Apenas não consegui vêr a pista de jumping mini times.Em relação a todas as outras uma coisa é certa.O OUT é do gosto geral dos árbitros europeus e não só.Dizia o Luís Narciso na sua ultima deslocação aqui ao Brasil que se tinha de inventar um novo obstáculo e ele foi inventado . O OUT.
Foi OUT para todo o gosto e feitio e com as mais variadas angulações.Definitivamente o OUT veio para ficar. Eu pessoalmente gosto do OUT ainda mais quando ele é bem executado.Outra sequência muito utilizada foi o salto cego.Quando depois de se fazer um salto se tem de chamar o cão geralmente pelo meio e fazer o salto seguinte do lado contrário.Estas sequências não são fáceis ainda para mais quando 1 milésima de segundo pode fazer a diferença.A mesa só apareceu em uma pista, agility mini equipas penso eu, e acho que foi para fazer a vontade ao fabricante da mesma, pessoa muito influente.Das angulações diferentes nós já havia falado em post anterior.Temos de estar atentos a essas alterações na europa durante o ano.No entanto de tudo o que falei anteriormente não podem os nossos competidores se queixarem porque tudo isso os nossos árbitros fizeram durante o ano.
Duas coisas me chamaram a atenção.A primeira foi algumas angulações do salto em comprimento e do salto duplo.Continuo sem saber afinal o quer dizer a FCI no seu regulamento, já que lá diz uma coisa e depois aparece outra.A segunda são os tuneis por baixo da ramp A e da passarela.Se na rampa A ele sempre esteve colocado na sua extensão ou seja entra e saída de lados opostos, normal, já na passarela ele estava em U nada normal para um mundial. No desenho parece que estavam as duas bocas bem afastadas da passarela mas não deixava de ser um obstáculo onde não era dada a hipótese de refugo, situação defendida em regulamento e gidelines da FCI.
Em geral gostei das pistas , cada vez mais para cães com trajectória muito muito muito curta.
O tunel em U suavizado foi homenagem ao mauro. Exercício já conhecido. Acho que a quantidade de outs prejudica o espetáculo, além da trajetória do cão, aumentando o tempo. Creio que diversidade de exercícios para que a dupla demonstre habilidade é mais recomendável.
ResponderExcluirAchei também que haviam muitos outs. Na última pista, agility std individual eram três, pelo que me lembro.
ResponderExcluirO túnel em U na subida da passarela também achei sem necessidade.
Com certeza foram outs a mais. Só em uma pista contei salvo erro cinco.Está a faltar show no mundial.
ResponderExcluirMas de um modo geral não desgostei das pistas, embora considere que uma pista tem de ter um pouco de tudo até de descompressão para a dupla coisa que estas não tinham.Era preciso concentração de principio ao fim.
Infelizmente não participei de nenhuma pista..mas achei todos bem legais...nenhuma pegadinha , mas com um nivel de concentração alto...
ResponderExcluirFoi o mundial dos outs e dos saltos cegos e das eliminações !!!!! aquele Allf era do pior
ResponderExcluirAs pistas eram dificeis mas rapidas, o juiz faziam questão de esticar o cão e depois fazer o salto cego, obrigando quem não tem ordem para isso a correr muito .... algo que muita gente não conseguia
basicamente os cães rapidos sem muito controlo ...ficaram a perder .
o que achei mais difícil, talvez por não estar habituado , e já tinha visto isso no European Open .. são as opções que são colocadas em frente do cão
Ou seja , esticam o cão, e depois olhamos em frente e temos 3/4 opçoes para o ele fazer ... e ai a condução tem de ser perfeita sem margem de erro .
Artur ... também pode o Mundial contra os running contacts ..... passarele e salto para tas ...com túneis ou saltos a dois metros do fim da passarele !!!!!!!
abs
OLá Hugo
ResponderExcluirParabéns pelo teu resultado.
Sinceramente se analisarmos as pistas que os dois andaram a fazer durante o ano, não encontrei nenhuma novidade.Apenas que se utilizavam uma ou duas sequências agora utilizaram três e quatro.
Eu gosto do agility especatculo e como tal achei um pouco de exagero, mas quem se queria preparar para o mundial teve como fazê-lo.
Repara que os Austriacos sabiam bem, basta vêr o que eles montaram para o reconhecimento de pista.Será que foi por isso que a Austriaca venceu?
Abs
Artur Pires