quinta-feira, 23 de julho de 2009

PISTAS - GRAUS E DIFICULDADES 2

Para entenderem este post é importante que leiam o anterior.O que aqui apresento jamais é ou será um critica a quem pensar e ou agir de forma diferente mas sim a minha opinião e experiência.Eu também já caí na tentação da armadilha.É a forma mais simples de demonstrar dificuldade principalmente para o grau III.Como em tudo na vida a experiência vai-nos dando segurança e com ela deixamos de estar presos na necessidade de mostrar aquilo que muitas vezes nem nós gostamos.Por isso hoje digo e aconselho os mais novos para que se libertem dessa amarra da dificuldade evidente e partirem para a dificuldade oculta.
Dificuldade evidente-Aquela que qualquer condutor por mais desatento que seja vê.
Dificuldade oculta - Aquela que o condutor terá de estar muito atento no reconhecimento para poder ultrapassá-la.
Na imagem de cima dou alguns exemplos.A,B,C dificuldade evidente e que de certeza trará um bom numero de eliminados.Em D, uma dificuldade oculta,parece fácil mas não é.
Em E uma dificuldade evidente mas que não traz tantos problemas e que pode ser usada.
Claro que são exemplos e cada juiz terá os seus.Trazer todos aqui seria fastidioso,mas talvez assim possa ficar mais claro o que escrevi no post anterior.

11 comentários:

  1. Entendo que se as pistas dos graus mais avancados fossem sempre fluídas, a briga ficaria nos TSPs que não representam exatamente a melhor dupla, mas talvez a mais veloz.
    Sempre ouço que Agility não é uma prova de velocidade e sim de controle. Pensando assim, acho que as pegadinhas dos exemplos A, B e C ajudam a diferenciar as duplas com mais controle e que realmente demonstram a qualidade dos Graus mais avançados.

    ResponderExcluir
  2. Miguel
    Se lês-te o post anterior podes vêr o que a FCI pretende de uma pista de agility.Fluido não quer dizer veloz nem menos dificil.Podemos ter isso tudo sem o tal controle de que falas, aí claramente mais para obidience que para agility.Mas como disse cada um pensa de uma maneira diferente que eu aceito obviamente.Eu não gosto e não uso.

    ResponderExcluir
  3. Artur, concordo contigo, porém aquele exemplo A com um túnel antes do slalon eu já tive que fazer, foi numa prova em Itu, era passarela, slalon, mas antes tinha esse tunel onde varios foram eliminados ou fizeram falta...sabe quem era o Juiz ?????

    Miguel, respeito tua idéia...mas vc sabe ensinar algum comando para que o cão faça passarela e não tunel no exemplo C ?????

    Se vc sabe me ensine por favor...se não sabe pense que o cão subir é uma questão de sorte...eu já vi uma pista com esse exemplo...e o campeão surgiu justamente pq foram quase todos eliminados nesse exercicio, teve um cão que parou e subiu caminhando...foi ridiculo...sem contar que o juiz não consegue ver a zona de contato da subida da passarela, pois tem um tunel atrapalhando os dois lados...

    Abç

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Aurélio

    O exemplo de ITU foi em uma pista minha na II Copa CBA.Era bem parecido .A difeença estava que o cão saía de uma zona de contacto logo mais controlável e o tunel não tinha aquela angulação.No meu post eu digo que já fiz esse tipo de armadilha.Hoje não o faria de certeza,para mim sinal de evolução.

    Abs e até dia 1de Agosto

    ResponderExcluir
  6. hehehhehe, isso mesmo Artur ..era vc !!!
    Estava apenas enchendo o saco, sei quenão era bem igual...apenas parecido.

    Quanto ao dia 1 de agosto, não estarei em SP, fica para outro dia, quem sabe em janeiro ou fevereiro...hehehhehehe

    Abç

    ResponderExcluir
  7. Aurelio, desculpe mas so' estou vendo seu comentario hoje.
    Ainda sou um aprendiz, portanto longe de mim discutir tecnicas de treinamento. Porem, ja' treinei por diversas vezes o exemplo B para deixar bem claro ao cao os comando SOBE ou RAMPA e TUNEL.
    No caso do exemplo C, concordo que seria muita sorte o cao acertar de primeira o comando em uma prova pela largura da passarela e proximidade das bocas, mas talvez para efeito de treino...
    Como o Artur diz, depende do gosto do fregues, mas continuo achando os exemplos A e B pertinentes ao Grau 3.

    ResponderExcluir
  8. Opa, tb concordo com A e B, mas eu falava só do C, eu não consigo ensinar um dog a fazer passarela com duas bocas de tunel encostadas, posso até acertar numa prova, mas tb vou errar varias...e tb sou um aprendiz...

    ResponderExcluir
  9. Não está em causa se alguns vão fazer e outros não.Por muito preparados que estejam os cães nos exemplos a-b-c, são na realidade armadilhas explicitas.Ou seja o cão tem no seu campo de visão dois obstaculos e terá de acessar a um.O espaço entre eles é diminuto.Claro que o caso C será o pior mas os outros dois dependendo da sequência também fazem muitos estragos também no grau 3.

    ResponderExcluir
  10. O que trago, já que primeira vez acessando o blog é que essas "pegadinhas" já foram utilizadas diversas vezes e sempre as contestei. Inclusive, já coloquei ao próprio Artur que se tratam, talvez, de exercícios colocados por juízes que pretendem se afirmar no sentido de aparecerem mais. Contudo, atuando assim, vão contra o que a própria FCI coloca, ou seja, que o percurso deve trazer fluidez e ser um show, mesmo porque com isso o cão se diverte e o condutor fica alegre ao poder completá-lo sem eliminação. Exercícios difíceis, certamente, não significam armadilhas eliminatórias.
    Portanto, que os demais juízes sigam exatamente o que o Artur aconselha (ao se ler sua postagem deve-se entender como conselho), porquanto reconhecidamente juiz competente e com vasto conhecimento.

    ResponderExcluir
  11. Dr Eduardo Falcone

    Quanta honra a sua passagem e comentário pelo meu humilde blog.O sentido do post é exatamente o que o Dr colocou.A FCI recomenda e eu aconselho o resto é a opinião e gosto de cada um.

    Abraço

    ResponderExcluir