terça-feira, 27 de outubro de 2009

INICIANTES

A ideia sobre parte deste tema foi do Fabiano e ao pensar na ideia dele de repente.....

Lendo o regulamento desta categoria, achei interessante a parte que fala das alturas dos obstáculos:
" As alturas dos altos simples serão: Mini/Midi no MÀXIMO 35 cm de altura
Standard no MÁXIMO 50cm de altura.
A CBA SUGERE que os juízes variem as alturas dos saltos da categoria standard entre 40 e 50 cm, sendo permitidos apenas 4 saltos na altura 50 cm "

Isto levanta algumas reflexões por parte dos interessados sejam proprietários, treinadores e principalmente veterinários.
A altura normal da categoria mini pode variar de 25 cm a 35 cm.Então o regulamento permite que um cão MINI salte o máximo para a categoria em prova oficial ou seja os 35 cm.Hoje utiliza-se no iniciante mini/midi a altura de 25cm.
Esse mesmo regulamento já não permite que se utilize as medidas máximas para o midi .Permite máximo 35cm para o midi ,contra os 45cm das provas oficiais .
Ou seja um cão mini no iniciante "pode " saltar o máximo e um cão midi não pode.
No standard ainda a confusão é maior já que diz " NO MÁXIMO" 50 cm de altura.
Ou seja um juiz pode colocar desde o inicio todos os saltos em 35cm de altura e vale para todos.
Isto porque a CBA "SUGERE " e não "OBRIGA" a utilizar de 40cm a 50cm.
Pois bem também no standard "NÂO" é permitido um cão saltar o máximo da sua categoria em provas oficias ( de 55 a 65 cm ).
Então pergunto.Porque no mini tal é permitido?
Porquê um cão standard só pode executar 4 saltos na altura de 50 cm , abaixo do mínimo da categoria e um mini pode fazer todos na altura máxima?
Por certo, principalmente os nossos veterinários, irão dar aqui opiniões muito válidas e esclarecedoras sobre este assunto.

14 comentários:

  1. Pois então, acho essa parte do regulamento bem confusa. Parece que existe, independente do regulamento, um consenso entre os ábitros de que Mini/Midi é assim e Standard é assado.

    A minha pergunta pra ti foi em relação ao salto Standard que tem uma variação diferente em relação ao máximo.

    O que pode ser discutido também é em relação ao fato de que competindo num salto menor o cão, principalmente na categoria Standard, pode ter algum problema vinculado ao salto no futuro quando for competir no grau 1 e pular de 55 a 65cm.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigos, minha opinião!!! Com relação ao regulamento conversando com o Renan e com o Henrique em uma outra prova, acho que os Iniciantes Standard NÃO DEVERIAM saltar a altura usada para os Midis! Na minha opinião, muitas vezes quando os cães passam para o Grau 1 precisam se readaptar à altura do salto, mesmo esse cão já estando a saltar em treinos a altura correta do Standard. Acho que a diferença de altura de Midi para Standard é muito grande. Outro fator é a questão da saúde: um cão iniciante já pode começar a competir com 1 ano, no grau 1 com 1 ano e meio. Acredito que um cão com apenas 1 ano ainda esteja com articulações e sua ossatura em final de formação e saltar 60cm poderia causar algum problema. E se criassemos uma altura para os Iniciantes Standard entre a altura midi e a altura Standard? Seria algo fora do comum? Não sei, nem sei se na Europa existe categoria iniciante e qual altura eles pulam. Acho que podemos encontrar uma maneira de preparar os iniciantes para o Grau 1 com uma altura um pouco maior do que a altura para cães Midi e ao mesmo tempo cuidar da integridade dos "fihotes".
    Grande Abraço
    Marco Magiolo

    ResponderExcluir
  3. Creio que mais razão cabe ao magiolo em suas colocações.
    Qto à altura dos minis/midis, parece-me correto o regulamento, já que a diferença de altura dos cães entre essas duas categorias é menor que entre midis e standards.
    Qto aos Standards, exatamente pela idade dos iniciantes, devem ainda estar em desenvolvimento, daí a altura dos saltos e permitindo o máximo de 4 na maior altura.
    Creio que a intenção foi de proteção á saúde dos cães.
    Lembremo-nos de que as provas tem muito menos frequência que os treinos em que, desde que o veterinário o permita, standards com menos de 18 meses saltem a altura máxima.
    Nas provas, onde geralmente os cães são mais exigidos, julgo conveniente que os cães saltem alturas menores.

    ResponderExcluir
  4. Artur, os Minis já podem saltar a sua altura máxima com um ano de idade, pq raças minis e pequenas já estão completamente formados (em termos ósseos) ao 1 ano de idade. Diferentemente dos médios e grandes. Para mim a explicação para a sua pergunta é essa.

    ResponderExcluir
  5. Essa realmente é uma via de duas mãos! Concordo com a Dra Camila quando diz que cães maiores demoram mais para conseguirem sua formação óssea, isso é uma verdade! Mas, por outro lado, temos cães standard pulando altura de midi e, quando eles chegam ao Grau 1, uma nova readaptação precisa ser feita. Exatamente por isso, citei o fato de, talvez, encontrar uma altura entre Midi e Standard para os iniciantes competirem.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Mas segundo o regulamento posso usar 35cm para todas as categorias?

    ResponderExcluir
  7. Concordo com a Camila.
    Ela disse tudo.

    E o Artur tb. está certo, é possivel usar 35cm para todas as categorias nas provas do Iniciante.

    ResponderExcluir
  8. Quando se lê um regulamento por vezes nãos se entende o porquê de determinads situações. Não entendendo parecem erradas e por isso eu pedi aos nossos veterinários para darem uma explicação sobre o assunto.Já sobre os standards ainda acho que temos de nos debruçar um pouco mais sobre qual o correto, visando o treinamento futuro mas preservando a saude do cachorro.
    Obrigado a todos que até agora deram a sua opinião.

    ResponderExcluir
  9. Sobre o que o Marco colocou de readaptacao aos saltos do Standard tenho trabalhado nos treinamentos de minha filhote.
    Vou colocar minha Border, hoje com 15 meses, direto no Grau 1 e seus treinamentos foram com saltos Minis e Midis ate' o 12o mes. Agora estou intercalando saltos Midis e Standards ate' que ao aproximar-se dos 18 meses faca apenas os saltos Standards.
    Em minha opniao, as regras deveriam ser rigidas nas medidas e nao permitir uma tolerancia. A medida nao deveria ser X (+/- 5), mas apenas X baseado em estudos veterinarios.

    ResponderExcluir
  10. O correto é não deixar o cachorro saltar até que tenha um ano então. Correto? O Bola começou a saltar com um ano de idade, por exemplo. Acho apenas que como o Marco também citou competir pode causar confusão para o cachorro, mas é uma questão discutível, nem todos tem a mesma opinião.

    Porém continuo com a dúvida sobre o tal salto de 50cm e concordo com o Sorocaba (ferigatto) que deveria ser X para minis e midis e Y para Standards.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Depois da explicação da questão dos tamanhos e da altura dos saltos no mini e midi e enquanto não se chega a uma conclusão de qual será a melhor altura para os standard, vou responder a uma pergunta via email do Fabiano.

    Porque os juizes não utilizam nunca a altura dos 50 cm no standard?

    Porque simplesmente essa possibilidade não existe.Os saltos actuais não têm prevista altura de 50 Cm e de 45 cm ( midi ) passam para os 55 ou 65 do standard.
    Mas podes estar descansado que o Eu já está a resolver esse problema e em próximas etapas tal já será possivel.

    ResponderExcluir
  13. O EU obviamente queria dizer o Edu.

    ResponderExcluir
  14. nossa a questão para mim é a seguinte..um dog com 1 ano não pode ou não deveria estar pronto para fazer uma prova...é pouco tempo de treinamento....agora volto com o assunto sobre tecnicas de treinamento....hahaha
    é nessa hora que descobrimos pq perdemos alguns preciosos segundos numa pista....acelaramos o processo de treinamento....

    acho que mudei um pouco de assunto !!!! hahaha

    e mais...fazer um std saltar midi na minha humilde opnião é " estragar " o salto do dog...pricipalmente se isso for feito por um ano inteiro de competição ...

    ResponderExcluir