sexta-feira, 2 de outubro de 2009

TEÓRICAMENTE FALANDO

As analises os vídeos as estatísticas do ultimo mundial estão por essa internet fora.Continuando nessa viagem algumas perguntas teimam em ficar sem resposta.No entanto por vezes é nos pormenores que encontramos a resposta e outras vezes pelo menos meia resposta.
Claro que tudo são teorias,mas não são as teorias que desenvolvidas trazem avanços enormes seja em que área for?
Pois bem dei comigo a pensar no seguinte.Teóricamente qual a prova principal de uma competição de agility? O agility é claro teóricamente mais difícil do que o jumping.Por isso ele aparece nas grandes competições como a ultima prova do combinado, teóricamente para aí separar o trigo do joio.Por muito experiente que seja uma dupla, enfrentar um agility na decisão não será o mesmo que enfrentar um jumping.Teóricamente será assim.Aqui no Brasil fazemos exactamente o contrário e decidimos 99% das competições com o jumping.Será por isso que as nossas duplas se sentem tão á vontade nos jumpings e menos nos agilitys?Claro que há excepções mas são poucas.
Será isto uma teoria ou não?

14 comentários:

  1. Acho que na verdade decidir um mundial já é algo difícil, seja junping ou agility, pois existe o fator emocional que pesa muito...decidir no Brasil onde não existe responsabilidade nem pressão me parece mais fácil...
    Nosso agility é mais fraco que o junping pelo fato de que nossas zonas são mais lentas e ou mais inseguras, logo temos sérias dificuldades em certos exercicios por ter que acompanhar tanto os dogs na zona e " cobrar " para que fiquem ou toquem...aí vamos voltar ao assunto de tecnicas de treinamento...
    Acredito que seria interessante mudar esse formato no Brasil, afinal perderíamos mais 20 minutos para fazer isso de colocar o agility no final...e 20 minutos não fazem tanta diferença não é ?

    ResponderExcluir
  2. Aurélio, pra não perder tempo é só começar com os Jumpings. Porém meio que concordo com o Aurélio em relação as zonas, acho que não é apenas a inversão das pistas que vai resolver.

    ResponderExcluir
  3. Eu comecei por dizer que algumas perguntas teimam em ficar sem resposta.Sobre treinamento acho que já falamos e todos sabemos que tem de haver um outro treinamento nomadamente nas zonas de contacto.Aqui começa a completar-se esse treinamento com o factor psicológico.
    Como diz o Fabiano basta começar com os dois jumpings e não há perda de tempo.
    Isto se a minha teoria tiver algo de concreto. Para mim acho que tem.

    ResponderExcluir
  4. Basta fazer com que auxiliem os árbitros na montagem dos percursos e nenhum tempo a mais seria necessário. Por outro lado, concordo com o Aurélio e com o Fabiano, pois decidindo tudo no agility, certamente, os condutores mais se aplicariam nos exercícios e obstáculos do agility. Só discordo do Aurélio no item pressão psicológica. Para os que têm vários mundiais, essa pressão, qdo bem treinados, inexiste.

    ResponderExcluir
  5. Edu..certas pessoas sentem a pressão a vida inteira...para mts isso é pscologico...não faz diferença qts mundiais foram....e para outros a pressão inexiste já no primeiro mundial...

    ResponderExcluir
  6. Edu vc deve estar ficando louco (alias nota 10 pro aurélio e 0 pro edu) ou nunca na vida esteve em uma decisao de uma atividade esportiva para escreve tal asneira, alias nunca vi vc escrever tanta abobrinha que nem nos ultimos dias, mas dizer que ninguem pode sentir a pressao de uma decisao de mundial, aí tá virando caso de intervencao médica. Profissionais que ganham milhoes sentem, imagina os que fazem por lazer e praticamente sem ajuda $$$ nenhuma

    Sem comentários

    Alex

    ResponderExcluir
  7. Acho que tanto o Aurélio como o Alex confundem pressão com nervosismo e emoção. São coisas totalmente diferentes. A pressão é a exigência feita tanto por si mesmo como por estranhos. A pressão feita por si mesmo ocorre qdo o competidor não tem certeza de sua capacidade, seja por falta de treino ou falta de conhecimento. Isso é que digo não existir qdo se tem experiência em tais disputas. Nervosismo e emoção são condições próprias do ser humano qdo em grandes disputas. Essas sempre existem e são ultrapassadas pela competência e treino. Como acredito na competência de competidores do Mundial, atribuo ao nervosismo certos erros. Esse pode ser controlado com suporte de uma boa preparação física, técnica e psicológica. Portanto, mantenho a opinião e abobrinha julgo termo inapropriado vindo de quem vem. Quando se parte para esse tipo de comentário, encerro a participação no assunto.

    ResponderExcluir
  8. Concordo Edu, mas volto a dizer, a pressão vem de pessoas que estão juntas com nós no mundial, vem de dentro de nós e das pessoas que estão no Brasil....buscamos resultados por pessoas que torcem por nós..ou não...hehehehe
    Qt a isso ser conrolado, depende de pessoa pra pessoa, e o Alex tem razão, até profissionais sentem a pressão...mas como falei antes, algumas pessoas não sentem a pressão e por vezes até conseguem resultados melhores qd pressionados, talvez por isso em alguns esportes como no futebol , os treinadores escolhem jogadores que nem sempre são os melhores tecnicamente mas sim aqueles que conseguem lidar melhor com essas situações...
    Isso é um assunto delicado !!! e longo !!!
    Por ser tão delicado, pode parecer " abobrinhas " se não entendermos o contexto de td isso!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Amigos

    Opinião é como certa parte do corpo. Cada pessoa tem um.O respeito pela opinião alheia, mesmo que aos nossos olhos nos pareça absurda é meio caminho andado para por vezes encontrar-mos respostas ás nossas próprias perguntas.Nem sempre ouvir ou lêr o que dizem e escrevem o que nós gostamos de ouvir nos traz beneficios.

    E quanto á teoria deste tópico qual a vossa opinião?

    Abs

    ResponderExcluir
  10. Artur

    Minha opinião a respeito já consta acima. CONCORDO em que o agility fique por último e os 2 jumpings em sequência às provas dos graus que não os têm.

    ResponderExcluir
  11. Sobre o topico a minha resposta e' SIM. Acredito que as pernas de Agility no final deixem a decisao mais emocionante.

    Miguel.

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que não coloquei minha opinião, a longo prazo vai fazer diferença, talvez faça até no ranking. Teríamos que fazer uma competição inteira assim e não apenas uma prova.

    ResponderExcluir
  13. Senhores gostaria de colocar minha opinião. Não tenho tanta experiência quanto vocês, estou aprendendo e acabei de chegar ao Grau 2. Mas, minha opinião (de quem acaba de chegar), o agility, pelo menos pra mim, exige mais. Tenho que ficar mais ligado na pista e no meu cachorro, pois existem mais detalhes a serem vencidos. Tanto é que nas pistas que fiz até agora, meus erros sempre apareceram no agility e não no jumping. Então, acho que se o agility ficasse por último, seria bem mais emocionante.
    Muito obrigado pela oportunidade de participar em meio dessas feras. he he he
    Marco Magiolo

    ResponderExcluir
  14. Sou a favor do agility no final assim o jumping seria a primeira pista feita pelo cão, o que pode-se considerar o tempo melhor ainda, o cão está eufórico para entrada na pista, creio que poderá baixar ainda mais o tempo do jumping que é bem menor proporcionalmente em relação ao agility.

    ResponderExcluir