terça-feira, 22 de dezembro de 2009

10 ANOS PASSADOS

Pois é estou no agility á dez anos!Como curiosidade metade deles em Portugal e a outra metade no Brasil.Em Portugal sempre achei difícil o agility se tornar uma actividade canina popular, tendo em conta até o próprio mercado pet,mas no Brasil desde 2001 que acompanho o agility sempre achei e continuo a achar que o agility tem tudo para se tornar um esporte canino de grande projecção.Já perdi a conta de programas de televisão que focaram o agility alguns em horários nobres e em canais de grande audiência.Então porque não descola o agility no Brasil?Porque o numero de praticantes não aumenta ?Serão vários por certo os motivos mas alguns dá para serem encontrados em análise não muito profunda.Primeiro o agility é caro.Vejamos um dono com um cão praticando agility.Tomando como média uma etapa dupla e uma normal por mês e que esse dono more em São Paulo.
Gasolina etapa dupla - 100 reais
Gasolina etapa normal- 50 reais
Inscrições - 108 reais
Almoço - 45 reais
Mensalidade escola - 250 reais
Total temos 553,00 reais sem contar com as deslocações para os treinos. Ou seja maior do que o salário mínimo do país.Sendo um esporte caro jamais poderá ser um esporte de massas.
Então como atrair mais gente para o agility?Se tudo já foi tentado, então falhou, se não foi estamos á espera do quê?
Pela minha parte sinto que cada vez mais a chama que tenho pelo agility se está a apagar.O agility puramente competitivo é bonito mas...cansa e o outro, aquele que atrai pessoas com várias raças,em ambientes descontraidos cada vez existe menos.
Quem sabe 2010 traz surpresas?

6 comentários:

  1. Análise correta mas um tanto pessimista.
    O agility tem tudo para se tornar mais popular, mesmo porque é sabido que com maior número de participantes, os custos tendem a diminuir.
    É que os organizadores de provas têm que se conscientizar da necessideade de popularizar mais o agility, diminuindo o valor das inscrições, desde que com maior número de participantes. Não se deve pensar que o agility (inscrições) serve apenas para enviar competidores ao Mundial.
    Mas, uma coisa é certa e precisa mudar. É a meta dos praticantes. Só se fala em Mundial e provas como Am & Car, servindo as disputas internas somente para alcançar esse objetivo que deveria, sim, ser consequência. Reafirmo, Mundial e Am & Car, SÃO consequências da prática do agility bem executado.
    Sou otimista e aguardo que você, em 2010, ponha lenha nessa chama de agility para que ela seja mais forte ainda.

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  2. Realmente os custos para a pratica do esporte são altos e só o que eu escuto é que Agility não da dinheiro pra escola. então não sei o que pensar na verdade.

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  3. Popularizar o Agility?... Vejam o exemplo de Sorocaba; Vivemos numa cidade com mais de 600 mil habitantes e uma populacao canina imensa, basta tomar como base a quantidade de petshops na cidade e a existencia de dois cemiterios caninos.
    Realizamos diversas apresentacoes realizadas em espacos publicos, inclusive com cobertura por dois anos pela Globo local com divulgacao em radios e jormais.
    Quem esteve competindo na ultima etapa do Paulista realizado aqui, recorda o grande publico presente e nos anos anteriores não foi diferente. Nesses eventos o Sr Joel distribuiu centenas de cartoes da escola oferecendo aulas gratis para as pessoas se aproximarem do esporte. Resultado: Hoje a AMAC tem tres alunos e apenas eu competindo e os valores cobrado pela escola e´bem menor que esse citado pelo Artur.
    Quem ja´leu meu blog sabe dos varios topicos intitulados "ir aonde o povo esta´" em que sempre defendi que, para as pessoas conhecerem o Agility, era necessario levar o Agility ate´elas... Confesso que passado um ano e meio no esporte, nao tenho a menor ideia do que fazer para conquistar um numero maior de praticantes.

    Miguel.

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  4. Na minha opinião, acho que uma das razões do agility não decolar é a mentalidade da maioria dos brasleiros com os cães.
    Ninguém quer, ou pode perder muito tempo com o seu cão. Só aqueles que são loucos por cachorro mesmo é que buscam algo diferente para o seu cão. A maioria prefere que um adestrador vá até a sua casa, treine o cão ali mesmo e pronto. E além do mais treinar agility não é tão fácil como parece. Então por maior que sejam o número de pets no Brasil, a mentalidade é diferente, e ficamos na mão de um público específico que nem sempre está diposto a buscar o agility como atividade para ele e seu cão.

    Abs,

    Samir

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  5. Samir, concordo, acho que esse e´o ponto, ter tempo e querer se dedicar ao cao.
    Vejamos o exemplo dos adestradores que fazem cursos para que o proprietario adestre seu cao. Apos o termino, a maioria, ou melhor, quase a totalidade nao da continuidade aos ensinamentos e nem sequer dedica algum tempo a coloca-los em pratica.
    Como voce disse, por se tratar de um publico especifico, sempre sera´reduzido.

    Miguel.

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  6. Acredito que falte motivação para os proprietários, a maioria não quer ter que colocar o cão no carro, ir até a escola, treinar...acha agility interessante mas não quer ter que sair do sofá para praticar.

    Somado a isso o fato de que muitos ainda subestimam seus animais. É muito comum ver gente falando "Meu dog não aprende isso, não aprende aquilo, nunca vai fazer isso" mesmo para os truques mais simples de adestramento. Sempre que falo de agility escuto isso. E por mais que você diga que não, a pessoa realmente não acredita. Outros tantos dizem que gostariam de fazer, mas não possuem um animal filhote. E por aí vai...

    E o pior é que eu, até alguns meses atrás, acreditava que agility era apenas para quem tinha um BC filhote...

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