quinta-feira, 20 de agosto de 2009

FÉRIAS ... QUEM DISSE

Agosto mês de férias de verão na Europa.Por isso noticias de competições de agility quase não há.Preparação das selecções para o mundial que se avizinha e alguns países com novos regulamentos para a próxima época.Portugal é um deles e este ano o regulamento é um pouco diferente.Irá ter dez etapas regulares ( para obtenção de pontuação necessária para estar presente nas finais )Cinco finais com pontuação por EXC zerado ( 2 pontos ) e EXC ( 1 ponto ) e por classificação.Aqui uma novidade discutível .O primeiro classificado receberá pontos iguais a 50% dos participantes e por aí abaixo.Este método de pontuação pelo numero de participantes sempre foi uma faca de dois gumes.Fazemos votos para que funcione bem.Uma coisa é certa e isso já levo mais de dez anos de experiência,seja qual for o regulamento os melhores estarão sempre nos lugares cimeiros.Agora se esses regulamentos tornam melhor a modalidade e a qualidade das duplas ou não, é outra conversa.Até hoje ainda nenhum país achou o modelo perfeito e por isso saúdo os meus compatriotas pela mudança que trará de certeza algo de positivo.
Por também iremos ter algumas alterações no que diz respeito á arbitragem.

A titulo experimental, mas oficial, iremos ter na II Copa Paulista de Agility a estreia do segundo árbitro ou árbitro de subida de passarela.Sobre isso irei publicar um post só informando de como funciona e as atribuições deste segundo árbitro.

Outra medida e esta em todas as provas oficiais.O juiz não poderá mais receber indicações do seu auxiliar sobre o julgamento, indicação das ultimas Guidelines da FCI.Ainda segundo as mesmas Guidelines o juiz terá de arcar com toda a responsabilidade da sua actuação. Eu concordo com esta nova situação pois se alguns juízes acatavam uma informação do seu auxiliar sobre uma barra ou telha que caiu e ele não marcou , outros não o faziam e assim ficava uma situação dúbia.Por outro lado o juiz teria que ter muita confiança no seu auxiliar para receber tal informação pois existe regra escrita que define até onde poderá ser marcada queda de barra ou telha.
Também a partir de agora aqui no Brasil o juiz poderá indicar o seu auxiliar.

Mais informações sobre estes e outros assuntos sobre arbitragem irão ser disponibilizadas em breve no site da CBA agilitybr.com.br.

6 comentários:

  1. Já tenho que discordar da FCI e, em consequência, de você.
    Parece-me ilógico que haja um juiz auxiliar na subida da passarela e não haja para o resto, ou seja, não aceitar um fato despercebido que um auxiliar indique e aceitar outro fato despercebido (toque ou não na subida) que outro auxiliar aponte.
    Que os juízes coloquem auxiliares de confiança, como existem nos demais esportes, evitando erros de arbitragem.
    Imagine-se um percurso em que haja dois saltos, uma curva e volta em sentido contrário com obstáculos contendo zonas de contato. O arbitro terá obrigatoriamente que virar de costas para os dois saltos já vencidos. E se uma vara demora a cair? Ele não percebe e nada marca. O auxiliar evitaria esse erro prejudicial aos demais competidores.
    Assim, não entendo o porque de não se apoiar em auxiliares, já que para um caso (subida de passarela) se permite.

    ResponderExcluir
  2. Dr Eduardo

    Como disse alguns juizes "ouviam" o seu auxiliar nesses casos e em outros não.Por isso eu concordar na nova situação que fica igual para todos.Quanto ao segundo juiz e não " auxiliar " ele vai julgar toda a subida da passarela até que o cão toque com as quatro patas na prancha horizontal.Mas pode julgar mais do que isso com irei depois explicar.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Pelo que você coloca, devo entender que esse juiz de passarela tem toda autoridade na subida da passarela e suas decisões não podem ser modificadas, exceto por ele mesmo, ainda que o outro juiz não concorde com sua marcação. Sei que é difícil ocorrer, mas ocorrendo a autoridade exclusiva nesse obstáculo seria desse segundo juiz. Correto?

    ResponderExcluir
  4. Exatamente Dr Eduardo e mais algumas coisas que no sábdo lhe explico melhor.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Ola Artur.

    Tambem eu e muita gente em Portugal espera que estas alterações melhorem o nosso agility.
    Eu sempre achei que uma melhor qualidade dos duplas que ja existem podem trazer mais pessoas.

    O acrescimo de qualidade vai implicar mais divulgação e mais quantidade de pessoas interessadas em fazer Agility

    espero eu .... grande abraço

    Hugo

    ResponderExcluir
  6. Olá Sr. Artur...
    Sou a favor do segundo arbitro. Acho que irá ajudar muito, não apenas na subida da passarela.
    Tudo que surgir para aperfeiçoar e melhorar nosso esporte sou a favor.
    Abraço
    Marco Magiolo

    ResponderExcluir