quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

GRAU 1-2-3-4-5 ...........

Estamos a duas provas do final do ano de 2009 o que equivale a dizer fim do primeiro semestre da época 2009/2010.Ou seja tivemos o segundo semestre da época anterior, mundial,Américas & Caribe campeonatos nacionais , estaduais etc etc. Não sei ao certo quantas provas foram,mas foram muitas.Pela minha parte se não julguei, estive na secretaria e como espectador na grande maioria delas.Por isso estes 40 dias sem provas vão ser muito bem vindos.Atrevo-me a dizer que para a maioria dos competidores, juizes, membros da secretaria e porque não os cães, estas férias vão ser muito boas.Este será por certo se não o ultimo um dos últimos posts deste ano.
Vou então falar de algo que já no passado eu falava.Para a FCI o grau 1 é uma prova onde a obtenção do Exc Zerado é o principal objectivo.Com três Exc Zerados a FCI "atribui" a caderneta de agility á dupla passando esta a competir no grau II.E aí acaba para a FCI os graus, ou seja ela nos seus regulamento prevê o grau I como classe de obtenção de caderneta de trabalho e com esta o competir no grau II inclusive no mundial.Claro que o mesmo regulamento diz que cada país filiado á FCI poderá " adaptar " esse regulamento ás suas necessidades e realidades.
Por isso apareceu em alguns paises o grau III e aí começa o problema para os juizes.
Quem está no grau I, acha que as pistas devem ser fáceis de maneira a passarem ao grau II e quem está no grau II pensa da mesmissima maneira para passar ao grau III.Ou seja tem de ser fácil, só que depois a maioria tem enormes problemas para competir nos graus mais avançados.
E para os juizes é um quebra cabeças de cada vez que tem de julgar, pois as suas pistas têm de ser de acordo com o grau em disputa,e piora e muito se julga mais de um grau no mesmo dia.Com três juizes habitualmente a julgar as nossas provas já ouvimos dizer, a pista do grau II era mais complicada que a do grau III e a do II era mais fácil do que o I e por aí vai.
Por isso eu sou adepto de que o grau III apenas deveria existir em competições onde estivesse em causa a classificação para seleções com vista a provas internacionais e nas restantes competições todos deviam competir no grau II.Claro que para quem defende os pódios e as medalhas em detrimento de obtenção de mais aprendizado, por certo me estará a xingar a esta altura,mas pelo menos dá para pensar um pouco. correndo-se de contrário o risco de brevemente aparecer o grau IV, grau V e aí sempre quero vêr o que vão os juizes ter de inventar para satisfazer gregos e trioanos.
Por tudo isso bem vindas as férias, agiliteiras claro, sem que antes aconteça a final da Copa CBA este fim de semana.Boa sorte a todos e a nós que estaremos a julgar.

3 comentários:

  1. Artur, gosto muito da formula do Open. Acredito que facilita a vida dos juízes por ser a mesma pista e porque diferencia-se apenas o pódio, premiando e incentivando os condutores que ainda não estão prontos para encarar as duplas do Grau 3.

    Miguel.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou um que vez que outra falo isso. Alguns árbitros montam pistas G1 mais complicadas que G2 e no G2 mais complicadas que o G3. Eu também gosto do formato Open e acredito que poupa tempo na prova. Não é injusto com os G2.

    Na minha opinião é muito fácil passar pro grau 2 por isso muitas duplas sentem extrema dificuldade quando mudam de grau. Já conversamos isso aqui antes e na minha opinião deveriam ser 5 excelentes zerados. A idéia do Artur também é boa. 4 Ezs em quatro finais de semana diferentes. Não vejo nada de errado em competir no grau 1, é prazeroso. Se pudesse ficar mais ficaria, não pedi rebaixamento com a Guíça porque acho errado e por achar que eu tinha condições de competir no Grau 2.

    òtimo texto, como sempre Artur, escreve mais, se precisar para de trabalhar. hahaha.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho o open injusto pro grau 3 qto a premiação.
    O Grau2 sobe ao podium no grau 2 e no open e o grau 3 só sobe no open. Pq não tem um podium de grau 3 tb?? eu acho q qdo se fala de grau 3, só se pensa na mesma meia duzia q sempre está lá a frente e se esquece do resto de nós, mortais, q tb merecemos incentivo. Eu perdi 2 pódium pra um grau 2 no open, mas teria conseguido uma medalhinha, se a premiação fosse justa e tivesse um podium só de grau 3 tb.
    Mas tb já me dei mal no grau 2, qdo fui a unica a terminar as duas pistas com a Sheetara e qdo fui ver, usaram o tempo do grau 3 e ela nem perto do pódium passou.
    Na verdade eu sempre achei q a premiação tem q ser de 1o a 5o. em TODAS as categorias. Se é pra incentivar, tem q incentivar direito!;o)
    Eu gostaria mais do OPEN se as regras fossem mais justas. ;o)

    ResponderExcluir