segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Mundial 2

Dizer que vi o mundial estou a mentir.O que vi foi a espaços e algumas gravações.No meu caso particuar este mundial trazia-me alguma curiosidade sobre as pistas que iriam ser apresentadas depois do que aconteceu ano passado.Sempre fui defensor de pistas rápidas , fluidas e alguns pontos de control, ou seja espetaculo.Ultimamente algumas pessoas quase fizeram acreditar que isso estava ultrapassado. Felizmente agora vi que afinal não esá ultrapassado não e esse estilo aliado a algumas angulações mais ousadas foram a marca deste mundial.
Gostei de quase todas sa pistas do mundial e a que gostei menos foi o agility mini ind, apenas por uma questão de gosto.No jumping ind standard tivemos mais de quarenta duplas zeradas. Excelente.O piso também se comportou muito bem, como os Alemães haviam prometido.Neste tipo de piso cão e condutor devem estar sempre o mais possivel em movimento, para não perder tempo nas arrancadas, e as pistas ajudaram a isso.
Se um munidial é grau III, para o conceito de alguns aqui no Brasil, algumas pistas apresentadas bem poderiam ser de grau II.Conceitos.
Ainda bem que antes do mundial eu havia escrito algo sobre estes conceitos.

18 comentários:

  1. Eu vi muito do mundial e acho que as pistas foram o grande diferencial em comparação ao ano passado.

    ResponderExcluir
  2. Serviram ao meu ver como exemplo de novas formas de condução. Técnica e velocidade aliadas. Como sempre entendi que mais velocidade exige sempre mais técnica, em qualquer atividade esportiva, no agility julgo imprescindível. Notei cães bastante independentes do condutor, certamente porque treinados de forma diversa do que costumo ver em nosso meio. Condutor junto ao cão, segundo dizem, para uma maior segurança. Por se tratar de competição em que o mais veloz e mais técnico vence, necessário pistas mais abertas com exercícios técnicos a exigir maior habilidade. Coloque-se "outs" após uma zona que o condutor terá obrigatoriamente que demonstrar habilidade e haver treinado seu cão de forma a evitar trajetórias que o façam perder tempo. A diferença em segundos dos vencedores para os nossos demonstra para mim que após 2005, este Mundial terá que ser o início de uma reformulação em nosso agility. Não em organização, mas em pistas e forma de condução. Aguardemos que ocorra, sob pena de ficarmos muito para trás. Fixemos uma meta e tentemos alcançá-la enfrentando com humildade novos desafios.

    ResponderExcluir
  3. Não há como dizer que o piso não interferiu nos resultados deste mundial,apesar do esforço da equipe em treinar em piso semelhante por aqui. Essa interferência ocorreu positivamente para os europeus, mais acostumados com o mesmo, como negativamente para nós. Mas não só o fato do tipo de piso, para nós, agora, uma mudança na forma de montagem das pistas em provas certamente trará mudanças em treinamento diferenciado. Entendo que uma coisa está atrelada a outra. Pois as escolas/condutores treinam de forma a conseguir superar os limites criados pelas pistas dos nossos juízes. Não acho tão complicado reformular este aspecto, e talvez tenhamos rápidos resultados.

    (Agora falo sobre meu treinamento especifico: qdo o out chegou como coisa corriqueira em qualquer pista de fora, haviam tantos nas provas que eu acabava "queimando" meus treinamentos concentrando nesta minha dificuldade, e deixando outros pontos importantes de lado).

    Edu: vc viu que o resultado final do stantard por exemplo foi definido mais no jumping, pois a campeã (tempo jumping = 29,06!!!) teve 1 segundo a menos que o 2o. colocado, enquanto este para os demais estiveram muito próximos (segundo = 30,07/ terceiro - 30,12 ...) O melhor tempo do agility (EUA) não foi suficiente para bater o excelente resultado de jumping conquistado pela campeã.

    Bom, é que depois de sermos campeões, ficamos "exigentes", um 5o lugar por equipes midi ou 19o. individual, em um mundial rápido e forte, entre 122 competidores parece pouco. Mas não é! E sim: podemos melhorar! bjos a todos.

    ResponderExcluir
  4. Henrique

    Quando em Maio falei do tipo de piso, sabia bem o que estava a dizer, logo me saltou a ideia de que os alemães estariam a procurar uma vantegam para algum dos seus concorrentes, tipo Silas com uma condução sempre em velocidade.Disse também na altura que a border midi da inglaterra pela sua condução teria muitas chances.Ora o que eu digo novamente aqui é que o piso se comportou bem e que as pistas foram , pelo menos parece desenhadas para este tipo de piso.
    Quando assim é o espetaculo fica valorizado e foi o que aconteceu..

    ResponderExcluir
  5. Não há o que discordar do Artur e da Helô. Mas, para isso, devemos estar preparados. O que eu cloquei é que as conduções me pareceram muito diferentes daquelas que eu estou acostumado a ver por aqui e se as pistas foram preparadas para esse piso e o show foi tão magnífico, provavelmente haverá (isso somente os árbitros podem afirmar)como montar percursos nos nossos pisos que façam com que nossos condutores tenham também essa condução aliada á técnica que já detêm. Isso lhes possibilitaria enfrentar pisos diversos adaptando suas conduções. Nada contra os resultados obtidos. foram bons diante de tantas coisas novas: pistas, conduções e eventualmente piso que não julgo tenha sido tão preponderante. Opinião somente. Sinto o que ocorreu com o Paulo e obviamente em nada interferiu o que estamos dicutindo. Foi um acaso que sabemos pode ocorrer. Pena.

    ResponderExcluir
  6. Oi Artur: fui eu quem postou, e não o Henrique! rs rs rs (mesmo porque o Henrique não tem problema nenhum para treinar outs, diferente de mim! rs rs)

    Obs- estou comentando seu tópico, e támbém fazendo observações sobre a postagem do Edu. Sobre as pistas, é apenas meu pensamento sobre a evolução necessária, e que reflete diretamente na forma de conduzir e nos treinamentos. Não é critica, mas sim comentário. bjos, Helô.

    ResponderExcluir
  7. Heloisa

    Eu estava a ler a tua postageme e recebi um email do Henrique aí confundi as duas coisas.
    Vamos por partes.Este piso tinha algumas particularidades que se não revistas podiam trazer tempos superiores.Infelizmente aconteceu.
    Podem vêr que os melhores colocados muitas vezes tiravam o cão da trajetoria dita ideal para compensar na sequência seguinte, para além de manterem um movimento constante.
    Esse estudo do tipo de piso pelos condutores mais habituados a ele , os Estados Unidos fizeram as suas seletivas neste tipo de piso por exemplo,bem como por parte dos juizes, trouxe pistas e conduções mais rápidas.
    Com certeza que os nosso técnicos tiraram as melhores ilações sobre isso e nõs enquanto juizes também.
    Segunda parte penso que a nossa escola de agility ainda tem muita base francesa com um acompanhamento muito perto do cão e hoje ve-se uma condução mais aberta e os cães a voltarem a precisar de ter um- frente ou um vai, como queiram. Ou seja cão perfeito Billy Boy misturado com Loli.
    Terceira parte, um mundial é um fim de semana e não tem como recuperar um resultado menos bom, isso é facto e não serve de critica para ninguém qualquer resultado menos bom, só que deve ou devia ter sido sempre visto assim para todos.

    Bj
    Artur Pires

    ResponderExcluir
  8. Eu achei a situação bem parecida com os que saem aqui do RS pra competir no Brasileiro ou em São Paulo. Poucas são as provas fora da grama sintética hoje em dia. Treinamos sempre na grama natural e é bem comum ver nossos cães com problemas de aderência.

    Talvez o mesmo tenha acontecido esse ano com o Brasil no mundial.

    Porém como bem foi falado a condução de vários países está indo por um caminho diferente do nosso e é isso que precisamos observar também.

    ResponderExcluir
  9. Não é que fomos mal, fomos normal, não fizemos feio, demos vexame nada disto, mas temos que mudar coisas aqui!Mais que tudo temos que rever as regras aqui para que as duplas arrisquem mais, hj ainda temos campeonato de regularidade e se uma dupla arrisca e elimina outra mais lenta e regular pode obter muitos pontos.Daí todos entram pensando nos pontos e no ranking etc
    Acho que temos que dar MUITO mais pontos a best laps, tres best laps num campeonato deveria valer muitos pontos e coisas assim deveriam entrar nas regras. Talvez pudessemos convocar algumas duplas que não pontuam tanto mas que se acertam podem ir ao podium. Silas erra 7 em 10 mas qdo acerta ganha, esta deve ser a tonica para se selecionar uma dupla para mundial para tentar podium individual( talvez o tecnico ou comissão pudesse ter mais liberdade para levar alguma dupla que deva ir sem que tenha obtido pontos pois não é tão regular)
    Nossas duplas são boas, juizes estão no caminho certo e o piso teremos que passar a treinar no saibro ( ou piso similar ao do mundial)antes dos mundiais ,pelo menos, treinar no saibro não na areia fofa.
    Hj ainda temos caes só para disputar de igual p igual nos times e aí podemos ganhar medalhas mas no individual temos que saber correr mais soltos e arriscar mais e a CBA acho que é a unica que teria ferramentas para mudar isto, mudando regras e formato de campeonato , seletivas etc.
    Qto as pistas deste mundial estavam ótimas , parabens aos juizes deste ano,comparadas as do Manuel OUT do ano passado as pistas deste ano eram muito mais simples e privilegiavam o espetaculo sendo tecnicas e rapidas tbem!

    ResponderExcluir
  10. ESqueci de uma coisa muito importante
    Temos que voltar a fazer seminarios com os top do mundo. Paramos com o aprendizado e ficamos parados no tempo.
    SEm isto nada feito!

    ResponderExcluir
  11. Que post maravilhoso.
    Sem polêmicas ou discussões, vejo tudo que os que me conhecem, sabem que sempre sonhei no agility.
    O que o Artur coloca, ainda que para meu conhecimento, seja técnico em demasia, me parece muito lógico.
    O que a Helô também coloca é um resumo do que realmente ocorre com esperança de melhora.
    Finalmente, as colocações do Dan, profundo conhecedor de nosso agility e do agility em geral, caso se tornem realidade será, ao meu ver, um grande passo para não só a evolução dos padrões de ensino de agility mas, para os que pretendem, permitir que o Brasil em Mundiais seja competitivo em times e individuais.

    ResponderExcluir
  12. Quando fizemos cursos do Patrick evoluimos muito e rapido, depois os cursos da Sylvia VH por tres anos seguidos nos ajudaram bastante e ficamos num patamar bom, agora estamos a 2 ou 3 anos parados e aí ficamos um pouco para tras.( na Europa e USA trocam infos e nós aqui fechados nao evoluimos)
    Perdemos o ano de 2009 com o A&C e nao fizemos seminarios, 2010 tbem ficamos parados
    Temos que fazer mais seminarios urgente, tipo 2 por ano temos que ver coisas novas e repensar conceitos antigos, nao podemos achar que ja sabemos , pois o agility é muito dinamico
    Gente não treinamos só nas pistas de nossos juizes, treinamos em pistas dos juizes que iam julgar o mundial e vejo todo tipo de pista e exercicios por aqui portanto não é questào das pistas e sim do treinamento dos caes e de novas formas de conduçào que estamos precisando.Tbem precisamos de nova forma de seleção algo deve mudar nas regras para privilegiar quem arrisca
    Vejo ainda gente acelerando o processo de treinamento dos caes e estragando caes etc
    Só um exemplo chamei o Alen para dar um curso aqui e ele me dise que nao aceita caes com menos de 15 meses num seminario, e temos caes prontos com 15 meses, acho que alguns conceitos merecem ser revistos
    abs e vamo tentar trazer gringos para o Brasil, sem boicotes de A,B ou C, se estivermos unidos neste objetivo a gente logo retoma o caminho certo
    abs
    DW
    Artur : hj para ganhar um mundial tem que correr e todas escolas campeas correm ao lado do cão, vide as bi campeãs, principalmente a Austrica que ta todo o tempo na frente do cão e se move super rapida e sempre ajudando o cao nas trajetórias para torna la mais curta e rapida possivel

    ResponderExcluir
  13. AURÉLIO POSTANDO:

    Dan parabéns por perceber que as coisas estão erradas..concordo em quase td mas iria um pouco alem !!!
    Com certeza deveriamos mudar as regras pois hj o regular tem mais chance de ser campeao...mas isso nem é tao ruim assim o problema está em achar que ganharemos um mundial com cães regulares, cães que aqui no brasil tomam 2 segundos numa pista não podem ganhar um mundial...impossível !!!

    Realmente um dog com 15 meses pronto é absurdo !
    Culpar as pistas dos juizes e o piso, absurdo..pois ano passado era td apertado e fomos mal tb...esse ano eram abertas e fomos mal !!
    Mas se ficarmos dizendo que os culpados são os outros jamais conseguiremos evoluir !!
    A Colombia evoluiu mais que o Brasil, fizeram cursos que nós não fizemos..acho que observaremos isso no americas ano que vem !!!

    ResponderExcluir
  14. Como disse a Helô, os resultados não foram ruins, longe disso, foram muito bons, mas não podemos deixar de remar, técnicas novas surjem a todo instante.
    A propósito, já está definido o tipo de piso do mundial na França?

    ResponderExcluir
  15. Dan

    Pelo pouco que vi , vi outro tipo de condução. Mais arrojada com o cão a trabalhar bem em todas as distancias do condutor , sejam elas á frente ou atrás como tu dizes.

    O mundial da França será em Lieven e pela carateristica do local tem tudo para ser am grama sintética.

    Abs
    Artur Pires

    ResponderExcluir
  16. Com disse o Dan foram treinadas muitas pistas e exercicios dos juizes do mundial.Alguns dos exeercicios apresentados no mundial já estiveram em competições internas.Penso que o unico senão foi a não interpretação correta de que tipo iam ter no mundial.Assim as seletivas foram desperdiçadas em um piso nada parecido com o do mundial e se calhar isso foi o mais perto que as nossas duplas estiveram de um piso tipo do mundial.

    Abs
    Artur Pires

    ResponderExcluir
  17. Arthur, Miguel

    O piso na Franca infelizmente nao será grama, será carpete....., parece um tipo que usam em quadras de tenis , acreditem ou nao, o henrique tirou fotos na Reuniao, e nao gostou do piso e disse que lembra o usado na Imigrantes, mas tenho esperanca que será algo melhor e mais aderente...., o fato é que será em carpete... mais um problema para arrumarmos locais para treinar...

    abc

    Alex

    ResponderExcluir
  18. Alex

    Antes do mais parabéns pela tua participação no mundial.
    Já estive em alguns mundiais onde o piso foi alcatifa , o de Portugal foi, e sempre ela foi de muito boa qualidade.Em França não será diferente até porque estaremos no ano do centenário da FCI e portanto esse evento deverá ser a exemplo de outros muito bem orgnizado.Pensar que os europeus vão passar o ano a competir e treinar nesse tipo de piso é um engano.Colocar todas as fichas apenas no tipo de piso parece-me erradao.Em minha opinião existem muitas outras coisas a melhorar.

    Abs
    Artur Pires

    ResponderExcluir