terça-feira, 11 de maio de 2010

MUNDIAL 2010

O mundial deste ano na Alemanha vai ser realizado em terra batida ( picadeiro ).Conheço bem este piso pois em Portugal ele era utilizado com alguma regularidade nas provas da Quinta da Marinha.Estou falar de uns sete oito anos atrás e também de um dos locais mais in do hipismo Português.O piso é bom para os cães mas o poder de tracção é prejudicado.Arranques não são tão rápidos e é preciso manter um movimento mais constante para se obter boas marcas. Para além disso bastam alguns cães passarem e o piso começa a deteriorar.Os organizadores do mundial garantem que vão estar atentos e todos os cães vão competir em igualdade.
Bom com tanta evolução e tecnologia não custa acreditar, mas só vendo para crer.
Entretanto em minha opinião é preciso rever alguns treinamentos e conduções.
Sei de um alemão que deve estar a rir de contentamento.

20 comentários:

  1. Essa notícia é fogo.
    O que fazer.
    Estamos acostumados à grama sintética. Onde treinar a equipe do Mundial?
    Se na europa existe esse piso, aqui sequer temos pisos suficientes, muito menos diferentes.

    ResponderExcluir
  2. Se for mesmo na terra ou areia, muda tudo. Na europa utilizam direto esse piso. Não entendo porque não pode ser usado aqui no Brasil em campeonatos nacionais.

    Se for assim alguns cães realmente não renderão.

    ResponderExcluir
  3. Quem sabe, porisso rendam mais que os nossos em grama sintética. Provavelmente têm outra musculação, mais forte, ao mesmo tempo mais elástica.

    ResponderExcluir
  4. Sera' que os selecionados estao planejando treinos em pistas de terra, saibro ou algo parecido? Importante saber o comportamento dos caes e ate' mesmo dos condutores porque alem de mais duro e' mais escorregadio.
    Nao fui a prova, mas nao era esse o piso daquela etapa do Paulista no Clube Japones?

    Miguel.

    ResponderExcluir
  5. Não, è totalmente diferente. Terreno de picadeiro é parecido com um campo de tenis de terra batida. Mais fofo que este, a terra de picadeiro é boa para os cães que se desgastam menos no impcato ao solo mas não conseguem ter tanta tração no arranque e mudanças de direção como em grama ou grama sintética.

    ResponderExcluir
  6. Seria fofo como areia de praia ?

    Ou um meio termo entre quadra de tenis e praia ?

    ResponderExcluir
  7. Não. É mais quadra de ténis ligeiramente mais fofa.
    Não tem nada a vêr com areia, nem com campo de futebol pelado.

    ResponderExcluir
  8. Artur, viu o piso em que foram realizadas as seletivas dos EUA este final de semana? Diferente dos ultimos anos, nos quais a prova tinha sido em grama sintética ou borracha. Tentaram aproximar ao máximo o piso do mundial...

    ResponderExcluir
  9. Olá Gabi
    Não Gabi não vi , mas isso prova como esses paises estão atentos e sabem das coisas. Nós soubemos por mero acaso.

    Tens algum video. Manda para eu vêr.

    Bj

    ResponderExcluir
  10. Olá, tenho uma sheltie ainda bebe (6 meses) que comprei aqui na alemanha. Gostaria de saber onde e quando será o campeonato de agility para eu poder ver uma competicao.
    Obrigada Bia

    ResponderExcluir
  11. OLá Bia

    Será de 1 a 3 de Outubro em Rieden.

    Abs

    ResponderExcluir
  12. Olá Arthur,e pessoal

    Apenas para ilustrar, eu já estava sabendo disso desde outubro/novembro e havia conversado sobre isso com o Henrique, Zé, entao estamos cientes deste piso. Temos intencao de treinar em locar parecido o dificil é conseguir, acho que todos sabemos das dificuldades, mas cientes deste fato estamos já a algum tempo

    abc

    ResponderExcluir
  13. Alex

    Que bom que já sabiam e até agora não apareceu nada escrito para os demais saberem , nem se arranjou nenhum local para fazer um treino sequer da pré seleção. Ou será que isso só será importante para os selecionados que depois não se mexerem nesse tipo de psio?

    Abs

    ResponderExcluir
  14. Oh Artur.
    Perdeste a primazia em relação às notícias da Europa.
    Colocaste bem. E os treinos?
    Uma coisa me agrada. quero ver a Dizzy nesse piso. E os nossos? Se ainda não treinaram e se ela já treinou, o negócio fica muito ruim. Provavelmente, os europeus já sabiam como o Alex. Será que de outubro para cá não se poderia ter solicitado algo à Hípica ou algum haras?

    ResponderExcluir
  15. Fico contente que assim seja. Eu tive a confirmação pela acta da reunião de delegados da FCI que se realizou em Fevereiro mas que só esta semana recebi cópia.
    Mas se já sabiam desde Outubro do ano passado acho que a mancada é muito grande.

    Abs

    ResponderExcluir
  16. Espero que esse tipo de piso ainda não " treinado " pelos brasileiros não atrapalhe os resultados da equipe no mundial !!!

    Tenho certeza que a CBA está fazendo algo para diminuir os efeitos desse novo piso...

    ResponderExcluir
  17. Receio que o tempo de adaptacao de condutores e caes seja curto demais.

    Miguel.

    ResponderExcluir
  18. Ola pessoal

    Aqui em Portugal temos uma prova que é feito neste genero de piso . Areia de picadeiro.

    Relativamente aos cães ...posso dizer que adoram este tipo de piso, aquilo que eu vejo é que os cães ficam mais "loucos" , talvez devido aos cheiros que estes locais têm.

    Não concordo que o piso não tenha tracção, claro que ~e diferente da relva natural , mas é muito melhor que a relva sintetica .

    O grande problema vai ser a passagem dos cães em zonas como slaloms e zonas em que o cão tem de exercer mais poder de tracção . porque vai criar buracos no chão

    Eu duvido que todos os cães tenham as mesmas condições , porque para isso eles tinham de molhar e alisar o terreno de 10 em 10 cães .

    No EO2007 em Italia , tambem era de terra, e o terreno no final do dia estava muito complicado

    Isto é um mundial , sinceramente acho um erro fazer em terra batida ...nunca vai ser igual para todos

    Julgo que o pessoal que nunca fez provas neste piso,deve aproveitar os treinos para montar sequências onde o cão tem de travar para virar , ou travar para entrar no slalom

    parece simples ..mas é nesta altura que se nota a diferença, um cão que esta habituado a colocar as patas da frente num terreno mais rijo do que um cão que esta habituado a colocar num piso mais mole

    pode facilmente resultar numa vara ou numa entrada ao 2 pau no slalom

    boa sorte a todos pessoal

    abs

    HUgo

    ResponderExcluir
  19. Artur,

    Tanto sabíamos que falei isso no primeiro treino da pré-seleção. Mas eu ainda confiava em uma troca de piso, pois na época não estava confirmado de que seria na areia.

    Já estamos procurando um lugar para treinar, como o Edu disse pensamos em ver na Hípica que fizemos apresentação, mas ainda precisamos analisar a viabilidade disso.

    Renan

    ResponderExcluir
  20. Conversei com o Tiago hoje e ele disse que eu não falei. rs E que o Samy também não sabia, então não devo ter falado mesmo.

    Hugo, falaste bem. Se viu as pistas da juiza do mundial, em que ela "obriga" o condutor vir com o cao de um lado do slalon e ir para o outro lado ao fim do obstaculo, de certo teremos muitos cães errando a entrada.. ainda mais com esse tipo de piso.

    O problema é conseguir locais com um piso desse aqui no Brasil, que de certa forma ainda teremos que pagar o transporte dos obstáculos. Se por acaso não comunicamos os integrantes da pré-seleção (eu realmente acredito que falei, mas...) de certo não foi por não sabermos. Até porque, você mesmo ja tinha escrito isso aqui no seu blog.

    Só acho um "retrocesso" fazerem um mundial na areia... Se nos mundiais passados eles colocaram grama sintética em cima do gelo, achei que esse ano dariam um jeito e usariam grama sintetica novamente - e não um piso que não dá condições iguais a todas as duplas.

    ResponderExcluir