segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

COPA CBA 2009 - THE END

Agora sim o ultimo post sobre esta Copa CBA 2009.Tivemos 10 etapas de muita luta em todos os graus e categorias e o numero médio de inscritos diz que a Copa CBA é um campeonato todo ele especial.Primeira prova nacional do ano, que desde logo define os pré seleccionados para o campeonato do mundo do ano seguinte e este ano também com o atractivo do grau II dar como premiação uma viagem ao Américas & Caribe no Chile em Março do próximo ano,foram atractivos mais do que suficientes para ser um campeonato muito bem disputado.
No entanto em meu entender algumas coisas deverão ser alteradas para a próxima edição.
-A principal alteração deverá ser o acabar o OPEN II e III e estes graus terem pistas e classificações separadas.A pré selecção sairia do grau III e os vencedores de cada categoria do grau II estariam também na pré selecção.
No actual modelo a grande maioria dos competidores do grau II sente imensa dificuldade nas pistas do OPEN pois na sua maioria são pistas de grau 2,5 para 3.O juiz do grau III e do grau II deverá ser o mesmo que asim poderá diferenciar o grau de dificuldade certa para cada grau.
-Quem começar a Copa no grau II deveria terminar a Copa no grau II concorrendo ao ranking e também ao pódio.
Outra alteração, esta até poderá ser mais imediata seria a criação da categoria iniciante avançado para os condutores do grau II e grau III poderem pôr em pista os seus novos cães.Esta categoria pela experiência dos condutores e pelo trabalho mais avançado que fazem com os seus cães poderia saltar o mesmo do actual iniciante para a categoria mini/midi e os standard poderiam saltar os 55 cm.
Acabou a Copa CBA 2009, vamos preparar a de 2010 com antecedência, tentando que ela seja cada vez mais atrativa e a competição mais justa?
Deêm as vossas opiniões.

38 comentários:

  1. Sr. Artur, aprovo a idéia da separação dos Graus 2 e 3!!! Quem passa ao Grau 2 em meio à Copa CBA, passa na realidade do Grau 1 para o Grau 3 e sofre muito (meu caso, então aprovo)!
    Adorei também a idéia dos Iniciantes Avançados! Condutores experientes com cães novos deveriam ter uma categoria onde pudessem treinar e competir!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Tudo perfeito Artur.
    Mas onde arranjar tempo para montagem de tantos percursos.
    òtima a idéia dos iniciantes com condutores experientes.
    Isso evitaria que eles somente trouxessem cães novos já preparados para o G1, o que prejudica condutores de G1 que não têm tanta experiência mesmo que aqueles não disputem podiuns ou classificações.

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre fuii contra ao OPEN. Desde o inicio alertei sobre a desvantagem do Grau II.
    Quem sabe agora a CBA corrija o erro.

    Quanto ao Iniciante Avançado sou totalmente contra.
    Condutores do Grau 2 e Grau 3 que entram no Iniciante nao deveriam disputar podium. Seriam café com leite, somente para o cão ir pegando experiência.

    abraços e FELIZ NATAL

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o Sam, se querem entrar em pista , basta entrar sem valer nada, afinal o iniciante é só para inciantes, os outros podem entrar para ajustar o dog ao evento em si, mas não pensando em podio !!
    Afinal se um condutor G3 entrar em pista no iniciante pensando em podio...é no minimo uma loucura !!
    Quanto ao open, o problema para mim está um pouco antes...pq é facil demais chegar no G2 e depois tomam pau...tem que dificultar o G1...e dificultar o G2...caso contrario vamos colocar todos no G3...sem muita seleção !!!

    Abç e feliz natal.

    ResponderExcluir
  5. Bom vamos por partes:
    Eduardo hoje temos dois reconhecimentos no open um de grau II e outro de III. O que mudaria seria a mudança de pista que sendo o mesmo juiz seria bem rápida.
    Sam o iniciante avançado concorreria em outro pódio só para eles, portanto não interferindo com quem está a começar.
    Aurélio exatamente para ser mais fácil do juiz fazer psitas de acordo com o grau é que deve haver essa divisão.
    No entanto tudo isto são minhas opiniões e como tal com a validade que elas têm.
    Abs

    ResponderExcluir
  6. Concordo com a separação dos graus. A formação da pré seleção pode ser discutida. Acho que todos, ou a maioria, devem vir do Grau mais difícil.


    Iniciante avançado? Não sou nem contra nem a favor, desde que não vá atrapalhar o andamento das provas.

    ResponderExcluir
  7. Samy

    A pré seleção sairia do grau III e apenas os vencedores do ranking mini, midi e standard do grau II estariam também na pré seleção.
    A ideia do iniciantes avançado seria para os condutors(as ) mais xeperientes e que por isso têm o treinamento mais avançado poderem competir sem interferir com o iniciante puro.
    Quanto ao andamento das provas não haveria problema.

    ResponderExcluir
  8. Discordo da categoria Iniciante Avancado. Penso como o Aurelio, um condutor avancado deve usar o Iniciante, se assim quiser, apenas para familiarizar o cao e ajusta-lo para o Grau 1 como e' hoje, sem subir ao podio para nao interferir com condutores iniciantes.

    Miguel.

    ResponderExcluir
  9. Acho que o Artur deixou claro que o pódio seria outro para o iniciante avançado. Nada contra.
    Para mim, isso deveria ocorrer também no G1 quando os condutores mais experientes competissem nesse grau.
    Se, como explica o Artur, a preparação das pistas não tomar muito tempo, concordo totalmente com as colocações por ele feitas e tomara sejam adotadas, inclusive para a composição do quadro dos pre selecionados.

    ResponderExcluir
  10. DR

    O pessoal lê tudo a correr e depois..... não entende nada.
    Vou dar um exemplo.Eu tenho em casa um border ( ex grau III) Juca Bala que gostava de ele voltar a competir, quem sabe comigo, piada do século, mas ele não pde entrar no iniciante sem ser com uma criança menor de 12 anos.Assim já poderia.E tem mais exemplos de aplicação desse iniciante avançado que nada teria a vêr com o iniciante actual.

    ResponderExcluir
  11. Artur

    Acho que vc. está misturando as bolas.
    Mais uma Categoria Iniciante Avançada? No caso do JUCA não seria a Categoria Veterana, que NUNCA decolou no Brasil?

    Quantos cães teriam essa Categoria Iniciante Avançada?
    Será que vale a pena montar uma pista e perder mais tempo com as provas e mais medalhas?

    Não seria melhor esses cães ( no caso do JUCA) entrar no Grau 1 saltando a categoria MIDI?

    O que está faltando para nós são os bons e velhos MATCHES, assim todos poderiam brincar sem problemas.

    ResponderExcluir
  12. Sam

    O Juca é um exemplo mas sabemos da existência de vários casos de compeidores que podiam já estar a competir com novos cães e não o fazem pela altura que eles têm de saltar.Daí a ideia dos 55 cm.SEria a mesma pista só com altura diferente.
    Infelizmente o veterano não consegue decolar.
    Qual será o motivo ?
    Quanto aos Matchs 100% razão.

    Abs

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Eu concordo e acho ótima a categoria iniciante avançado.
    Ninguém pensa naqueles q tem um cachorro encostado em casa, pq não conseguiu aprender o slalom ou a gangorra.
    Ou no dono de escola, q o cliente paga pra ele treinar e competir com o cachorro, e não pode nem levar uma medalha pra mostrar pro dono q o cachorro foi bem.
    Ninguém gosta de ir competir, ir bem e sair de mãos vazias.
    Eu acho q se todo mundo paga inscrição, se desloca até a prova e compete, deveria ter direito a disputar pelo menos uma medalha.
    Eu mesmo tenho 2 cães nessa situação. A Lilo e o Vader q não aprenderam o slalom ainda. A Lilo até q tudo bem, pq é mini e a altura do salto não difere muito. Mas o Vader, já salta standard e, particularmente, não acho nada bom competir com ele com a altura do salto do iniciante.
    Ele não derruba barras, mas isso pode fazer com q ele comece a fazê-lo. A Lilo, por exemplo, sempre q competiu, ficou entre os 5 primeiros, mas até hoje não tem uma medalha, tadinha!
    Acho a idéia excelente e com um mínimo de organização, dá pra fazer cada vez mais gente se interessar em competir fora do quadro dos "imortais" pra onde nosso agility sempre foi voltado.
    Quanto a categoria veteranos, acho q não decola pq na verdade não temos tantos cães com idade assim. Ou então, seus condutores são daqueles pessimistas,q sempre acham q "o agility não mudou nada", "continua tudo a mesma me%#@" e aí nem aparecem nos veteranos e nem com novos cães.

    ResponderExcluir
  15. Eu concordo com a Val no requisito medalhas, acho inadimicível, mudar de grau durante a Copa, concorrer ainda pelo grau anterior, disputar os podntos pelo anterior, ter tempo do mesmo e não poder ir ao pódio! Não entendo essa decisão... Qto a categoria vetereno tb penso o mesmo, se fosse para criar um nova categoria q fosse a Mini Mini com é feito nos Estados Unidos, cães com menos de 30 ou 32 cm não ao certo! Teria mais cães nessa categoria!!!

    ResponderExcluir
  16. Não entendo o porquê dos pódios separados.
    Acho que se um condutor avançado está no grau 1, é por que ele é G1. Não estamos falando só do condutor, temos um cão inexperiente também.
    Uma dúvida quanto ao iniciante avançado, qual seria o critério para definir os condutores aptos a competir nessa categoria?
    Não sei, mas já estou um pouco avesso a essa idéia. Acho que o iniciante deve ser para quando os dois são inexperientes. Ou algumas exceções como criançinhas que queiram entrar. Se alguém, "avançado", quer ganhar experiência, que ganhe no G1 ou no G2.
    Enfim, acho iniciante avançado e pódio separado, o cúmulo da competitividade.

    ResponderExcluir
  17. Concordo com a Val e com a Vivy! Temos que separar as coisas! Temos aqueles que querem disputar vagas para mundiais, pre-seleções e tudo o mais! E, temos aqueles que querem se divertir independente da competição! Então aprovo os Iniciantes Avançados!

    ResponderExcluir
  18. Dificilmente entro em "discussões", estou presente em provas oficias desde 1997, acho que as categorias que temos hoje no Brasil, são perfeitas e de acordo com o nivel do competidor/cão em que está nela. Concordo 100% com o Samy.

    Já pensou se virar moda de categoria especial para algum tipo de condutor ou cão?
    Seria um final de semana inteiro literalmente de prova e a secretária de cabelo em pé!!rsrs

    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Marco, discordo de você em um aspecto....deveriamos tentar fazer todos que estão no agility primeiro pensar em se divertir e seleção, mundial e etc, seriam uma consequencia.
    No Brasil o esporte foi moldado em torno dessas coisas, diferente do resto do mundo que primeiro começou como brincadeira, e depois veio a competitividade...
    Utopia, mas....

    ResponderExcluir
  20. Artur, totalmente fora do assunto,mas como não existe topico para isso, se vc quiser criar outro ...
    Assisti um video da Vivian que ela cai na frente do tunel...ela bate no tunel e cai, o dog sobe a rampa que era o obstaculo certo, mas aquele " toque " no tunel não merecia uma eliminação ???
    O video para quem quiser ver esta no blog da Luciana .
    Abç

    ResponderExcluir
  21. Aurélio, foi o seguinte, antes deu tocar no túnel, o q realmente me parou foi o saco de areia q estava do lado esquerdo do túnel, a batida no tunel foi a consequencia da batida na areia, achoq foi essa a interpretação do SR. Artur! Veja no video q eu toco antes no saco de areia, tanto é q cai no chão apoiando o lado esquerdo! Os outros condutores tb cairam no mesmo local, tanto é q o juíz pediu para tirar a areia!

    ResponderExcluir
  22. Pelo video parece que a perna esquerda bate no saco de areia e em seguida a direita encosta no tunel. Muito semelhante ao Leo. Dá para ver melhor no video lento: www.youtube.com/watch?v=nU_RUKqlbvI

    ResponderExcluir
  23. e faz diferença bater no saco e depois bater no tunel?
    nada pessoal, apenas duvida !!!
    eu não consegui ver pelo video da Lu que bate no saco antes, será q o juiz conseguia ver ? pois estava do outro lado, se era o Artur o juiz, bem que ele poderia dar sua palavra...
    onde está voce Artur !!!

    ResponderExcluir
  24. Aurélio

    No momento eu estava a seguir o cão na abordagem á subida e por isso apenas vi a queda da Vivy. Pela queda me pareceu ela ter batido em algo e se desiquilibrado.Quando passei ao lado do acontecido para julgar a passarela e o tunel reparei que o saco de areia estava fora do local normal.O sco não faz parte do obstaculo.Daí eu interpretei o toque como no saco de areia e não no tunel ( que eu não vi ).
    Já uma vez me aconteceu o mesmo com o Rodrigo do Panda e eu julguei da mesma maneira.
    Agora a pergunta é se eu visse que depois de bater no saco de areia eu tivesse visto o toque no tunel o que teria feito?
    Marcaria falta, toque involuntário no obstáculo e não invasão de obstáculo que daria eliminação.
    Era essa a questão?

    ResponderExcluir
  25. Então Aurélio enquanto SR Artur não aparece, vou escrevendo o q entendi. O saco fez com que eu tocasse no túnel, se o saco não estivesse ali, não teria tocado, eu tinha reconhecido virando o corpo para direita para desviar do túnel, mas não vi o saco ali!

    ResponderExcluir
  26. agora fui informado que o saco que causou o acidente , foi retirado, agora fiquei mais confuso, se o saco atrapalhou, pq as pessoas que haviam passado com ele atrapalhando não refizeram a pista, acho que os outros levaram uma pequena vantagem, cada vez fico mais confuso com isso...

    ResponderExcluir
  27. desculpe Artur coloquei outra sem ver que havia respondido já.
    Sim a pergunta era oq faria se tivesse visto....volto a perguntar, não sendo o obstaculo da vez, não deveria ser eliminado ?
    ou toque tanto faz ser no obstaculo da vez ou não ??

    ResponderExcluir
  28. Eu não vejo desvantagem ou vantagem nisso! Eu não tive falta de tempo pq levantei rápidooo rsrsrsrs, tanto é q a Meg sai junto comigo sem levar refugo, qto ao Leo o cão dele fez a zona parada, aí sim poderia levar uns segundinhos a mais...

    ResponderExcluir
  29. Foi tudo muito rápido, por trás da rampa e do tunel e tendo que ver a zona do cão, fica complicado avaliar. Só com um filme de outro angulo mesmo.

    ResponderExcluir
  30. Bem vinda a técnologia, pelo menos pela inha parte.
    Vendo o filme em camara lenta eu marcaria.
    Leo - Eliminação pois ele ao vêr que estava mal colocado tentou saltar o obstaculo.
    Vivy- maracria toque involuntário no obstáculo -falta.
    Toque no obstaculo e invasão de obstaculo não tem obstáculo da vez.

    ResponderExcluir
  31. Artur vc me conhece e sabe que não estou cobrando ou reclamando aquilo que foi marcado, obvio que só com imagens para sabermos oq aconteceu de fato...mas o importante é saber oq deveria ser marcado caso td isso tivesse sido visto na hora...pq em outra ocasiao poderemos ver....
    Agora eu entendi a regra.
    Abraço Artur..e para a familia tb, inclusive aquele catarina infiltrado...

    ResponderExcluir
  32. É muito sutil a difereça entre os dois, vendo com calma dá para perceber que o Leo tentou pular um pouco antes mesmo. Bem complicado para o juíz conseguir avaliar isso em pista! Mas é legal ter o video para analisar por curiosidade mesmo :) É bom conhecer as regras de forma aplicada como nesse caso!

    Abraços! E obrigada pela explicação! :D

    ResponderExcluir
  33. Aurélio

    Eu adoro este tipo de perguntas.Assim todos nós crescemos um pouco.Na realidade o que eu vi foi diferente das imagens.Não creio que estivesse mal colocado até porque estava a julgar as zonas e seguia o cão e condutor até á entrada da subida . Aí perdia o contacto com o condutor mas....aprendi mais um pouco.
    Estamos todos com saudades tuas. Quando apareces?

    Abraço

    ResponderExcluir
  34. em 2010 Artur..também estou com saudades !!!

    ResponderExcluir
  35. Nossa qta coisa
    Gente só uma opinião:
    Condutores avançados iniciam seus cães no gr1, competir com BCs em saltos mais baixos é tecnicamente não aconselhavel pois faz com que os cães tenham facilidade para abrir mais nos saltos e só piora algumas coisas relativas a trajetória
    Acho que esta categoria não emplaca.
    Eu nunca iniciaria um cão pelo iniciantes
    Esta categ ainda faria as provas serem mais demoradas
    Para condutores inexperientes, ainda n competitivos ok
    abs e boas festas
    Garanto que

    ResponderExcluir
  36. Mais uma coisa
    Na minha modesta opinião OPEN 2 e 3 é valido SIM pois faz as duplas gr2 se prepararem para o gr3 na pratica
    E pode fazer alguma boa dupla gr2 parar na pré seleção onde será melhor ainda lapidada

    Competi no gr2, me diverti mais e ainda fui parar na pré seleção
    Como nem tudo é como a gente pensa, a CBA pode fazer como quiser, pois nem uma regra nem a outra é ideal e seguirei competindo do mesmo jeito

    super 2010 a todos
    Pega nóis!!!!! DW

    ResponderExcluir
  37. Dan
    Não podemos só vêr as coisas pelo lado da seleção , pré seleção, mundial.Foi um erro no passado e continua a ser.O que temos é de motivar as duplas que temos e aumentar esse numero.Aí eu pergunto .Como vamos motivar as duplas do grau 2 na Copa CBA com 40% de eliminados em média por pista?
    A Copa Cba pode sim premiar um bom grau II sem penalizar os restantes.
    Quanto a ti com a Dina não são um exemplo pois a dupla é grau III de carteirnha assinada.
    Mas várias cabeças pensam melhor do que uma.

    ResponderExcluir
  38. Achei o post od Dan um tanto confuso.Primeiro, parece-me que um cão saltar obstáculoo mais baixo não é casua de salto mais longo, já que vários são ensinados com barra no chão a saltar mais curto, retornando perto da asa do obstáculo. Segundo, é um treinamento para o cão enfrentar ambiente de prova, sem perder a concentração. Qto ao GII, entendo como o Artur: velocidade e eliminação deveriam ser levados em conta para a separação do G2 e G3. Acaba sendo atração somente o G3, passando despercebido o G2 nessas provas open.
    Acrescento: a utopia que o Samy menciona deveria tornar-se realidade muito rápido, sob pena de perdermos a noção do verdadeiro agility. O MUNDIAL É CONSEQUÊNCIA, NÃO FINALIDADE PRIMEIRA.

    ResponderExcluir