segunda-feira, 16 de novembro de 2009

COPA CBA - AGILITY


Nunca tinha tido uma percentagem tão elevada de eliminações nas minhas pistas como ontem.Sempre que tal acontece a culpa é do juiz.Eu não fujo á regra e não fiquei feliz com o acontecido mas encontro algumas atenuantes.Em primeiro lugar a Copa CBA, embora disputada por duplas dos graus II e III,é uma competição onde este ano se apura a pré selecção para o mundial 2010 e onde se apuram as três melhores duplas do grau II para participar do Américas & Caribe 2010.Perante isto e deixo bem claro que desde o inicio desta copa não me agradou essa junção do grau II e III, para esta penúltima etapa, desenhei uma pista um pouco mais trabalhada técnicamente.O primeiro obstáculo de zona , a passarela, com a posição do obstáculo 2 "obrigava" o cão a chegar á zona de descida com o condutor em movimento e com a sequência seguinte, algumas faltas e até eliminações aconteceram.Seguia-se a sequência 8-9 e quem a abordava com o condutor do lado do slalom tinha muitos problemas.Depois de passado o slalom e o tunel vinha a Rampa A 14 e o tunel 15.Aqui houve várias conduções pelo lado do slalom e pivot na frente da Rampa A ou condução de frente para o tunel.Aqui houve várias eliminações, a maior parte delas pelos condutores pararem muito perto do duplo deixando pouco espaço para o cão.
Seguia-se o muro, gangorra e out -16-17-18.Talvez por causa do out o cão era "abandonado" no muro e assim algumas telhas cariam e faltas fora assinaladas na subida da gangorra.
Ficou uma pista mais com cara de grau III que de II e por isso os cães do grau II tiveram a maior fatia de eliminações da pista.Para mim que acompanho o esport em todas as provas nos últimos tempos priorizou-se a velocidade á técnica e control.E velocidade sem control e sem técnica é igual a eliminação.Á algum tempo que venho a falar nos fundamentos em detrimento de alguma velocidade.Não me considero satisfeito pelos resultados mas de vez em quando é bom acontecer algo assim para todos podermos repensar o agility e ou a arbitragem.
Dentro das boas regras , sintam-se á vontade para comentar a pista.

8 comentários:

  1. Sr. Artur eu particularmente gostei da pista do agility, pq o Sr. conseguiu colocar quase todas as técnicas utilizadas para uma condução no esporte. Se não dava para fazer o pivot, cruzamento por trás e vice-versa, isso provocou no condutor a escolha para fazer no momento certo, mas uma das técnicas era utilizada. Entendo que a maior parte das desclassificações realmente foi após a Rampa A, justamente pq o condutor vinha de uma velocidade quse que incontrolável pq ele sabia q precisava chegar antes do cão para poder se posicionar, e muitos não conseguiram controlar a velocidade no momento certo, aí ou era eliminado no salto ou mandava para o túnel estando posicionado em frente a Rampa. Acho que para o pessoal que vai para o mundial, foi um ótimo treino, visto as citações que disse à cima. Eu levei um refugo justamente na condução que não é do meu habitual, significando que preciso treinar esse tipo de condução! Resumindo, uma pista técnica onde é importante saber controlar além da velocidade do cão a velocidade do próprio condutor também!!!

    ResponderExcluir
  2. Artur, eu também fui uma das desclassificadas de grau 2, porém assumo a minha responsabilidade por ter corrido e não ajudado o meu cão. Pista com muitos pontos de cuidados, se não tivesse atenção, era eliminado. Porém com o Elvis consegui terminar, o que mostra que cão mais tecnicamente trabalhado, tem condições. Os menos, precisavam mais de ajuda. Mas gostei, apesar de ter brincado muito no começo com as eliminações rss

    ResponderExcluir
  3. Sr. Artur, também fui eliminado nessa pista com o Brown, justamente após a Rampa A, quando deveria ir ao túnel, porém o Brown saltou o duplo. Ainda consegui segurá-lo na rampa a, mas quando o chamei ele levantou a cabeça, olhou pro salto e foi, nem adiantou chamar. Acho que era uma pista muito técnica. Acredito que condutores mais experientes passaram, porém para aqueles que estão no Grau 2 (eu, por exemplo), tive dificuldades. Ah...o detalhe é que cheguei até esse ponto zerado, mais da metade do percurso...

    ResponderExcluir
  4. A pista era grau 3, era uma boa pista mas complicada e que muitos não levaram tão a sério, qdo viram já tinham sido eliminados.
    Não é meu estilo de pista mas é uma pista mais facil que varias do mundial, o problema é que muitos ainda são inexperientes para pistas assim e outros não se deram conta das armadilhas do juiz!
    Tutu como sempre aprendemos muito após nossos julgamentos, com certeza todos nós , inclusive vc, aprendemos mais ontem e isto só faz bem para o nosso agility!
    Valeu colega de CA, no fim tua pista e julgamentos foram bons e só nos trará mais aprendizado e desenvolvimento!
    abs
    DW

    ResponderExcluir
  5. tenho a impressão que a pista estava " justa " para um campeonato de nivel nacional que oferece vagas em pre seleção e A&C, então me pareceu ok !!!

    Se algumas pessoas tiveram dificuldades , isso me parece fazer parte e o lance é treinar mais, afinal nessa pista não tinha nenhum exercicio absurdo, não me parece apertada e muito menos impossivel de ser feita, e , se nosso agility está num nível tão bom qt algumas pessoas dizem estar, nada mais justo que uma pista como essa.

    De certeza temos mais a evoluir com uma pista assim do que numa pista de retas...

    ResponderExcluir
  6. Senti, na minha condição física e técnica duas dificuldades: uma com a Kuka, pois não cruzei por trás corretamente antes do duplo e outra com o Lothar, pois fiz o pivot muito perto do duplo.
    De resto, inclusive para mim, não notei grande grau de dificuldade. Como o Samir colocou, após a rampa bastava continuar na trajetória e depois de ultrapassada a primeira boca do túnel mandar com a mão esquerda o cão para a segunda boca. Fica fácil e uma manobra mais correta, inclusive para a velocidade do cão. Desnecessário pivot na frente da Rampa nesse caso. Achei a pista bastante técnica. E isso é bom.

    ResponderExcluir
  7. Artur, voce ha tempo vem alertando para os cuidados tecnicos em treinamentos que ainda faltam aos brasileiros. Acho que essa pista serviu e bem como alerta aos que disputam provas internacionais.
    Tive tres faltas de zona(problemas porque mudei meu treinamento), mas mesmo longe dos condutores de ponta, tive facilidade para completar a pista porque no ponto 8 ou 14 treino com frequencia essa situacao. Comandos claros ao cao de "tunel" ou "sobe" fizeram a diferenca e tive total confianca sem a necessiade de proteger um erro nesse ponto e podendo me posicionar melhor na saida desses obstaculos.
    Bem, no meu caso ficou muito claro que a diferenca esta' nas tecnicas de treinamento e nao na pista.
    Parabens!

    Miguel.

    ResponderExcluir
  8. Arthur,
    Te cuento que hemos armado tu pista para entrenar. Las dificultades con las que nos encontramos fueron exactamente las mismas que se han planteado a lo largo del post. La pista nos ha servido muchisimo para trabajar sobre control y tomar conciencia de algunas falencias en cuanto al manejo. Hace ya un tiempo que venimos trabajando con las pistas de Alen Marekovic, y esta pista no tiene nada que envidiarle en cuanto a desafios y handling, así que quienes nos estamos preparando para A&C-2010 tenemos que estar listos para enfrentar este tipo de desafios.

    Saludos

    ResponderExcluir