quinta-feira, 4 de junho de 2009

POR VEZES....

Um juiz é ao mesmo tempo juiz e também espectador previligiado já que está na melhor posição para assistir ao espectáculo.Também é ele que pode ou não "ajudar " a que esse espectáculo seja mais ou menos agradável para quem assiste. Se desenha e monta uma pista e nela as duplas têm um desempenho fluido, torna-se agradável aos olhos de quem assiste. Cada juiz ao fim de algum tempo tem o seu estilo próprio de pistas, mas também está atento ao que de novo vai aparecendo em relação a outras competições.No nosso caso aqui do Brasil ainda mais importante quando o nosso contacto com a Europa se resume ao mundial.Por isso tento estar atento ao que de novo vai aparecendo por lá no que diz respeito principalmente em relação a trajectórias.
Na pista acima isso está evidente em algumas situações.Eu gostei da pista com um todo mas não gostei de uma sequência, como espectador e como juiz , A sequência é 5, 6 e 7. Aquele out no 6 não agregou nada á pista e a entrada do cão na rampa A ficou um pouco "forçada ".Se tivesse de usar hoje esta pista faria o 6 pelo lado normal pois não só iria ficar mais fluido como traria maior dificuldade ao condutor ao evitar o salto em 13 e o tunel em 15.
POR VEZES o desenho engana.

5 comentários:

  1. eu mudaria aentrada da rampa apenas, pois mudando um pouco a angulação ja resolveria esse problema...

    ResponderExcluir
  2. Essa opção resolvia a entrada " forçada " na rampa A mas mesmo assim continuo a achar que aquele out em 6 não traz nada de novo á pista em um todo.Ficam dois obstáculos seguidos de pressão no cão , slalom e out, para mim sem grande utilidade.
    Mas na realidade angular um pouco mais a rampa A já melhorava uma das partes.

    ResponderExcluir
  3. Olá Artur, deste lado do Atlântico.
    Depois de alguns dias de mato cá estou de novo. hehehe Mai nada.
    O comentário que gostaria de deixar relativamente à passagem que refere, é que nem tudo que é cridado na Europa, é bom e penso que a tendência nordicista, curva, contra curva, gancho a 180º sempre a cortar o cão, tira a essencia ao agility e a beleza também.
    Infelizmente esta moda de copiar os nórdicos pegou e agora todos começamos a usar estas dificuldades quer dizer atrocidades. Com este tipo de pistas, ver conduções bonitas como a da Sofia Narciso com a Mary que infelizmente já partiu, é impossivel ou conduzir a Anhuska a Km de distância como eu fazia por vezes, deixa de poder fazer-se. Assim o cão deixa de fazer os percursos com alegria e passa a faze-los com base na pressão constante. Na minha opinião tira beleza ao agility. Nós juizes deveriamos contrariar esta tendência e fazer percursos mais fluidos, penso que temos mais imaginação para produzir percursos igualmente dificieis mas que proporcionem prazer e beleza.
    EU VOTO NO CONTRARIAR ESTA TENDENCIA NÓRDICA, que raio o nosso sangue latino é bem mais interessante. heheheh
    Abraços a todos.
    Jorge Pires

    ResponderExcluir
  4. Jorge

    Concordo em parte contigo. Por um lado algumas " modernidades " tiram um pouco o espetaculo , mas por outro lado se não o fazemos chegamos a europeus e mundiais mal preparados.Principalmente nós que estamos aqui isolados do mundo do agility. Entres aspas é claro.
    Da pista da figura até gostei e fluia bem, apenas aquela sequência não me agradou.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Oi Artur!
    Eu próprio vou usando dessas pistas, principalmente quando ajuizo provas junto à data do mundial.No entanto, vou tentando variar e sabe que mais? - muitas provas que são de facil resolução a maior parte dos concorrentes falham porqu procuram resolver dificuldades que não estão lá, tudo por causa deste novo estilo que nada me agrada.
    Eu por mim continuo a votar na diversificação dos percursos, está tudo muito ... triste... é o que ester percursos são tristes. Eu voto em temperar os percursos com o sol do brasil. heheheh e deitamos fora as nuvens do Norte Europeu. hehehe
    Abraço

    ResponderExcluir