quinta-feira, 9 de setembro de 2010

HIPISMO / AGILITY

Todos sabem que o agility nasceu em Inglaterra para ocupar os intervalos das provas de hipismo( saltos ).Ultimamente tenho assistido a vários concursos de hipismo e analisado alguns pontos bem interessantes.Claro que não existe comparação real entre uma coisa e outra, mas o agility poderá buscar alguma da experiência organizativa do hipismo, por certo sim.As provas de saltos são bem emocionantes de assistir.Têm uma dinâmica bem diferente mas que prende o publico até ao ultimo concorrente.Passo a explicar. Primeiro fazem uma passagem com todos os concorrentes.Depois são apuradas x duplas para a fase seguinte.Aí só quem estiverem zerados passam a uma nova pista e aí os zerados passam a uma final ( barrage )em que só aí o melhor tempo zerado é motivo de desempate.Muito boa esta fórmula para quem assiste.No agility fala-se no tempo de mudança de pista, sendo longo o publico vai embora. No hipismo essa mudança é muito maior. Penso que o que leva o publico a ficar é que a competição vai em crescendo de emoção.
As pistas também são algo bem diferente e bem pensadas. Não existem as "pegadinhas", lógico,mas sim trajetorioas e mudanças de distancias entre obsctaculos que passam a ser o maior obstáculo.Com isso ganha e muito e espetaculo.
Talvez por isso o publico assista e não acredito que toda aquela gente está ligada ao hipismo.
Sinceramente tenho gostado de assistir e aprendido algo que transportado para o agility, poderá??? trazer publico e até patrocínios.
Porque não pensar um pouco a respeito?

9 comentários:

  1. MUITO interessante, Artur. Eu AMO provas de hipismo, assisto sempre que passam na TV ou ao vivo quando divulgam decentemente (o hipismo acho que tb sofre com divulgação, pq teve um evento aqui no Rio recentemente e não foi devidamente anunciado. Só descobri pq passei em frente à hípica).

    Enfim, embora assista com frequência moderada, não havia reparado nesse "detalhe" dos avanços. A prova vai num "crescendo" até chegar ao ápice dos zerados. É uma proposta interessante até mesmo para ser testada em matches.

    Acho que aqui no Rio houve uma vez um match nesse formato. Sendo que não lembro se a pista seguinte mudava (bem, era match, não havia necessidade de caprichar tanto, mas não sei se mudava a pista ou não). As duplas passavam e só seguia para o próximo round quem zerava. Eu não fui, Cóqui ainda era filhote, mas eu lembro mais ou menos das regras.

    Acho que isso seria interessante para o G3, que são condutores mega-experientes. Não sei. Minha cabeça ainda 'tá muito "acostumada" com o modelo atual e pensar em algo do gênero para um esporte que tem 3 categorias + Iniciantes exige um "brainstorm". No hipismo acho que não existe categorias, certo? Corrijam-me se eu estiver enganada, por favor.

    Mas acho que algo pode se adaptar. Nem que seja só pro G3 mesmo! =) Pelo menos em algum momento o público estaria ali. E aí ele pensa: "Hmmm... Agora tem a "turminha" que 'tá começando... Vamos ver? Aí vê os Iniciantes, o G1... *rs* Bem, eu faria isso! =) E eu comecei como "público". =D

    Beijins!!

    ResponderExcluir
  2. Esse formato de filtragem é muito bacana, poderia ser algo testado na copa CBA, pra sair da rotina de resultados por combinado =P

    ResponderExcluir
  3. Oi Arthur, eu fiz o caminho inverso, vim do hipismo para o agility. É fato que o hipismo está mais avançado que o agility, até porque é um esporte que carrega séculos de tradição. Apesar disso, posso te dizer que as provas do "dia-a-dia" não costumam receber tanto público, quem comparece mais são pessoas que de alguma forma se relacionam já com o meio hípico.
    Vanessa, o hipismo tem sim uma série de categorias - muitas mais que o agility! Existe uma divisão por altura dos obstáculos, idade do cavaleiro, idade do cavalo e grau de profissionalismo. Assim como vc e a cocota, aqueles grandes cavaleiros da prova da athina onassis também começaram no "iniciantes" ;) . (Os iniciantes no hipismo saltam 80 cm e os "pintinhos" - crianças - saltam 60 cm. Bem bonitinho de se ver!)

    ResponderExcluir
  4. Livia

    Como leigo na matéria e apenas assistindo via TV pareceu-me que aquele formato de competição em crescendo era motivador para assistir, comigo foi.
    Essas classes que falas competem todas no mesmo dia?

    bj
    Artur Pires

    ResponderExcluir
  5. ADOREI isso, Livia!! "Assim como vc e a cocota, aqueles grandes cavaleiros da prova da athina onassis (...)" =)

    Estou lôca pra alcançar o G3 e ser uma grande "cavaleira"!! *rs*

    É, eu gosto de hipismo, mas nunca "estudei" a fundo esse lance de categorias, nem mesmo as regras. Quando assisto, assisto sabendo o basicão, e ainda tem os comentaristas, que sempre dão uma força com isso. Aí nem me aprofundo na questão.

    ResponderExcluir
  6. Oi Artur!
    Eh sim um formato muito motivador, mas perceba que ali esta apenas a nata da nata do hipismo! As chamadas provas fortes (1,50m , 1,60m) acontecem em eventos de nivel internacional. As provas de final de semana costumam iniciar as 9hs com os "pintinhos" ou iniciantes e segue-se 1,0m , 1,10m, 1,20m e 1,30m. Com diferentes percursos para cada altura. Dentro das alturas temos divisoes por categorias, por exemplo "mirim" para criancas ate 13 anos que entao passam na mesma pista mas so competem entre si. As provas costumam acabar la para as 17hs na altura maxima de 1,30m e normalmente com poucos competidores nessa categoria. Por isso, quando ha um evento de "provas fortes" o comparecimento do publico eh em massa, pois eh uma oportunidade de todos que admiram o esporte verem os obstaculos a 1,60m sendo transpostos pelos melhores cavalos e cavaleiros do pais. Essas sao as provas televisionadas, patrocinadas e etc.
    Espero que tenha esclarecido um pouquinho!
    abs!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Livia

    Bom eu continuo a defender no agility algo parecido, ou seja dias de provas " normais " onde estriam iniciante e grau 1 e até grau 2 e outros dias só com grau 2 e 3.Teriamos assim dias em que a competição seria mais forte e quiçá com isso pder atrair publico e até televisão.

    Porque não ?

    Bj
    Artur Pires

    ResponderExcluir
  8. Ihhh, Artur... Lembra quando isso foi proposto e realizado?? O que a Livia explicou do formato do hipismo, QUASE coincide com essa história de G0 e G1 em um dia e G2 e G3 no outro. É parecido, certo?

    Mas aí vieram as enormes críticas... Cachorro cansa, condutor cansa, não tem interação da turma que começa com a turma que já é profissional. No meu caso, particularmente, e em relação ao último fato, tem "profissional" que nem olha pra minha cara, me ignora legal. Então isso não faria a MENOR diferença... Porque os avançados bacanas DE VERDADE comparecem nos dias do G0 e G1 para justamente mostrarem que estão interessados no desenvolvimento do agility!!

    Beijins!!

    ResponderExcluir
  9. Para o esporte crescer com críticas ou sem o formato terá que ser mudado. O atual não comporta mais competidores do que já temos. E existem vários esportes assim, onde os iniciantes competem separados para depois passarem para as provas "de verdade". Não vejo problema nenhum nisso, se o G0 quiser assistir aos G3 poderá ir no dia do G3. E na questão de público que tantos reclamam...não adianta querer fazer do povo do agility o público..se querem mais pessoas de fora devem batalhar na divulgação..

    Sou super a favor de testar novos sistemas baseados no hipismo em algumas provas, matchs! Livia, se puder, conte mais diferenças!

    Abraços!

    ResponderExcluir