Sete anos que levo de agility aqui no Brasil e infelizmente sempre achei que os valores do que é o agility, aqui sempre estiveram invertidos.Graças a Deus que cada vez mais pessoas ligadas ao agility saem do Brasil para provas internacionais e assim vão entendendo o que quero dizer com isso.O agility antes de tudo é uma atividade onde cão e dono se divertem, ou antes deveriam divertir.Depois é um são convivio entre iguais, que gostam de cães e de agility.No final claro vem a competição que para ser sadia não deve nunca inverter estes valores.Aqui sempre foi e continua a ser ao contrário.Durante anos tudo foi feito a pensar no mundial de tal forma que hoje uma simples prova de iniciantes se tornou em uma competição mundial.
Talvez por isso e não só obviamente, o agility Brasileiro não cresce.
Pois é, Artur, concordo plenamente!
ResponderExcluirMais uma vez presenciamos uma situação de stress e discussões violentas na categoria iniciantes. Categoria que deveria, teoricamente, ser a mais divertida do campeonato. Uma pena.
Muita competição, muita cobrança nos cães e muito estresse desnecessário...uma pena! :/
ResponderExcluirDaniel, deveria não,,, tem de ser a mais divertida.Infelizmente a competição por vezes leva a exageros.
ResponderExcluirMarcela, concordo plenamente.
Artur, parte do espirito do Agility é isso:
ResponderExcluirhttp://ferigatto.wordpress.com/2011/09/13/estimacao-em-sorocaba/
Por vezes, se faz necessário rever conceitos.
Eu penso que regras existem para serem cumpridas, dependendo da ocasião podemos adaptá-las para casos específicos! Se descomprí-las estariamos modificando o sentido primordial! O que não seria o correto!!! Quanto ao agility mas particularmente o iniciante é a porta aberta da casa para que sejam bem vindos... Esses devem ter a maior ajuda possível dos coordenadores, visando o respeito da hierarquia... senão torna muito cacique para pouco índio!!!
ResponderExcluir