir que vc, grande competidor, com espírito competitivo bastante exacerbado, TEM ABUSADO (palavra mais delicada) DA CACAU, que serve como instrumento de sua realização como agilitista ou agiliteiro.
    Se vc pensa dessa forma e gosta tanto de seus cães, para com o agility competitivo e tenha em mente o qeu todos colocaram, pois, na realidade, o agility bem feito é saudável aos cães até mesmo para seu comportamento. Se o cão não pode mais fazer agility competitivo, faça-o mais suave e pratique outro esporte em que o instrumento seja matéria inanimada, pois essa não sentirá dor nas suas mãos.
    De vc, não esperava tal reação.

    ResponderExcluir
  15. concordo...mas com moderação e cuidados não se tem desempenho...moderação não existe... acho ainda que para o cão a bolinha tem a mesma interatividade, qt a parte mental eu concordo,mas será que o cão prefere pensar ou buscar a bolinha ???? Pq eu digo que para o cão a bolinha é mais legal, tanto q faz agility por uma bolinha.... não questiono se é melhor mentalmente...

    ResponderExcluir
  16. agora ficou louco né Edu..quer que eu coloque nomes de pessoas e escolas que usam por exemplo carinhosa nops treinos, que tal quem bate no dog na passarela..quer mais..vc sabe disso né ???

    Não entendi pq a revolta comigo, ou vc acha que um cão que corre feito um louco, gasta as almofadas da pata numa grama sintetica, cai num carpete, tem problemas articulares, manca após alguns treinos, etc ...

    Meus dogs , assim como de todos devem ter algum desconforto, pq todos os atletas tem esse desconforto ( dor ) ou vc acha que são maquinas q n sentem nada, sinto muito se vc acreditava que o agility só tras beneficios...

    Pelo menos eu não uso e nunca usei esses artificios....( carinhosa, barra de metal, etc...)

    Revoltado comigo ?????? Tem certeza ????
    Acho que poderia explicar melhor essa revolta, pois te considero um amigo...e se por dar essa opnião sobre os beneficios e problemas que qualquer esporte te deixou assim oq dizer de outras atitudes ????????

    ResponderExcluir
  17. Na moral, oq faz mal pra cachorro eh fica em ksa o dia todo deitado no sofá. É ficar a vida toda no esquema de canil. E só sair duas vezes por dia pra dar uma volta no quarteirão pra não fazer cocô em casa. SE o cachorro tá sofrente danos físicos graves por conta do agility, alguma coisa tá muito errada com a maneira como o agility é treinado com esse cachorro. E isso vai da conciência de cada um. Claro que pode existir moderação, e se não for possivel ganhar um mundial sem ela, eu quero mais que o mundial se dane.

    ResponderExcluir
  18. A conversa para mim era...agility só tem beneficio ??? para mim não !!!
    É possivel fazer agility só por diversão ??? no meu caso não, se fosse só diversão apenas treinava , não faria viagens cansativas para mim e meus cães...
    Deu para entender ???

    ResponderExcluir
  19. Mesmo no competitivo, pode existir moderação quanto ao tratamento dispensado ao cão para que ele não tenha qq tipo de sofrimento.
    Estranhei muito e me decepcionei porque aceitando o que vc coloca como verdade, ou seja, que o agility competitivo é prejudicial, subscrevo o que a Lady Violet colocou: o mundial que se dane. Qto aos demais condutores por vc mencionados e não nominados, com razão, vc sabe muito bem como ajo a respeito. E todos sabem, inclusive os mais experientes, pois me conheceram à época da CBA.
    Sempre achei que a Cacau corria e saltava porque gostava e não para agradá-lo. Vc conhece bem a Kuka e sabe muito bem que aquilo para ela até hpoje é divertimento total e qdo teve uma pequena dor, foi tratada melhor que trato a mim mesmo. Por que coloquei no Código de Ética aqueles princípios? Para que todos se lembrem da importância do cão na prática do agility e o preservem. Se te entendi mal, desculpe-me, mas vc foi ilógico ao dizer que o agility competitivo faz mal. Faz sim, se mal feito ou o cão mal cuidado. Depende do cão. Ele com o tempo baixa de produção. Veja a Kuka o que é hoje e foi há 4 anos. Mal treinada por ignorância minha, parará cedo, mas vc sabe que há cães disputando o Mundial em idade bem avançada.
    Portanto, o agility, mesmo que competitivo não faz mal. Depende do cão, como em outros esportes depende do atleta. Mas todos bem cuidados terão uma longevidade maior. No seu caso, espero que cuide muito bem da Cacau, caso contrário terá um inimigo e não amigo, pois vc ainda tem muito a dar ao agility. Certas decepções somem de nossas mentes, ainda que causados por terceiros, desde que nosso objetivo seja alcançado mais adiante. É o seu caso.
    O agility, mesmo competitivo, com os cuidados necessários é divertido também para o cão que sempre estará interagindo com seu dono.

    ResponderExcluir
  20. Esporte faz mal a saúde? Entãosaúde e bem-estar agora é só medido por sua longevidade e quão bem estão suas juntas? Sua felicidade, interação social e aproveitamento de cada dia não conta? Cuidado com o que é "fazer bem" e "fazer mal", sejapara o cão, seja para vocês mesmos.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Vou postar minha ultima opinião aqui e depois não falo mais a respeito. Só individualmente, pessoalmente ou pelo msn:
    - Agility competitivo só faz mal pra cão q tem dono inconsequente, ignorante, irresponsável, egoísta e sem escrúpulos, q pensa só nele e numa droga de uma medalhinha!
    - Pro dono q é consciente, responsável, q se atualiza e se preocupa com seu cão, é mais uma atividade saudável pra se fazer junto com seu cão q o ama e venera!
    Vc pode ser competitivo no agility, sem maltratar seu cão. Basta estudar, procurar novas técnicas de treino e se ATUALIZAR, q com isso as vitória virão naturalmente, como resultado de um bom trabalho e um ótimo relacionamento com seu parceiro de time.(Seu cão)
    Q é exatamente o q o David diz na entrevista.

    E o q é o Agility competitivo afinal??
    O q vc ganha com isso?
    Vc seria capaz de maltratar seu cão por causa de uma medalha?? Um troféu??

    Me desculpem, mas é ridículo!
    Vc não ganha nada!!
    Nem dinheiro, nem prestígio (já q ninguém sabe o q é agility no Brasil mesmo).
    Não se ganha absolutamente nada de valor material, nem pessoal e muito menos profissional.
    Eu gostaria sim de ganhar, mas nunca, NUNCA judiaria da Xena ou de nenhum dos meus cães pra conseguir isso.
    Gostaria sim de ir ao mundial, mas estaria mais feliz por estar lá,por ver os melhores do mundo, com as MELHORES E MAIS HUMANAS TÉCNICAS de treinamento, mesmo pegando ultimo lugar e desclassificando todas as pistas. E não ficar "P" da vida com meu cão pq derrubou uma barra.
    E eu poderia sim me dedicar mais e até tentar uma classificação. Mas depois q vi o desespero da Xena por ter ficado 12 horas na caixa de transporte sozinha no porão do avião indo pro México, eu penso duas vezes se valeria a pena.
    Tem uma grande diferença entre agility competitivo e o querer ganhar a qualquer custo.
    O querer ganhar a qualquer custo é o câncer de QUALQUER esporte.
    E qdo começa a se pensar q só se pode vencer ou se dar bem assim, é pq vc está a um passo de precisar de uma "quimioterapia".
    Meu msn, pra quem quiser falar mais sobre isso é witch_mab@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Também vou colocar minha última mensagem...não apenas nesse tópico, em qualquer um....menos no blog do Fabiano, em mais nenhum outro..pois sempre que coloco algo , seja em blog seja em forun, ninguém concorda e acima de tudo ´sempre tem alguma distorção nas coisas que eu falo e outras são esquecidas ou não lidas, só conseguem ver oq querem....

    Primeiro JAMAIS cuidei mal de um cão meu, eles não vivem em canil, vivem dentro de casa, eu jamais vendi um cão meu por não render td que eu quero, jamais colquei carinhosa ou qq outro tipo de material que prejudicasse a saude fisica deles....

    Não penso em vencer a qualquer preço, tento evoluir e muitas vezes com métodos novos depois de conversar com a Val, e vc sabe disso né Val ???

    Segundo eu coloquei que o agility tem desvantagens e tem , como qualquer outro esporte, volto a dar o mesmo exemplo, Oscar não consegue nem caminhar direito pelas dores, isso não é saudavel, mas com certeza ele faria td outra vez para ser e fazer td que ele fez e conquistou no basquete, ninguém descuidou dele, mas uma rotina de treinos não é saudavel, correr 3 km por dia é saudavel, correr 30 por dia não é !!!!

    Saúde é longevidade com qualidade, se com 30 anos vc ja fez cirurgias e ainda sente dor diariamente...isso não é saude, pessoas que não fazem nenhuma atividade tb não estao saudaveis apesar de nao sentir dor nenhuma muitas vezes....

    Um cão que faz agility, pode sim sentir dores , mesmo musculares e não reclamar pois são " LOUCOS POR UMA BOLINHA " que é o premio deles.

    Quem acreditar que agility só faz bem para um cão que gasta as almofadas e cai em carpetes, além de correr feito um louco me desculpe, mas está fechando os olhos...agility é muito legal, mas não é só vantagens....tem os dois lados....eu faço e acho que esse preço faz parte do pacote, gosto de correr na rua, me causa dor nos joelhos, mas eu gosto e faço isso, as vezes tenho que fazer gelo, mas eu gosto e vou outra vez correr...
    Repetindo meus cães são bem tratados e cuidados, não uso nada que prejudique a integridade fisica deles, mas levar um corpo ao extremo da qualidade fisica, e é isso que buscamos, velocidade e trajetoria...ou seja limite !!!
    Para mim acabaram os comentarios...assim como a Val só msn ou pessoalmente.

    ResponderExcluir
  24. Arthur

    Primeiro queria te agradeçer por esses posts que vc tem colocado(e tentar mudar mudar um pouco o foco da discussão, pois acho que tomou um rumo diferente do seu objetivo), achei Show de bola, eu tb sou competitivo por natureza e as vezes a ansia por resultado nos faz esquecer o que norteia o agility, sei que as vezes esquecemos o espirito do "agility is Fun", mas isso TEM que ser sempre o que nos leva a pratica-lo.

    Obrigado por me lembrar disso. Vou levar comigo essa mensagem, e quero le-la antes de entrar nas pistas

    Qto ao que foi dito aqui, Não acho que precise levar os cães alem do limite para serem competitivos, acho que um trabalho certo e de qualidade, cuidados com a saude, dão mais resultado... Eu pelo menos nunca fiz isso com os meus dogs, graças a Deus nenhum deles nunca se machucaram fazendo agility, mesmo sabendo que ainda poderia fazer mais por eles, afinal sou um pouco relapso na parte de alongamento, mas ainda quero chegar lá

    Abç

    Alex

    ResponderExcluir
  25. Olá Artur e pessoal!

    Primeiro vou falar da emoção que sempre foi para mim treinar a Panda: Lembro dos primeiros treinos,ela feliz, por ter uma atividade diferente, aprendendo a cada curva nova.Eu sonhando com aqueles mini percursos de iniciantes(rs)e admirando mais ainda minha companheira, que além de tudo que já representava para mim, agora,possibilitava minha integração com novos amigos,a experiência de competição. E Val, é verdade,nada de choro em desclassificação!E aprendi isto qdo chorei muito no AMC!Mas não pq minha Panda errou,(pois ela não errou!),mas pq eu não estava preparada para todo aquele desafio,não acreditei em mim,e fiz com que minha companheira se perdesse nos percursos..Depois daquilo voltei a reafirmar o que sempre achei e senti:agility é sobretudo um bom momento entre vc e seu cão!E se tudo der certo no percurso,e vc chegar a uma medalha,este momento passa a ser ótimo!Sim, eu amo o agility, mas, sim, eu amo muito mais a minha cachorra!(rs)

    Bem,quanto ao restante estou 100% com seu Kuka! Lamentáveis as palavras do Aurélio, que diz terem sido distorcidas, mas são bem concretas. As comparações foram infelizes:falar em treinos que machucam, ou cães sem cuidados é esquecer de mais de 100 condutores que pagam veterinários especializados para seus cães,compram rações especiais e amam de verdade seus companheiros! Em todo o esporte existe alguém que tenta impor formas erradas de desenvolvimento,e isto não é diferente no agility.

    O campeonato mundial é a vitrine que nosso país precisa para desenvolver-se mais,para aprender,para crescer!Nada termina naqueles três dias de competição.Aliás, estes três dias são o inicio de muito trabalho.A medalha é consequência do trabalho bem feito.E nosso campeonato brasileiro em São Paulo funciona,ao meu ver da mesma forma,pq aqui residem a maioria de agilitistas,bem como a maioria de integrantes da equipe brasileira.Como o Fab mesmo disse, no seu blog(leio sempre!)há uma diferença entre treinar em casa(Sul)e acompanhar as competições com os expoentes do agility. Para mim isto é óbvio e nada tem a ver com bairrismo.

    O excelente atleta de agility,ou melhor um ícone de nosso esporte,é aquele bom em pista,bom com seu cão,e bom com as pessoas ao seu redor. não há como ignorar isto nos tempos atuais.Tanto é verdade que alguns atletas afastaram-se naturalmente de provas e competições...

    Muito mais importante para o tema iniciado pelo Artur,são a sintonia da dupla,a disposição para os treinos,a motivação para o esporte...

    Uma pena que o assunto tenha sido desvirtuado, em um pé que mais parece uma tentativa de denegrir o esporte, e de jogar abaixo o trabalho de ampliação do mesmo. Ora,dizer a um iniciante:"seu cão vai sofrer,tenho certeza que ele sentirá dores,que irá se machucar...",está longe do trabalho de divulgação da nossa atividade!Aqui vou copiar a Val e assinar embaixo:"- Pro dono q é consciente, responsável, q se atualiza e se preocupa com seu cão, é mais uma atividade saudável pra se fazer junto com seu cão q o ama e venera!"

    Assim como o Edu,sempre tive muita admiração pelo Aurélio,como esportista com sua Cacau.Sempre tentando superar os desafios de forma fria e controlada.Agora me parece que isto era na verdade um sofrimento mútuo,sem qualquer alegria. Uma pena,considerando quem esteve representando nosso país,e subiu ao pódium em um momento de emoção máxima,a quem se dedica duramente!As chances de ir até lá, de representar nosso país são para poucos,e estes poucos deveriam aproveitar totalmente esta chance.Se assim não fizerem, jamais terão a possibilidade de serem excelentes atletas.

    Quem vem a público dar sua opinião, tem a obrigação de encarar as respostas.Obrigada Artur pela oportunidade, e desculpem,todos,pelo post longo!Um abç,Helô.

    ResponderExcluir
  26. Amigos (as)

    Primeiro que tudo quero dizer o seguinte. Conheço muito bem o Aurélio e sei que ele jamais ultiliza métodos que possam infligir qualquer dano aos seus cães para obter um resultado no agility.No entanto a discussão tomou um rumo que não era o desejado.Na realidade o agility deve ser encarado como um esport, diversão,companheirismo etc.Eu fui atleta de alta competição ( Joguei hóquei em patins dos 8 aos 27 anos de idade ) e nem por isso me sinto um inválido.No entanto jamais joguei com qualquer deficiência fisica nem injectando qualquer produto para aliviar dores.Talvez por isso me sinto bem apesar de um pouco ??? gordo.Cada um tem de saber como dosear e preparar o seu esforço e neste caso do seu companheiro.
    Sabemos todos que algumas das colocações do Aurélio até têm razão de ser mas este não é o local para o discutir .No entanto se alguém sabe de maus tratos nos animais tem obrigação de o denunciar , no agility ou na vida.
    Exemplo de frustações o nosso amigo de Brasilia,seja muito bem vindo, falou do seu exemplo e outro esport mas podemos recuar ao mundial da França e lembrar que o Filipe viajou e não competiu pois não foi encontrado o microchip na Fanny.Sei muito bem o que passamos juntos e as lágrimas dele na bancada quando os seus companheiros reconheciam a pista.Ele teria acho que uns 16 ou 17 a nos no máximo.Não havia palavras possiveis para aquela situação.Eu apenas lhe disse que ainda iria têr muitos mundiais pela frente.Já lá esteve e este ano vai voltar.Tudo isso faz parte da nossa vida.Que culpa teve a Fany do sucedido? Nada.
    No agility é uma dupla e da mesma maneira que nunca vi nenhum cão fechar o seu dono na mala do carro depois de serem eliminados por culpa deste, também não gosto de vêr o contrário.
    É disto que trata este tópico.
    Mas como em tudo vai sempre existir discussão sobre este tema.
    Aurélio e demias muito obrigado pelas vossas colocações e enquanto pelo menos alguns " discutirmos" estes assuntos, muitos outros que lêem mas têm medo de dar a sua opinião ficam a saber que alguèm se importa por algo que devia ser uma preocupação de todos.Tornar o agility cada vez mais prazeiroso para o homem e para o animal.

    Abs

    ResponderExcluir
  27. Marco Magiolo
    Artur, tenho acompanhado a discussão, mas agora não aguento mais, vou falar.
    Acho que algumas pessoas já me conhecem e sabem do trabalho que venho desenvolvendo na Cãopetição de um ano e meio pra cá. Primeiro lugar, vou falar como Veterinário. Esporte NÃO FAZ MAL A SAÚDE. Cães que praticam agility desenvolvem musculatura e ossatura muito mais resistente e levam uma vida muito mais sáudável do que qualquer outro cão. TENHO TRABALHOS CIENTIFICOS PARA PROVAR E ENVIO PRA QUEM QUISER. Como dito anteriormente, é comum algumas pessoas dizerem que atletas tem uma vida mais curta ou com mais dor e toda essa coisa...esporte é esporte...a diferença é que algumas pessoas não medem suas consequencias para atingir um determinado resultado, isso não é só no agility, é o futebol, no basquete, no volei, no atletismo, etc... AGILITY É DIVERSÃO, TODO ESPORTE DEVE SER ENCARADO ASSIM, o resultado é consequencia. Recentemente fiz um treino com uma amiga e ela me contou de toda sua decepção com o que viu algumas pessoas fazendo com os cães (não preciso citar nomes aqui), conversamos muito e sabe a que conclusão chegamos? Dá pra ter um ótimo cão, competitivo, e feliz, brincando no agility e vencendo. Gosto de ser eliminado? Não! Já fui eliminado, dói. Você treina o mês inteiro e aí é eliminado....é um saco, mas é do esporte. Já pratiquei outros esportes profissionalmente e vc encontra todo tipo de gente...inclusive aquelas que forçam a barra pra conseguir melhores resultados.
    Bom, o que eu quero deixar aqui é que eu concordo em 100% com o Sr. Artur e com a Val!!!!
    A melhor maneira de se construir um campeão é com calma, degrau a degrau, sem apressar nada, com tudo ao seu tempo....E SE DIVERTINDO MUITO.
    Mais uma coisa...pra que disse que a alegria do cão é subjetiva....uma coisa eu deixo claro: CÃO NENHUM SERÁ BOM DE PISTA SE NÃO ESTIVER BRINCANDO E SE DIVERTINDO
    Quem não tem vontade de disputar um mundial??? Claro que temos, mas, como estava falando com essa minha amiga, a que preço??? Esfregar o nariz do cachorro na zona??? Treinar horas e horas, todos os dias até o cão ter uma ruptura de ligamento cruzado cranial??? Usar barras com tachinhas??? Esse preço eu não pago...agora é preciso isso para ter um cão competitivo e ir para um mundial?? BESTEIRA!!!!! Quem o faz pode até ter chegado lá, mas a que preço???
    ....chega, senão, não paro de escrever!!!

    Marco Magiolo

    ResponderExcluir
  28. Marco

    Tu tens agility nas veias, vibras como ninguém com as tuas pistas e os teus alunos,mas continuas lucidoa acerca dos valores principais destee sport.Parabéns.Essa tua amiga foi criada com avlores muito positivos de como tratar pessoas e animais e por isso algumas desilusões porque infelizmente no mundo encontramos de tudo, infelizmente não vivemos num mundo perfeito.
    Continua a divertir-te com os teus cães e passa essa emnsagem aos teus alunos.Só por isso já vale a pena.

    Abs

    ResponderExcluir
  29. Marco Magiolo
    Pois é Sr. Artur...acho que podemos sim nos divertir e conseguir resultados com nossos cães. Sou um apaixonado sim por esse esporte maravilhoso, mas não deixo essa paixão me cegar...faço meus treinos procurando sempre a excelencia de resultados, mas sempre com prudência e ponderação. Tudo na vida é consequencia de garra, determinação e MUITA ALEGRIA NO QUE SE FAZ. Isso em tudo na vida. Não adianta ser advogado, engenheiro, veterinario, medico, ou qualquer outra coisa se vc não ama o que faz, NUNCA SEU TRABALHO SERÁ BEM FEITO. Assim como em qualquer esporte.
    Um abraço e vamos continuar com essa alegria em nossos treinos e quando vamos disputar uma prova. É isso o que prego para meus alunos, para quem me pergunta sobre o agility e para mim mesmo.
    Abraço a todos
    Marco Magiolo

    ResponderExcluir