segunda-feira, 21 de setembro de 2009

2º ÁRBITRO OU ÁRBITRO DE SUBIDA DE PASSARELA



Iniciamos este fim de semana ,a titulo experimental na Copa Paulista, o 2º árbitro ou árbitro de subida de passarela como preferirem.Essa função é em primeira impressão meio estranha, já que se destina a um único ponto do circuito.No entanto como podemos ver ela pode ser estendida a obstáculo(s) que se encontrem próximo.Fiz as duas funções, de árbitro secundário e de árbitro principal.Como árbitro secundário pude dar conta de que o nosso posicionamento, parado, naquele local nos dá uma visão totalmente diferente de quando árbitro principal , geralmente em andamento.Na foto ao lado, o cão pisou bem no inicio da zona e este é o segundo passo.Fracção de segundo e perspectiva óptica difícil de ver em andamento.Por certo uma falta seria assinalada sem ter ocorrido.No inicio é um pouco estranho estar ali parado, mas rapidamente nos habituamos a esta nova função.
Como árbitro principal simplesmente adorei.
Conseguimos estar muito melhor posicionados no restante do percurso,sem correrias nem passo apressado e com isso fazemos melhores julgamentos.Talvez por isso as faltas de descida de passarela e a rampa A e gangorra tenham sido maiores este fim de semana.
A opinião do árbitros deste fim de semana foi unânime em relação a este tema.Alguma estranheza na função de segundo árbitro mas muito melhor para o árbitro principal.
Uma certeza.Com isto ganha a verdade desportiva.
Por mim 100 % aprovado.

Um comentário:

  1. No dia da prova nao senti muita utilidade para o 2o Arbitro porque poucas faltas foram apontadas por este. Porem, apos ler seus comentarios e os do Renan, entendi a grande utilidade pra quem esta julgando dentro da pista.

    Realmente o fato do juiz principal se movimentar menos favorece um melhor posicionamento, consequentemente mais precisao nos detalhes.

    Como competidor posso afirmar que mais um juiz em pista nao afetou em nada as duplas, a nao ser um julgamento mais eficiente.

    Parabens a voces juizes, que mesmo a titulo experimental, ja' demonstraram muita sincronia.

    100% aprovado por este competidor.

    Miguel.

    ResponderExcluir