quinta-feira, 11 de março de 2010

REGRAS E SUA INTERPRETAÇÃO



André - reik - Vivy e Meg
Foto Vivian Razel e Marta PIres

O Regulamento antigo da FCI dizia o seguinte:
"Condutor que toque deliberadamente um obstáculo, será penalizado com 1 falta em cada vez que isso aconteça.
Condutor que transpõe ele próprio um obstáculo - Eliminado
O Regulamento actual diz o seguinte:
"Condutor que toque deliberadamente em um obstáculo, 1 falta de cada vez que isso acontecer.
Condutor que invada ou destrua um obstáculo, será penalizado com a desclassificação.
A cena da foto aconteceu comigo a julgar a categoria iniciante. Eu vi o André a tentar fazer um pivot mas não consegui ver se quando ele bateu no obstáculo o cão já tinha transposto ele o obstáculo ou não. Pareceu-me que não mas...Pela foto vê-se que foi praticamente simultâneo.
Bom vamos então por partes. O André ao fazer o pivot toca o obstáculo e derrubou-o.
Pela regra antiga toque involuntário, o condutor não teve a intenção de fazer aquilo, falta, o cão já o havia executado, poderia ser muito bem a interpretação. Mas o André fez isso tudo invadindo o obstáculo logo eliminação.
Pela regra nova eliminação directa sem qualquer duvida.O novo regulamento está mais explicito.
Toque do condutor e invasão são coisas diferentes.Ao tocar um obstaculo o condutor pode não estar a invadi-lo.Exemplo toque da mão em uma das laterais ao fazer o movimento indicativo ao cão.Pisar com um pé uma zona de contacto é considerada invasão.Saltar por cima de uma barra, pano da casa,uma zona ou passar por entre o slalom é invasão.Sempre a interpretação da acção é importante. Por exemplo.
Um condutor ao indicar ao cão para fazer uma zona toca no obstáculo.Eu interpreto como invasão e não toque involuntário.Na foto da Vivy com a Meg , se ampliada pode ver-se que ela não chega a tocar no obstáculo, mas se tivesse tocado..
Bom sei que ainda irão restar muitas duvidas e vamos deixar mais explicações para eventuais perguntas.
Vida difícil a de juiz.

9 comentários:

  1. Oi Sr. Artur, começo dizendo que a foto é espetacular tanto a minha com a Meg qto a do André com o Reiki! Parabéns aos fotógrafos...
    Confirmo o texto escrito, eu não toquei na zona de contato! Embora na foto pareça estar bem próximo ou quase tocando, isto não aconteceu! Mas também fiquei na curiosidade e se eu tivesse tocado? Seria eliminação ou falta? Ultimamente acho que com minhas pistas dá para montar um belo seminário, rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Tod este material sempre vai para os cursos e palestras sobre arbitragem.São fotos que falam muito sobre regra.Ultimamente os fotógrafos têm estado inspirados.Ainda bem.
    Na realidade na foto ampliada que ue te mostrei vê-se que não tocas-te. Se o tiveeses feito e o juiz visse serias eliminada.
    Regra é clara.

    ResponderExcluir
  3. Ótimas fotos e ótima explicação Artur. Porém eu acho que a Vivy tocou na zona, hehehe.

    ResponderExcluir
  4. Shiiiiiiiiu

    Não digas a ninguém. ahah

    ResponderExcluir
  5. Nossa, as fotos estão incríveis! Parabéns aos fotógrafos! :) Eu adoro esses posts de discussão de regras, ensinam muito para gente! Eu tenho o video da prova (Reiki), se quiserem, posso colocar em câmera lenta e dar um pouco de zoom.

    :)

    ResponderExcluir
  6. Marcela

    Se o poder fazer e enviar para mim iria ficar muito grato.
    arturlpires@uol.com.br.
    Se quiser colocar aqui tamb´me esteja á vontade.

    ResponderExcluir
  7. Não foi nesse dia que a Vivy quebrou o dedo?
    Quanto ao André, só para provocar, vê-se nitidamente que o cão já havia ultrapassado o obstáculo, tanto que sua parte posterior está no alto e o que vale é a parte anterior, como na célula fotoelétrica. E ele não invadiu o obstáculo, este que se deslocou da asa e caiu embaixo do André. CULPA DO OBSTÁCULO. O André não devia ser eliminado. (questão de visão e interpretação: "in dubio pro reu"). Dai, porque não sou juiz.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Coloquei no youtube para ficar mais fácil, Ok?

    http://www.youtube.com/watch?v=7Oz5ox90H_Y

    Tem a versão normal, seguida de uma em câmera lenta e por fim, uma com câmera lenta + zoom (ficou um pouco borrada).

    Espero ter ajudado!

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. É Sr. Árbitro Artur.
    Mais uma vez estava aboslutamente correta sua conclusão.

    ResponderExcluir