sábado, 22 de agosto de 2009

2º JUIZ OU JUIZ DE SUBIDA DE PASSARELA

A FCI nas suas Guidelines 2009 explica o funcionamento e atribuições deste 2º juiz.A sua função será julgar a subida de passarela até que o cão tenha tocado com as quatro patas na prancha horizontal.Esta situação está indicada na figura acima descrita com a letra A. A orientação dada aos juizes é que não montem nenhum exercício junto dessa subida.No entanto e se montarem um exercício como o da figura B, toda essa sequência será julgada pelo 2º juiz ( 1-2-3-4 ) até que o cão toque com as quatro patas na prancha horizontal.Por certo de inicio isto irá trazer alguma duvida e será interessante que os primeiros testes sejam feitos por juízes experientes.

9 comentários:

  1. Sei que temos que aceitar as coisas vindas da FCI,esta em fase de testes etc.
    Mas dois juizes usam dois criterios e o juiz da subida vai julgar mais coisas do que só a subida c certeza eaí vamos ver o que vai dar!!!
    abs
    Dan

    ResponderExcluir
  2. Sr. Artur, sou a favor do segundo juiz. Acho que irá somar! Já escrevi isso no meu blog e no blog do Fabi! Porém, é necessário que esses dois árbitros estejam bem ligados um com o outro e com a regra, por isso, é interessante colocar árbitros mais experientes. Além disso, os dois árbitros precisam se conhecer bem e conversar antes da prova para decidirem quais as atitudes tomar. Mas, mesmo assim...ainda sou a favor!
    Abraço
    Marco Magiolo

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Dan, pois o que pode ocorrer no caso de uma colocação da passarela após alguns exercícios mais complexos, é que não haverá grnade diferença entre juiz principal e secundário (o que julga a subida da passarela até a horizontal do obstáculo), pois teremos decisões conflitantes em decorrência mesmo dos critérios diversosw dos juízes.
    Acho complicado mas, somente testando e com juízes bastante experientes, não teremos problemas.
    Inclusive, creio que conhecendo a CBA a forma de atuar dos juízes, deve ela escalar juízes com critérios parecidos para julgarem em conjunto.

    ResponderExcluir
  4. A CA da CBA trabalha muito para homogenizar a arbitragem brasileira e hoje , graças a este trabalho temos um grupo de juizes que julga de maneira semelhante , isto vai ajudar a gente com estes testes.
    Mesmo assim teremos que tentar nos adaptar a esta nova realidade , vamos ver no que vai dar!

    ResponderExcluir
  5. Tudo o que seja para uma maior verdade desportiva eu sou a favor.Acho que esta medida vai deixar o árbitro principal melhor posicionado para julgar todo o percurso, logo com menos possibilidades de erro.Cabe ao juiz principal, sabendo atempadamente quem será o seu 2ª juiz nessa prova ,montar ou não algum exercicio antes da subida da passarela que tenha de ser o 2º a julgar.Como todas as modificações ou testes parecem sempre mais complicados do que na prática.Como disse o Dan graças ao trabalho que vem sendo realizado com todos os árbitros, penso que esta situação vai ser bem tranquila.

    ResponderExcluir
  6. Com os testes no paulista saberemos a eficiencia.

    Sou favoravel a um segundo juiz, porem, este deveria ser juiz de todas as zonas de contato.
    O primeiro juiz, sem se preocupar com as ZCs, ficaria mais focado em faltas e refugos.

    ResponderExcluir
  7. Acho um tanto quanto impraticável que o segundo juiz verifique todas as zonas, pois cães iniciantes e seus condutores até mesmo de G1 podem ter problemas com mais de uma pessoa se movimentando dentro do percurso.

    ResponderExcluir
  8. Por falar nisso se virem o video dos vencedores do Europeu, tem o juiz principal ( Marko ) e mais três pessoas se movimentando dentro da pista.Ainda não consegui entender direito o que era aquilo.

    ResponderExcluir
  9. Muita movimentação na pista não me agrada, pode atrapalhar mais que ajudar!
    Como não faço muitos exercicios antes da passarela, para meu estilo de julgar acho que não sentirei tanto, para juizes que gostam de fazer algo antes da passarela, próximo a passarela, terão que pensar duas vezes antes de desenhar estes exercicios e talvez terão que mudar um pouco o estilo de suas pistas!
    abraços

    ResponderExcluir