sexta-feira, 4 de março de 2011

Américas & Caribe, condenado?

Claro que a pergunta é polémica, mas ao mesmo tempo pertinente.Conheci o A & C em 2002 no Brasil e desde então não vejo nenhum cescimento em termos de partcipantes.Sinceramente parece-me que o numero de inscritos agora em 2011, cento e trinta e nove, muito pouco para um evento que se quer tornar calendário " obrigatório" nas Américas.Se tivermos em consideração que o A & C deveria ser para as américas o europeon open, vemos que este cresce todos os anos e o nosso parou.Claro que a realidade europeia é outra e a locomoção entre paises muito facilitada, mas e daí?Enterrar a cabeça na areia não é solução e soluções é algo que não se tem buscado.Brasil, Colombia e Argentina têm chamado a si a maioria das organizações mas se não aparecerem outros interessados, penso que o mesmo passará a ser de dois em dois anos e quem sabe depois de três em três e por aí adiante.E não me venham dizer que este ano duplas dos EUA participam, pois isso são casos esporádicos como foi no México. Para os Americanos do Norte é muito mais aliciante participar do mundial e passar uns dez dias na europa do que participar do A & C.
Do Canadá e do México ninguém inscrito, falta de divulgação do evento ou simplesmente falta de interesse em participar de um evento que com mais de dez anos não conseguiu ganhar o seu espaço?
Sabendo que tanto Canadenses como Mexicanos se deslocam com alguma regularidade aos EUA a participar de provas nacionais a falta de crédito do A & C parece-me lógica.
Estou errado?Penso que não. Vamos esperar o que o futuro reserva ao A & C.

7 comentários:

  1. Bom Artur, pra começar não dá pra comparar Europa com Brasil, nem falando de agility, apenas ficando na mentalidade da população.

    Segundo que há muito interesse de participar. Eu por exemplo gostaria de ir, mas infelizmente não é possível pra mim. Não vou gastar o que tenho e o que não tenho pra fazer agility na Colômbia. Se tivesse grana sobrando iria.

    Ocorre o mesmo no Brasil com o Campeonato Brasileiro, não é falta de interesse, creio, é falta de possibilidade financeira.

    Porém, mesmo assim acho que poderia ser sim de dois em dois anos.

    ResponderExcluir
  2. Fabiano

    Então já temos um dos problemas, falta de $$$$.Não penso é que essa seja a desculpa dos Americanos e até Canadenses.
    Acho que o problema é um pouco mais profundo.
    E também o barsil não tem obrigação de enviar setenta ou oitenta duplas a um A & C.
    Agoar e o evento em si?Com dar crédito???
    Essa é a questão.

    abs

    ResponderExcluir
  3. Em minha opnião é o mesmo que comparar Libertadores da América com Champions League... Somos os primos pobres.
    Sobre a galera do norte, acho que é o famoso Tostines que "é fresquinhos porque vende mais ou vende mais porque é fresquinho?" Eles não vem porque é um campeonato de pouca visibilidade e expressão, mas como ser mais expressivo se eles não vem?
    Porém, as coisas vão mudar. Agora que passamos a Itália e nos tornamos a 7ª economia, teremos grana sobrando para curtir nosso esporte. rs...

    Miguel.

    ResponderExcluir
  4. Acho que é preciso grana. Sem dinheiro a coisa não funciona direito. Patrocinadores gostam de publico, gostam de TV e se por um acaso notarem que não haverá retorno nem gastam tempo e beleza.

    A mentalidade aqui, na américa do sul é que complica as coisas.

    ResponderExcluir
  5. Será que os demais países que participam do Am & Car não teriam o mesmo objetivo errado que nós combatemos, ou seja, todos na corrida para participar do Mundial, esquecendo-se que as demais provas como o Am & Car também trazem novidades em percursos e em conduçôes. Agora, se todos continuarem com vistas somente ao Mundial, certamente o Am & Car, como coloca o Artur, dentro em pouco será de 3 em 3 anos ou maiores intervalos, vindo mesmo a não mais ocorrer. O agility brasileiro evoluiu em nº de participantes como era esperado? Se o Brasil é referência para o Am & Car, este certamente também não evoluiu em nº de participantes.

    ResponderExcluir
  6. É complicado..é como se a situação do agility no país fosse semelhante em toda a Am. do Sul. Temos a cada dia mais e mais competidores..mas outros tantos desistem na mesma quantidade.

    Outro dia, buscando notícias antigas do agility, encontrei uma prova de 2002, um match, com 100 duplas inscritas...9 anos e a coisa está mais ou menos assim...

    É como o A&C, a cada ano as duplas melhoram, o local, o evento...mas a quantidade de pessoas que participam é bem estável...

    ResponderExcluir
  7. Olá, Artur, boa questão, e boas as repostas, todas pertinentes.
    Vamos as propostas para as possíveis soluções.
    Nos A&C que participei ou acompanhei, nunca os vi com o formato de eventos para competidores e público interessado, eles só atendiam a parte de competição e não ao entretenimento e por isso limitaram o público que os acompanharia.
    A escolha correta do local é fundamental.

    abraços, Giovanni

    ResponderExcluir