sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

PROVAS OPEN QUE FAZER

Lendo os ultimos comentários no meu e outros blogs, veio á discussão as provas OPEN e seu aproveitamento.O que vemos hoje é se o OPEN é grau 1 e 2 poucas duplas do grau 1 têm aproveitamento o mesmo sucedendo se o OPEN é grau 2 e 3 em realção ás duplas do grau 2.
É natural que os juizes tendam a fazer pistas mais próximas do grau mais elevado do que um meio termo ou até o grau menor.O ideal seria um meio termo, já compativel com o grau menor estaria completamente errado.Então surge á discussão outra situação .
Será que as pistas do grau 1 e do grau 2 têm sido mais fáceis do que o deviam ser e por isso as duplas depois sentem tanta dificuldade?
Em minha opinião sim.Acho que tanto grau 1 como grau 2 deviam ter um "pouquinho" mais de dificuldade preparando melhor as duplas para o grau seguinte.Hoje as pistas do grau 1 são práticamente uma ida e vinda com muito pouca dificuldade e o grau 2 está longe da dificuldade de um grau 3 que vive uma realidade mutante face ás variantes que vão aparecendo por esse mundo fora, tornando as competições do grau 3 cada vez mais técnicas.
O que vocês pensam sobre este assunto?

10 comentários:

  1. Olá Artur,



    Discordo de você em relação aos níveis de dificuldade. O que tenho visto é o contrário, algumas pistas com grau mais elevado ao que pertence. Iniciante com Out, Grau 1 com out e com saltos bem desangulados... As vezes pensam que para ter dificuldade é necessário colocar um out! Discordo... Acho que o Grau 2 sim, deveria aumentar um pouco a dificuldade.



    Falando do meu caso especificamente, quando comecei no meu blog a "recapitular" as pistas que já julguei vi algumas que estavam como você disse. Mas de Maio para frente acho que meus percursos melhoraram um bocado. Acho que, para um iniciante e um Grau 1, colocar mais tuneis invertidos, uma saída que exija o fica, mais mudanças de direção, já são o suficiente para que tenha dificuldade.



    Aproveitando o tópico, após a sugestão da Maria de que se separassem as provas no final de semana (um dia Standards, outro mini/midis), vi que escreveram que o problema seria que o resultado é Unificado. Não valeria a pena tentar isso, e ai montar pistas de acordo com a categoria (com o resultado não sendo Unificado)? Já que assim como em um Open se levam para o grau mais elevado, em pistas do Unificado é muito raro encontrar uma pista que seja "justa" as três categorias.


    Sei que hoje o ranking Unificado faz com que as duplas precisem se esforçar mais, é mais concorrido, porém podemos fazer isso em um campeonato, o outro continuaria Unificado. A Copa CBA classificou 5 minis e 5 midis, independente da classificação no Unificado, correto? Então ela poderia ter sido feita dessa forma...

    Abraços,

    Renan

    ResponderExcluir
  2. Sr. Artur, vou falar dos graus que tenho acompanhado mais, em relação ao grau 2 eu acho que realmente alguns pontos de dificuldades poderiam ser inseridos! Acho q a passagem do grau 2 para o 3 a dupla tem bastante dificuldade sim, muitas vezes por ser mais técnica. O grau 3 tenho gostado muito das pistas, exige muia atenção do começo ao fim. As pistas do SR. e do Eugênio sempre tem no mínimo 2 pontos de dificuldades, o que temos que ficar atentos a pista inteira sem poder relaxar em nenhum obstáculo. Entrada de slalom bem exigente... Eu acho ótimo esse tipo de montagem, assim podemos ir desenvolvendo a técnica cada vez mais.
    Em relação as pistas Grau 1 tb vejo as duplas que passaram para o grau subsequente um certo nível de dificuldade. Vejo que uma dupla que teve destaque no Grau 1, ela tem muita dificuldade no Grau 2, "talvez" seja pelo fato das pistas Grau 1 serem mais abertas, enquanto as do Grau 2 bem mais fechada (não digo todas, mas uma grande parte). Essa foi a maior dificuldade que tive com o Robinho.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que os Opens são ideais. Acho que o grau 1 está e é muito fácil e por isso temos tantas duplas tomando pau no grau 2. Já comentamos aqui Artur, que estava muito fácil mudar do 1 para 2 e até surgiu a idéia de 5 excelentes zerados. Ou de três em três finais de semana.

    Pra mim nunca foi problema o Open 1 e 2, muito pelo contrário. Nas pistas mais travadas eu me dava melhor com o Schummy porque conseguia acompanhar melhor o cachorro. Já o Jumping Open 2 e 3 também não acredito que seja problema. Acho que uma coisa prepara para a outra.

    Desde que eu comecei a competir esse foi o melhor formato de provas que do qual já participei.

    O que eu sinto que é pesado é Open Agility e Jumping, pra um grau 2 recém saído do 1 é pesado.

    Concordo também com o Renan, certos exercícios como o out deviam ser melhor distribuídos e talvez num iniciante seja pesado demais.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Eu também lembro da epoca do AgOpen 1e2 e Jumping 2e3, e não lembro de tantas reclamações assim.
    Tudo que foi falado a cima, pra mim, é relativo.Vai de juiz pra juiz.
    Tem juiz que monta G1 fácil, aqueles que é só ida e volta, tem juiz que monta o G1 mais técnico, as vezes até mais difícil do que o necessário. A mesma coisa serve para o "out". Porém isso deve ocorrer no mundo inteiro.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. EU faço Agility à 5 anos ... e neste momento estou a treinar o meu 2º cão e sempre que posso dou aulas aos meus colegas da escola onde estou ....

    e algo que eu tenho reparado é que os agiliteiros com mais experiencia não preparam os cães para o grau 1 .... é muito raro eu fazer uma recta num treino !! , estou mais preocupado em recortar
    assim alguns agiliteiros tem mais dificuldades em rectas ..... pois raramente a treinam

    em Portugal so temos grau 1 e Grau 2 .. e depende de cada juiz .. uns são rectas outros ate parece que o grau 1 é grau 3

    devia ser definido o que é permitido no grau 1 .... eu acho que existe essa definição no FCI ... mas acho que alguns juizes nunca a leram :):)

    abs

    ResponderExcluir
  6. Penso que a fórmula do Open 2/3 da Copa CBA é a mais correta porque por regulamento o Grau 2 teoricamente está apto a provas internacionais. Como você mesmo lembrou, Artur, na maioria dos paises não existe o Grau 3. Já o sistema de premiação separado, vejo como estímulo, já que demanda tempo para que um Grau 2 esteja pronto para enfrentar um Grau 3. Porém, como foi debatido em outros posts e no fórum, também acho que a ascensão para o Grau 2 deveria ser mais criteriosa para que estes estejam mais preparados quando forem promovidos.

    Falo sem a visão de um juiz, mas acredito ser muito difícil para os juízes diferenciarem pistas Grau 2 de pistas Grau 3, por isso acredito que deva ser considerado as pistas do grau mais elevado.

    Sobre Open 1/2 prefiro não comentar porque não presenciei nenhum campeonato com esse formato.

    PS: Nesse Brasileiro vou procurar ficar mais atento as diferenças de pistas dos juízes.

    Miguel.

    ResponderExcluir
  7. Vamos lá então analisar algumas sugestões:

    Iniciantes: Partidas que exija um fica.
    Tuneis invertidos
    Mais mudanças de direção.

    Estou plenamente de acordo. O fica na partida é em meu entender 30% de chances de uma boa prova. Condutor que já começa correria com o cachorro tem muito mais chances de dar errado.
    Tuneis invertidos podem ser utilizados sim, bastando para tal utilizar tuneis de 6 metros e deixar as bocas bem separadas.è um bom exercicio sim.
    Mais mudanças de direção outro tema que concordo. Como o iniciante tem menos obstáculos pode-se trabalhar a pista mais em largura.

    Grau 1 - pistas abertas e pistas fechadas.

    Pode-se fazer pistas abertas e serem dificeis e pistas fechadas serem fáceis.Pistas fechadas geralmente posicionam o condutor todo o tempo junto do seu cão e com isso o resultado pode melhorar e uma pista aberta com retas pode tornar-se uma armadilha exatamente pelo contrário.
    Geralmente as pitas do grau 1 , na sua maioria, são abertas e as do grau 2 tendem a ser um pouco mais fechadas ou como gosto de dizer com mais pontos de control. Por isso cães que demoaram muito para passar ao grau II porque são muito rápidos, tendem a ter melhoresw resultados depois no grau II onde aprendem a juntar á rapidez a presença e ajuda do condutor.
    Quanto mais solto correr o cão mais chances de errar.

    Por isso eu defendo que o grau 1 deva começar a ser uma mistura das duas coisas para preparar melhor as duplas.
    Aumentar o numero de EXC Zerados eu não discordo, mas não me parece a principal solução porque tempo não será sinonimo de melhor preparação se esta não fôr alterada.
    Por isso acho que os OPEN serão sempre desiguais sejam eles 1 e 2 ou 2 e 3 , embora a haver um deles concordo mais com o 2 e 3 pelas razões regulamentares do agility mundial que já falei mais do que uma vez.

    Sobre os out vou preparar um post só sobre esse assunto porque por complexo terá de ter mais explicação técnica do ponto de vista do juiz.

    ResponderExcluir
  8. Oi... Posso dar minha humilde sugestão de Iniciante? Se eu falar besteira, podem me corrigir, não fico chateada! =)

    O Sr. Artur falou: "Iniciantes: Partidas que exija um fica. Tuneis invertidos. Mais mudanças de direção."

    Esse "mais mudanças na direção" seria algo como provar que o cão 'tá bem ligado no dono, tipo as viradinhas de ombro, de corpo etc.? Algo como provar q. a condução 'tá afinada?

    Pq reparo que isso tem muito mais nos graus acima. Aí alguém fala: "Mas vcs são Iniciantes, o cão ainda 'tá aprendendo, vc ainda 'tá aprendendo!". Mas, pôxa, por isso mesmo! Tem que ser desde o início. Acredito que o cão estaria se preparando desde o começo a essas "manobras" do condutor e as passagens para os outros graus seriam mais "suaves".

    Assim... Tenho a impressão que o Iniciantes é mais "correria" do que condução. Não me interpretem mal! Tem condução SIM, óbvio. =) Mas, às vezes, muita parte reta, que o condutor sai em disparada, ou muito "círculo". Acho que poderia ter um trechinho mais próximo do G1, não sei, aí quem é experiente nisso veria algo mais upgrade.

    Abrações a todos!! =)

    ResponderExcluir
  9. Vanessa

    Algumas provas de iniciantes, começam com o condutor do lado direito do cão, despois apassa para o esquerdo e acaba ou vice versa. Então mais mudanças de direção serão uma base muito boa para o futuro. As entradas em tunel invertida também podem ser um bom treinamento.

    Abs

    Artur Pires

    ResponderExcluir
  10. Olá Artur

    Estou de volta de umas férias espetaculares.
    Não pude deixar de opinar nesse tópico, pois leio que as pessoas ainda não conseguem entender como é dificil organizar e agradar gregos e troianos.

    Sempre escrevem EU isso EU aquilo, em vez de pensarem no bem geral e não individualmente.

    2010 começou com os velhos problemas nos anos anteriores.
    Mas bola prá frente.

    Um feliz 2010 para você e a familia toda.

    abraços

    ResponderExcluir