terça-feira, 5 de maio de 2009

SLALOM


A colocação do slalom é outro obstáculo em que o juiz deve ter algum cuidado.A rapidez de execução de hoje é tão grande que se o juiz estiver mal colocado pode dar origem a julgamento errado.Mais um obstáculo que recomendo se possível julgar lateralmente.

Seja qual for a colocação do slalom em relação ao sentido da corrida,as linhas de refugo são sempre as mesmas. Ou seja o prolongamento para a esquerda da linha imaginária da primeira vara e do prolongamento para a direita da linha imaginária da segunda vara.

O juiz deve ter em atenção a entrada do cachorro já que muitos condutores "auxiliam " a entrada colocando uma perna a evitar eventual refugo.Se não existir toque tudo bem mas se existir toque o mesmo deve ser marcada a falta respectiva.Também existem condutores que "ensinam o zig zag,fazendo-o com a própria mão.Também aqui se o condutor tocar em alguma parte do slalom deve ser marcada uma falta sempre que isso acontecer. ( falta do condutor e não do cão ).

Como sabem no slalom o juiz só pode marcar uma falta ao cão pelo que se aconselha que nos casos em que o cão entrar na porta correta mas não faz nenhuma intenção de completar essa porta, entra e saí a direito, o juiz marcar refugo. Assim o juiz " defende-se" de um cão mal treinados que poderá passar o TSP a entrar e sair resultando em algo não bonito para a prova e porque não enervante para o próprio condutor.Não sendo habitual já vi acontecer.

Dicas

No grau 1 uma entrada em linha reta pode ser tão complicada como uma entra em sentido inversa no grau 3.Por isso no grau 1 usem entradas fáceis e de preferência sem obstáculos antecedentes que aumentem a velocidade do cão como por exemplo salto em distância ou túneis em linha reta..

Também tenham atenção ao tipo de piso e condições climatéricas.

Nos graus 2 e 3 podem usar entradas mais ousadas,mas observando sempre as condições de piso e climatéricas.

Eu dou preferência nos graus 2 e 3 a entradas de slalom em que o cão "chega sozinho" no obstáculo pois as entradas são mais bonitas e raramente existe toque do condutor.

5 comentários:

  1. Artur, tengo algunas consultas sobre este elemento tan particular, que es bueno que los corredores tengan en cuenta.
    a) ¿Que pasa , si el un guía inexperto, haciendo zic zac, pisa el soporte metalico donde van los palos del slalom?

    b) ¿Que pasa si al realizar la ultima puerta y abandonar el slalom, el perro rompe el ultimo palo?.

    c) ¿ Que pasa si realizando el slalom, se quiebra un palo en el medio , sin que el perro pierda el paso, ni se salga del elemento, realizando todas las bocas?

    Te dejo esas consultas, espero que se entienda, seria mas fasil con un video. Gracias

    ResponderExcluir
  2. Preciso me preocupar mais com as regras. Confesso que nao sabia da linha imaginaria para o Slalom como mostra o exemplo E. Valeu, Artur.

    ResponderExcluir
  3. Domingo

    As tuas perguntas são muito especiais pelo que te vou a responder em Castelhano para que nada se perca.
    Aguarda só um pouquito.

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Miguel

    Por isso eu falo da importância de se fazer clinicas sobre regras nas escolas.

    Quando quiserem estou á disposição.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Domingo,en vista a lo subjetivo de tus preguntas voy a responderle en Castellano par que entiendas mi punto de vista.Obviamente que mi Portunhol ya es flaco entonces escribirlo ni pensar.DE ahí a ayuda de Rocio Nadal una competidora de agility y ilustre juez de belleza aquí en Brasil, me ayudando em la traducción de mi respuesta.

    a)Yo no marcaria nada porque fue un toque involuntário de um guia inexperto.

    b)Tenemos dos questiones:Primero el perro mesmo rompiendo o arrancando el ultimo palo, salió por el lado correto del slalom habiendo completado el obstaculo ou no ?
    Para mim el perro romper un palo al salir del slalom no representa destrucción de obstáculo pues esto puede pasar e casi siempre pasa por deterioración del material utilizado el el mismo.
    Así no tengo como juez posibilidad de analizar que la acción del perro fue suficiente para romper el palo.Como em la duda la regla manda dar la ventaja a la dupla competidora,eu juzgo que pasó poe el material y no por el perro.
    Imagina un Rottweiler hacer la rampa y en la subida se tira contra el obstáculo de tal maneira que la pata abre um agujero.Fue culpa del perro?

    Si esto se pasa em el medio del slalom e el perro sale e tiene que hacerlo nuevamente, suspendo la prueba para que arreglen el obstáculo, doy nueva partida al conductor y solo marco faltas o reuses a partir del punto donde pasó el incidente ( lee el último páragarfo ).
    c) Como ya te dije no voy a marcar nada.Al final pido para areeglar lo que se estropeó.
    Solo si yo tengo certeza de que la acción del perro al entrar de manera errada o otra cosa cualquier fue suficiente para que destruya el slalom, yo voy a jzgar como tal y eliminar la dupla por destrucción de obstáculo.

    Si no se puede substituir o arreglar el slalom dañificado, ahí si tenemos un problema, porque tendriamos que suspender la prueba e camibiar el slalom por otro obstaculo,o simplesmente retirarlo.Abrir un nuevo reconocimiento y comenzar la prueba de nuevo desde el primer conductor.

    Um fuerte abrazo

    ResponderExcluir