segunda-feira, 18 de maio de 2009

BRASILEIRO - CAMPINAS

Mais um fim de semana com etapa dupla de agility.Primeiro vou falar do piso .A grama sintética com aquela borracha própria para jogar futebol, é o melhor para os cães. Não aquece o suficiente para magor as almofadas das patas dos cachorros e estes têm uma tracção quase perfeita.Para mim o melhor tipo de piso depois da grama natural.A competição propriamente dita foi muito boa,embora o grau 1 comece a preocupar um pouco pois estão a faltar duplas novas com aquela qualidade que logo se vê um futuro brilhante.Atenção escolas.Das pistas gostei de todas.Cada uma com as suas particularidades mas cada vez mais a deixar de lado a " pegadinha " ridícula, aquela que está tão evidente que ninguém cai nela, para dar lugar a exercícios inteligentes onde são postos á prova as qualidades do condutor e cão.Sempre disse que uma pista de agility é um conjunto de exercícios e que uma pista boa deve ter no máximo três exercícios distintos.Não posso deixar de destacar o julgamento do Aurélio pois á algum tempo que não julgava e -lo muito bem e do Renan na sua estreia no grau 2. Aqui abro um parentisis para dizer o seguinte. A Comissão de Arbitragem da CBA á qual eu pertenço abriu um excepção ao seu regulamento interno para nomear o Renan para julgar o grau 2, mas os julgamentos dele anteriores no iniciante e grau 1, mostraram-nos que podíamos confiar nele.Fez um bom julgamento com boas pistas . Tem coisas a melhorar? Claro que sim ,mas não temos todos? Por isso vamos trocando ideias e informações para que a arbitragem Brasileira seja cada vez melhor.
O importante é que todos estejam sempre abertos a ouvir opiniões e sugestões. Assim de certeza vamos cada vez mais ganhar árbitros e não deixar ninguém pelo caminho.

10 comentários:

  1. Grau 1 - Artur, meu comentario e' baseado no que esta' ocorrendo comigo e tenho visto outros tambem passando pelos mesmos problemas.
    No grau 1 com a Loira(Mirna) estavamos muito competitivos obtendo otimos resultados e foi com muita facilidade que passamos para o Grau 2. Resultado: constantes eliminacoes porque penso que nao estavamos preparados para essa ascensao tao rapida.
    Na epoca cheguei a conversar com algumas pessoas, inclusive no forum, a possibilidade de pedir o rebaixamento para o Grau 1, mas todos me disseram que a comissao nao permitiria.
    Nao seria o caso de enrijecer mais as regras para a ascensao de categoria?

    ResponderExcluir
  2. Acredito q temos q ter pistas mais adequadas ao grau 1.
    A segunda pista de sabado, me desculpe, mas não era grau 1 nem aqui nem na China.
    Concordo com o Miguel.Eu sempre disse q os critérios para passagem de grau do 1 para o 2 deveriam ser um pouco mais rígidos.
    Talvez 5 EZ ao invés de 3 ou coisa do tipo.
    Mas para isso, os juizes tem q fazer pistas adequadas para o Grau 1, pq saída de tunel em entrada de slalom e outras coisas mais, continuam acontecendo.
    Eu já estive em prova em q a pista do Grau 3 estava mais facil q a do Grau 1. Isso tem q parar de acontecer. Estraga o show e a gente perde a vontade de competir.

    ResponderExcluir
  3. A dupla que ganhou o grau 1 domingo é muito boa. hahaha. Acho que existem cães bons passando no grau, como existem nos iniciantes, porém como todos falaram é muito fácil passar para o grau 2.

    Não achei nenhuma das pistas do grau 1 complicadas e os erros que meu cachorro cometeu poderiam todos ser antecipados, e não foram, por mim. Eu não acho que a Guíça, minha grau 1 no momento esteja preparada para o grau 2 e até por isso não quero que suba de grau, mas se subir vamos ter que melhorar, eu penso assim.

    abraços

    ResponderExcluir
  4. Na verdade quem postou o comentário acima fui eu, o Fabiano, e não a Suzi. kkk

    ResponderExcluir
  5. Suziano . ahaha
    Eu falei em duplas novas e não duplas que andam no agility á dois anos .KKKKKKK
    Na realidade faltam aparecer mais duplas , já com trabalho de casa feito. Foi isso que quiz dizer. Miguel e valéria concordo que por vezes uma dupla passa ao grau 2 e ainda precisa de algo mais. Então se as pistas forem " sempre " muito fáceis aí ainda fica mais dificil as duplas se aprimorarem.Temos de ter um pouco de tudo não acham?

    ResponderExcluir
  6. Olá Artur,

    Fico muito feliz pelos elogios que você escreveu aqui e me falou pessoalmente. Muito obrigado!!

    Mas como te disse só vamos evoluindo com o tempo mesmo... O que me deixa feliz é que já sabia dos erros na hora que aconteceram. Um salto que ficaria melhor se angulado de outra forma, um refugo que nao marquei mas o cão já estava 2 obstáculos a frente, uma zona de contato pulada que não vi (isso é culpa da cegueira mesmo!).

    Você sabe que estou sempre aberto a opiniões e sugestões, agradeço aqui pela confiança, espero ter provado que merecia!

    Abraços,

    Renan
    Http://umnomepraque.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. oi Artur, eu concordo q temos q ter um pouco de tudo. Mas acho q o q falta no momento é elevar o critério de passagem do grau 1 pro grau 2, mas ao mesmo tempo, ter pistas adequadas ao grau.
    Pq veja bem, em um fim de semana de Brasileiro, um cachorro pode dar a sorte de, sem querer, zerar 3 pistas de acordo com o grau e passar para o grau 2 e oq vai acontecer?
    Frustração!!No Grau 2 vão desclassificar muito pq precisavam de mais tempo no grau 1 para ter mais experiência e depois sim ir para o Grau 2 q é muito mais dificil.
    Não estou falando de cães q sabemos q só passam pelo grau 1 pq são obrigados, tipo os condutores de ponta q estreiam um cão novo q , no fundo, já sabemos q o cão já sabe fazer tudo.
    Estou falando de nós, os pobres mortais, q mal temos tempo de treinar nossos cães direito e precisamos de mais experiência no grau 1 para poder encarar a dificuldade do grau 2 com um pouco mais de confiança e sem desanimar,entende?
    Eu acho q tem juizes q montam pistas ótimas (aliás..parabéns Renan!!) e de acordo com o Grau (não fáceis), mas tem outros q pelo amor de DEUS!! Vc olha pra pista e dá até vontade de chorar.Nem dá vontade de entrar, sabe?
    Se a gente reclama q tá fácil demais, te chamam de metida, se reclama q tá dificil demais, dizem q vc quer moleza ou então q vc não entende nada de agility, q começou agora e bla bla bla.
    E aí? Pra quem reclamar?
    Puutz! Escrevi demais...pra variar...desculpa! #^_^#

    ResponderExcluir
  8. Val
    Vamos por partes.Na maior parte dos paises embora o regulamento fale de 3 EXC ZERADOS em uma etapa ( dois ag1 ) apenas vale um exc zerado mesmo que a dupla faça os dois. Aqui extamente por causa dos tais que não contam , contamos os dois e ainda exmplo da Copa Paulista,pode fazer três.Ai fica dificil de por um lado termos cães que passam ao grau 2 mal bem preparados e dos "tais " que passam a correr.Como os "tais" geralmente têm poder de opinião então ...bom deixa para lá.
    Quanto ás pistas e grau de dificuldade o grande problema tem a vêr com o tempo que temos e o numero de pistas.Ao ter pouco tempo cada juiz defende-se mudando pouca coisa de uam pista para a outra e por vezes isso não resulta bem.
    Veja-se o caso do A & C em que para mim todas as pistas do iniciante e grau 1 estavam bastante boas.São sim muitas condicionantes,que não servem de desculpa,mas muitas vezes a falta de dialogo entre os próprios juizes também influi.Ainda este fim de semana eu vi uma pista de AG2 e outra de AG3 em que a maior dificuldade de uma e outra era exatamente a mesma.No entanto não quer dizer que no seu todo e dentro de detrminados critérios cada pista não estivesse boa para o seu grau.
    Para mim um cão de grau 1 devia só poder fazer um exc por etapa e deveria precisar de cinco para passar de grau.Mesmo com pistas mais fáceis ele iria subir de grau preparado.
    Em Espanha por exemplo um cão que ganhe os pontos necessários para passar ao grau III ( selectivas ) só pode competir nas selectivas do ano seguinte.Talvez por isso um condutor lá só leva um cachorro ao mundial no máximo dois.Aqui se podessem levavam quatro ou cinco.
    Por isso quando se pensa, que já lá chegamos ainda falta um longo caminho a percorrer seja na condução seja na arbitragem.
    São várias formas e maneiras de pensar

    ResponderExcluir
  9. Aah sim! Esse critério de um EZ por etapa e precisar de 5 pra passar para o grau 2 é muito melhor. Talvez devessem mudar isso no regulamento.
    Mas Artur, me desculpe, a pista iniciante do Fernando no A&C estava muito dificil!
    Ela estava muito dificil para uma categoria de base na qual deveria se incentivar o condutor.
    E desclassificar muita gente, pra mim, não é incentivo pra ninguém. (com exceção de minha pessoa q desclassifico, desclassifico e não desisto! hehehe)
    Eu acho q as nossas pistas tinham q ser mais adequadas a cada grau, não importa se num jumping todo mundo termina sem faltas ou sem desclassificar.
    Pra mim o q importa é q sempre vença o melhor e mais rápido.
    Agora temos pistas q beneficiam cães rápidos, pistas q beneficiam cães lentos, pistas q benefeciam os pequenos, pistas q beneficiam os grandes. Não pode. Tem q ter um pouco de tudo, como vc mesmo disse, para q as pistas não sejam parciais.
    Uma pista equilibrada, tem tudo isso nela, com a tal combinação de 2 ou 3 exercícios.
    Lembra como as pistas do Luiz Narciso fluíram bem? Eu, pelo menos, gostei.(As suas nem posso dizer, q vão me chamar de puxa-saco! heeheh)
    Mas aí já acaba virando Utopia, né?
    Bom, eu sou uma sonhadora mesmo, fazer o q?hehehe
    Mas qdo todo mundo dizia q o clima no agility tava horrivel, q todo mundo se odiava e bla bla bla, eu dizia q ía mudar, q ía melhorar, e olha aí agora.
    Vai dizer q é ruim ir competir? :o)
    Todo mundo reclamava do grau 2 e 3 serem juntos, e olha agora.
    É separado e muito mais justo.
    Então eu digo q as pistas e a arbitragem, vão melhorar mais ainda, pq eu sei q todos se esforçam e todos progridem, tanto quanto nossas técnicas e organização.
    Então eu tenho esperança q cada prova, cada pista, vai ser muito melhor e vai continuar sendo muito mais legal ir competir...sempre.
    :o)
    Ai cáspita! Falo demais até no blog! 0_o
    Bjo

    ResponderExcluir