quarta-feira, 28 de abril de 2010

A MESA


Foto by Marta Pires

A grande maioria dos competidores não sabe as regras do agility.Ou antes sabem o BÊ,Á BÁ básico e pronto.Por muito tempo se falou da necessidade de cada escola marcar um dia para falar de regras com os seus alunos e não só, porque não acompanhantes habituais, de modo a não se assistir por vezes a cenas no mínimo lamentáveis. Nunca ninguém se mostrou interessado, falar de regra não é interessante, outras coisas talvez..Pois bem mais uma vez isso ficou verificado no agility 1 do Eugénio em relação á mesa. A mesa tem quatro lados chamados de A,B,C e D. Lado A é o lado virado no sentido da prova e é lá que é assinalado o numero do obstáculo, B e C são as duas laterais e D o lado oposto ao sentido da prova. Na imagem acima o lado A encontra-se virado para a secretaria e a Sarita está virada para o lado D, sendo que o Eugénio a a Maria Helena estão nos lados B e C.Ora diz a regra que o cão pode abordar a mesa pelos lados A,B e C se o fizer pelo lado D terá um refugo, mas poderá continuar na mesa esperando a contagem do árbitro( não tem de descer e entrar pelo lado correto ).Se o cão abandonar a mesa antes da contagem final dos 5 segundos, será marcada uma falta, cada vez que isso acontecer o cão pode subir novamente por qualquer dos lados incluindo o lado D.Acontece que quase todos os condutores que o cão abandonou a mesa antes da ordem do juiz, traziam o seu cão a um dos lados A,B,e C sendo que quase todos tinham saido pelo lado D e portanto apenas teriam de o fazer subir novamente.Perda de tempo e clara amostragem de desconhecimento da regra.

16 comentários:

  1. Oi Arthur! Interessante isso de tirar um dia para se falar das regras, aqui em brasília participei em 2008 de um curso de agility com o Pablo e a manhã do primeiro dia foi só sobre as regras, foi bem legal. No ano seguinte eu ajudei ele a organizar um curso igual e levei a Léia para demonstrar, foi a mesma coisa com relação as regras. Sempre importante lembrar as regras da mesa, ainda mais sendo um obstáculo meio incomum de se ver em provas :)

    ResponderExcluir
  2. Concordo! Mas em defesa dos competidores, na explicação do Eugênio isso não ficou bem claro para todos, na verdade, ele muito bem enfatizou que não poderia subir pelo lado D e acho que a galera acho que essa regra era generalizada. Eu mesma que sabia a regra fiquei na dúvida quanto a essa parte, sabia que podia mas ficou aquele 'será mesmo?' na cabeça. Não me lembro quem, mas alguém perguntou sobre isso e o Eugênio respondeu, infelizmente acho que pela algazarra que já havia se formado poucas pessoas escutaram.

    ResponderExcluir
  3. Muitos condutores não sabem as regras do esporte que praticam e vale dizer que os árbitros tem formas diferentes de ver a mesma regra e isso também dificulta pra nós.

    A Carol tá certa o Eugênio disse que não poderia subir pelo lado D, só que quando junta muita gente pra explicação ninguém respeita e vira bagunça, todos querem fazer piadas.

    Quando começou a bagunça, piadas e tals, sai e fui reconhecer, acho o cúmulo isso que acontece.

    Eu nem treino mesa pra falar a verdade e graças aos "deuses do agility" não precisei corrigir e consegui completar a pista zerado.

    ResponderExcluir
  4. Sobre a falta e retornar por qualquer lado tudo bem, mas sobre a permanecer na mesa no caso do refugo confesso que nao sabia. Pensava que deveria retirar o cao e faze-lo subir por um dos tres lados(a,b ou c).
    O curso de arbitros vem na hora certa.., rs.

    Artur, valeu por mais essa.

    Miguel.

    ResponderExcluir
  5. Quando um árbitro quer falar com os concorrentes é porque tem alguma mensagem importante para eles.Por isso deve ser escutado com atenção e se não entenderem ou tiverem dúvidas devem perguntar e esclarecê-las.Na realidade a secretaria teve de chamar á atenção alguns condutores que já estavam a recnhecer o percurso ainda com o Eugénio a falar com os restantes.
    Que dizer?

    ResponderExcluir
  6. Acho que o Fabiano lembrou bem o que ocorre nessas ocasiões em que há explicação do árbitro.
    Mais espanta o fato dos condutores não saberem regras, por vezes, básicas.
    Quanto ao critério de cada juiz, deve-se ter em mente que critério não pode mudar regras, pois teríamos o mesmo, ou seja, um juiz/condutor que desconhece regras e para a prática de qualquer esporte isso é necessário.
    Já que existe uma organização, ainda que não perfeita de nosso agility, aquele que se julgar prejudicado por má aplicação de regra que recorra ao órgão competente, ao menos para que fique informado de como proceder. Seria um tumulto a menos cada vez que o árbitro decide de forma que o condutor não aceita. Disse, ao menos para que fique informado, já que qualquer marcação do árbitro é inapelável.

    ResponderExcluir
  7. Não sei o caso especifico em que o Fabiano diz que os árbitros por vezes têm maneiras diferentes de vêr a mesma regra.O que ocorre é que por vezes têm maneiras ligeiramente diferentes de as interpretar. Regras no agility algumas são claras e outras de interpretação de movimento e até de intenção.Essas eu concordo que possa haver algumas discrepâncias entre árbitros, embora pequenas,casos por exemplo onde começa a zona de aproximação a um obstaculo em que cada um tem a sua zona, mas se julgar todos da mesma maneira ninguém sairá prejudicado ou até mesmo alguma tlerância na gangorra.Em relação ao caso da mesa por certo o Eugénio estava a falar do refugo, lado D.Se tivesem perguntado ele explicaria o restante ou se calhar explicou e não ouviram ou entenderam.

    ResponderExcluir
  8. Em defesa do juiz, ele explicou td sim...falou que não poderia subir pelo lado D e logo alguém perguntou " e se ele descer ? " se descer pode subir por qualquer lado e se entrar pelo lado errado toma um refugo mas pode continuar na mesa...antes disso ele já tinha falado que teríamos que esperar até o " vai " após a contagem dos 5 segundos...enfim nesse caso acho que houve foi falta de concentração na explicação dele...mas o Fabiano tem razão algumas pessoas começam a fazer piadas durante a explicação e isso é mt errado !

    ResponderExcluir
  9. Eu smepre tive problemas com as regras em 2 obstáculos, mesmo lendo e estudando-as na hora da prova fogem. Uma é a mesa como já foi esclarecido aqui, eu fui uma das que fiz com que a Lua subisse pelo lado A, após ela ter saido antes do juíz autorizar. O outro obstáculo é o DISTÂNCIA, esse tb na hora da prova nunca sei como proceder ao certo, quando submetido ao erro!
    Acho interessante 1 aula sobre regras, pq não adianta só lermos regras e regulamentos e sim tb podermos tirar dúvidas discutindo-as...

    ResponderExcluir
  10. Este post do Artur demonstrou, sem dúvida, que todos devem estudar as regras e caso tenham dúvida, tenho certeza que qualquer dos árbitros terá prazer em explicá-las. Isso tem ocorrido comigo, pois diante de dúvidas, sempre pergunto já que. reafirme-se, a decisão do juiz é irrcorrível. Portanto, melhor saber antes que criticar depois.

    ResponderExcluir
  11. Aurélio

    Muito obrigado pela tua explicação.Eu tinha a certeza absoluta que o Eugenio teria ilucidado todos sobre como iria julgar a mesa, caso contrário não teria chamado os condutores para a reunião antes do reconhecimento.O Eugénio é seguramente dentro do agility um dos exemplos a seguir,como pessoa, como condutor e como árbitro.Tenho muito prazer de fazer parte com ele e com o Dan da comissão de arbitragem.
    E reparem que sempre que alguém coloca mesa faz essa reunião sinal de que continuam a haver muitas duvidas.
    Vivy sobre o distância irei falar mais tarde.Não é fácil não nem para nós árbitros

    ResponderExcluir
  12. Nao falei que o Eugênio fez errado, nem que a galera não respeitou, pra mim foi uma confusão só.

    O Eugênio disse que subir pelo lado D não podia, a galera pegou isso como lei, só isso. Quando alguém perguntou se poderia subir por esse lado caso já tivesse descido a maioria já havia se disperçado, não porque virou uma festa louca mas também porque parecia que já não havia mais nada a ser dito. Foi um mal-entendido, é óbvio que se todos tivessem esperado não aconteceria, mas não foi "culpa" de ninguém.

    ResponderExcluir
  13. Carol

    Entendi perfeitamente o que quis dizer.Infelizmente por causa de alguns , outros erraram.No entanto o importante aqui é que alguns competidores ainda não conhecem bem as regas do esporte que praticam

    ResponderExcluir
  14. Acho essas explicações desnecessárias é o mesmo que numa prova um professor explicar a resposta de uma questão, todos devem saber as regras e não aprender na hora da prova.

    Quanto as regras Artur, refúgo. A zona de aproximação não é clara pra alguns árbitros. Logo os refúgos são marcados e outros não. A Marcela mesmo reclamou de um refúgo que o Tiago marcou. No domingo o critério era outro.

    ResponderExcluir
  15. Fabiano

    O refugo da Marcela foi muito bem marcado. Está explicado em todas as regras , cursos, guidelines que até hoje serviram de guia á CA.
    O que acontece é que alguns juizes tendem a ser muito benevolentes em relação aos grau 1 e iniciante, esquecendo-se que o principio da regra é igual,pode no caso ser diferente o local onde é praticado, zona de aproximação, mais lata para os graus 2 e 3 e menos para os graus 1 e iniciante.

    ResponderExcluir
  16. Olá Artur

    Em primeiro lugar eu acho o a MESA é um obstáculo totalmente ultrapassado.
    Criada em 1977 sua função era de verificar o grau de obediência do cão.
    Por vários anos a posição obrigatória era o DEITA, depois passou a ser LIVRE onde o cão deve permanecer 5 segundos parado na mesa.

    Hoje em dia com o Agility mais moderno e veloz, se o cão não tem uma base de obediência boa não termina o percurso.

    Outro ponto importante qual a garantia que o juiz conte 05 segundos iguais a todas as duplas.
    Sempre vai haver uma diferença.

    abraços

    ResponderExcluir